Confira ideias práticas para implementar sua loja virtual e aumentar o ticket médio de compras.
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Como aumentar o ticket médio do seu e-commerce

15 de setembro de 2016 - Atualizado em: 21 de outubro de 2024
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Confira ideias práticas para implementar sua loja virtual e aumentar o ticket médio de compras.

Ampliar o número de pedidos não é a única forma de fazer a sua loja virtual ter um desempenho melhor. Aumentar o ticket médio do seu e-commerce é uma alternativa valiosa para ver crescer o faturamento, incentivando que um mesmo cliente faça pedidos de maior valor.

Mas, o que é ticket médio, como você pode calculá-lo e quais são as estratégias mais indicadas para aumentá-lo?

Continue lendo e descubra!

Ticket Médio: o que é e por que é importante para seu e-commerce?

O ticket médio é uma métrica que representa o valor médio gasto por cliente em cada transação, sendo um indicador da performance comercial do e-commerce. 

Conhecer este valor é importante porque oferece percepções mais detalhadas sobre o comportamento de compra dos clientes e a eficiência das estratégias de marketing adotadas.

Ao monitorar o ticket médio, um e-commerce consegue identificar padrões de consumo e ajustar suas táticas de vendas para maximizar a receita.

Como calcular o ticket médio?

Antes de planejar ou aplicar qualquer estratégia, você precisa saber que resultado quer alcançar. O primeiro passo para aumentar o ticket médio é conhecer o valor do ticket médio atual e definir que valor você espera atingir.

Para calcular o seu ticket médio atual, basta dividir o valor total de vendas em um período pelo número total de pedidos feitos no mesmo período. Por exemplo, uma loja que vendeu R$ 50 mil em 30 dias e recebeu um total de 500 pedidos, tem um ticket médio de R$ 100.

Sabendo qual é o seu ticket médio, você pode fazer uma projeção de um novo valor, definindo um objetivo realizável. Pegando o exemplo anterior, a loja pode ter como meta elevar o ticket médio em 50%, chegando aos R$ 150.

Uma meta clara estabelecida ajuda também a pensar em que estratégias são mais apropriadas para o seu caso e quais as melhores maneiras de configurá-las.

Como aumentar o ticket médio do meu e-commerce?

Veja, abaixo, algumas das principais estratégias:

Frete grátis

Ninguém gosta de pagar frete. Oferecendo frete grátis em pedidos acima de um determinado valor, você incentiva que o consumidor compre mais produtos para conseguir ganhar a entrega. Assim, estabeleça o valor de oferta de frete grátis com base na sua meta de ticket médio.

Cupom de desconto

Outra ótima forma de incentivo para que o consumidor faça um pedido de valor mais próximo à meta de ticket médio é trabalhar com a oferta de cupons de desconto. Na hora de estabelecer o valor mínimo de compras para validar o cupom, lembre-se de considerar tanto a sua meta quanto o desconto oferecido para chegar no valor ideal para você.

Produtos relacionados

Utilizar o recurso de produtos relacionados também pode contribuir para o aumento do ticket médio. Esse recurso exibe quais produtos na sua loja podem ser de interesse para um consumidor, de acordo com as páginas que ele visitou ou produtos que colocou no carrinho.

Uma boa dica para aproveitar esse recurso é colocando-o na página do carrinho, antes da conclusão da compra. Assim, o consumidor pode aproveitar o momento para adicionar um novo produto ao carrinho.

Kits de produtos

Kits de produtos podem ser muito atrativos para o consumidor. Experimente combinar produtos relacionados ou incluir seus itens mais vendidos com produtos de maior valor. Os kits são incentivos para que o consumidor gaste mais em uma única compra, então aproveite para aproximar o valor dos kits ao da sua meta de ticket médio.

O que é um bom Ticket Médio para E-commerce?

Um bom ticket médio é aquele que maximiza a receita sem comprometer a competitividade e a experiência do cliente. 

Em termos gerais, um ticket médio eficaz para e-commerce varia bastante conforme o nicho de mercado e o tipo de produto ou serviço oferecido. 

Para lojas de moda, por exemplo, um ticket médio pode ser considerado bom se estiver entre R$150 e R$300, enquanto em segmentos como eletrônicos, pode ser muito mais alto. A chave para determinar a média ideal é analisar a rentabilidade, os custos operacionais e as expectativas dos consumidores, além de considerar estratégias como ofertas combinadas e promoções para incentivar compras maiores. 

Avaliar periodicamente o desempenho e ajustar as abordagens conforme a evolução do mercado e as preferências dos clientes também é essencial para manter um ticket médio saudável.

Vale lembrar que qualquer ação escolhida deve ser planejada com todo o cuidado, levando em conta e calculando todos os pontos e valores envolvidos para que você não acabe com prejuízos ou gerando uma demanda que não é capaz de atender.

Além disso, é importante não se esquecer de anunciar essas ofertas e mostrar ao consumidor que ele tem essas possibilidades. Faça isso não apenas no próprio site, mas também através dos outros canais de comunicação do seu e-commerce.

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