Carlos Salvador, gerente sênior de pré-vendas da Informática LLC, apresentou dez fatores que influenciarão a indústria do comércio a partir de 2016. Pensando no sucesso do comércio varejista nesse ano, algumas tendências irão impactar nas vendas físicas e virtuais.
Quais tendências influenciarão o setor de varejo nesse ano
- O termo omnichannel não será mais utilizado
O cliente não pensa em termos de canais e isso traz a necessidade de uma experiência de consumo harmoniosa, com base em todas as interações e transações do cliente independente do meio. Ligar os pontos entre as informações cruciais sobre clientes, produtos, fornecedores e regiões se torna estratégico na era dos relacionamentos.
- Relevância
A sobrecarga de informações deixa a situação ainda mais complicada. Conseguir se diferenciar na multidão é uma das maiores prioridades das empresas. Pesquisas mostram que o usuário típico de mídias sociais consome cerca de 285 tipos de conteúdo diariamente, o que representa impressionantes 54 mil palavras e, para quem está verdadeiramente ativo nas redes, até mil links clicáveis. Assim, qualquer promoção precisa ser relevante para o público-alvo. Como já sabemos, o omnichannel vai deixar de existir.
- Promessas
Conseguir definir e medir o desempenho do fornecedor continua sendo importante. A necessidade de ter uma visão 360° deles cresce no varejo e está focada em acabar com interrupções relacionadas ao fornecimento. Prometer o que não pode cumprir é um grande erro.
- Promoções
As promoções por e-mail continuam sendo o principal motivador para compras. É preciso investir em criatividade para diferenciar as promoções e atrair os clientes.
- Conversão móvel
A receita proveniente de dispositivos móveis está crescendo, porém a maior parte das compras online ainda acontece via PCs e notebooks. A maior parte das pessoas buscam informações sobre produtos ou empresas em smartphones.
- Inteligência na precificação
A inteligência na precificação é um serviço que fornece um resumo diário dos produtos que demandam atenção de um gerente da área.
- Visitas à loja devem ser boas experiências
Transformar a visita à loja em uma experiência melhor para os clientes é muito importante para os varejistas. Com grande variedade de produtos, é cada vez mais desafiador encontrar o item certo em uma loja grande, nesse ponto a tecnologia pode ajudar: utilizar telas táteis e etiquetas eletrônicas oferecem qualidade, economia e melhoram a velocidade na entrega de informações.
- Dominância dos marketplaces globais
Um dos fatores para um aumento no faturamento de lojas está na disponibilidade de produtos. Segundo pesquisas, varejistas de todo o mundo esperam que os marketplaces globais, como a Amazon e o Alibaba, sejam donos de cerca de 39% do mercado global online de varejo em 2020. Isso indica que a influência dos marketplaces sobre os varejistas e as marcas vai continuar a crescer consideravelmente e manterá o ritmo pelos próximos anos.
- Conversão com mais detalhes
Uma das principais vantagens que as lojas tradicionais possuem sobre o comércio eletrônico é que os clientes quando chegam na loja conseguem segurar o produto em suas mãos, para compensar esse fato as lojas eletrônicas devem incluir imagens dos produtos em diferentes ângulos, mostrando todos os detalhes.
- Novo paradigma no mercado de trabalho digital
O papel do digital evoluiu no mercado de trabalho de hoje. Transformar organizações de varejo, deixando-as preparadas para a era digital pode ser uma tarefa bem difícil. Todos os trabalhos e tarefas relacionados ao mercado digital se tornaram mais orientados aos dados. Ainda em 2012, a Harvard Business Review já afirmava que “ Cientista de dados” seria uma das profissões mais quentes do século 21.
Lançamentos de produtos estão se tornando mais democráticos, altamente colaborativos e dependentes de processos distribuídos. Além disso, estão se espalhando para mais papéis e departamentos, sendo totalmente reinventados para o cenário de hoje. Interfaces de usuário que são orientados a tarefas individuais ou lista de tarefas fazem as pessoas certas executarem as coisas certas. Por exemplo, se você tem que aprovar cinco itens para ir para uma nova promoção no web site, ou se você tem que traduzir 10 novos produtos do português para o inglês.
Pense: sua empresa está preparada para tudo isso?
Originalmente publicado em: http://computerworld.com.br/o-omnichannel-esta-morto-veja-tendencias-que-afetarao-o-setor-de-varejo
Editado por: ANYMARKET
Leia também sobre tendências para o marketing digital em 2016:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/7-tendencias-do-marketing-digital-para-2016/
http://www.academiadomarketing.com.br/tendencias-do-marketing-digital-em-2016/
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