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Vendas por catálogo: maior competitividade para os sellers no Mercado Livre

6 de dezembro de 2019 - Atualizado em: 5 de novembro de 2024
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O Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, sempre buscando tornar a experiência de compra do consumidor mais fácil e rápida, trás a novidade de Catálogo como a nova forma de publicação de anúncios. Tudo isso para permitir que o consumidor encontre todas as ofertas do mesmo produto em um só lugar e possa escolher mais rápido.  

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

A funcionalidade de Catálogo é uma competição dentro da plataforma do MeLi: todos os vendedores que oferecem o mesmo produto podem competir para ser o seller de maior destaque. A participação é gratuita e o objetivo é oferecer as melhores condições de venda, como preço e forma de envio. 

Agora, ao buscar itens no Mercado Livre, irão aparecer primeiro os anúncios dessa seleção de produtos, já que oferecem as melhores condições de compra, como no anúncio abaixo: 

(Fonte: Mercado Livre /reprodução) 

As categorias que contemplam essa funcionalidade estão sendo liberadas de forma gradativa e para saber quais categorias já estão no catálogo, você pode clicar aqui.  

Quando um item está apto ao Catálogo? 

  • Somente produtos novos (não são permitidos produtos recondicionados ou usados);
  • Vendedores com reputação verde escuro;
  • Estar nas categorias liberadas.  

O ANYMARKET, como parceiro do Mercado Livre, é um dos primeiros hubs a disponibilizar para os seus sellers o gerenciamento do Catálogo em seu próprio painel.  

Pela tela de gerenciamento, ficará visível quais anúncios publicados em sua conta do Mercado Livre são elegíveis ou não, e com isso, associar o anúncio existente ao anúncio desse registro. Dessa forma, quando associado, o anúncio origem não deixa de existir, ele continua disponível para venda individual.  

Pelo próprio painel do ANYMARKET também é possível conferir os produtos ainda não elegíveis com o motivo do Mercado Livre, e assim otimizá-los para serem incluídos na seleção de produtos. 

Por aumentar a competitividade, essa funcionalidade proporciona benefícios tanto para vendedores quanto consumidores, já que é possível vender e comprar com os melhores preços. 

Como usar o catálogo do Mercado Livre?

 

Para usar o catálogo Mercado Livre existem 3 possibilidades: 

Criar um anúncio novo

 

Para criar um novo anúncio de catálogo Mercado Livre basta fazer a busca pelo seu produto e verificar as opções de catálogo que a plataforma disponibilizar.

 

Depois que você confirmar o produto, a própria plataforma preenche os dados do catálogo, como título, fotos e descrição.

Criar a partir de um anúncio que já existe

 

Se optar por criar a partir de um anúncio que já existe isso deve ser feito em anúncios que já estão elegíveis. Observe que esses anúncios estarão com uma etiqueta escrito “elegível ao catálogo”.

 

Escolha o anúncio e clique em “criar anúncio de catálogo”. Depois, a plataforma solicitará que você confirme que o que deseja anunciar é igual ao produto do catálogo, confirmando algumas informações.

 

Ao optar por essa forma de criação, as condições do seu anúncio original serão compartilhadas e sincronizadas com o anúncio do catálogo.

Deixar que o MELI crie o anúncio

Por fim, o próprio MELI pode criar anúncios para os vendedores. Nesse caso, o seu produto deve estar no catálogo Mercado Livre.

Para encontrar esses anúncios basta pesquisar pelo filtro “Criados pelo Mercado Livre”.

Destacando seu anúncio no catálogo do Mercado Livre

Para destacar seu anúncio no catálogo Mercado Livre é preciso oferecer as melhores condições de compra aos seus clientes e se atentar à sua reputação.

Nesse sentido, o seu anúncio deve ser o que oferece as melhores condições de:

  • Parcelamento sem juros (para anúncios Premium);
  • Preço;
  • Frete grátis (Mercado Envio);
  • Mercado Envios Full;
  • Envio no mesmo dia da compra (Mercado Envios Flex).

Junto a tudo isso, para se destacar no catálogo do Mercado Livre a reputação também é importante, como já destacado anteriormente. A plataforma prioriza sellers que conseguem oferecer uma experiência de compra satisfatório para o cliente.

Ou seja, apenas ter o melhor preço não é suficiente para conseguir ter bons resultados e vencer seus concorrentes.

Além de disponibilizar o Catálogo, o ANYMARKET também possui outras funcionalidades exclusivas para otimizar as vendas no Mercado Livre. Essas como Mensageria pós-venda e rastreamento, Carrinho e SPLIT, integração de multicontas e Pick Up in Store. 

 

Sobre a autora

Mayara é formada em Economia na Universidade Estadual de Maringá. Faz parte da equipe do ANYMARKET, atuando como Customer Success Analyst. Se interessa por assuntos como tecnologia, inovação e sucesso do cliente.

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