Existem quase 3,5 bilhões de usuários ativos no mundo das redes sociais. E este é um belo público para muitas áreas de negócio. Ter uma página da marca em uma rede social é quase uma obrigação para qualquer empresa. Neste artigo, explicaremos por que é tão necessário, quais sites escolher e como fazer o design adequado de uma rede social.

Por que a sua empresa precisa de uma página nas redes sociais?

Quantos de seus clientes visitam o site da sua empresa diariamente? E quanto deles acessam os perfis nas redes sociais todos os dias, leem notícias de amigos, compartilham informações e mostram diferentes atividades? Ao fazer parte de uma rede social popular e usar as ferramentas que ela oferece, você poderá:

  1. Divulgar as novidades da marca. Na página oficial da empresa, você poderá informar e divertir o público, chamar a atenção e fornecer informações relevantes.
  2. Atrair novos clientes e parceiros. O crescimento em seu próprio nicho, a estratégia certa de marketing e o conteúdo tornarão a empresa interessante para clientes, fornecedores e investidores.
  3. Expandir a região geográfica da vendas. Uma rede social é uma plataforma global com milhões de clientes em potencial.
  4. Melhorar o desempenho do seu site nos motores de busca. Ao atrair um público ativo que, através do perfil social da sua empresa, visita o seu site oficial, você aumentará a sua credibilidade e posicionamento nos resultados de pesquisa.
  5. Publicar o conteúdo em um formato especial. Usando um perfil de empresa, você poderá mostrar os “bastidores” da empresa. Crie uma série de treinamentos em vídeo. Crie conteúdo divertido. Resumindo, faça de tudo para tornar a sua marca interessante para o público e criar uma imagem positiva.

As 5 Melhores Redes Sociais para Empresas

Não há necessidade de gastar recursos querendo que a sua empresa esteja presente em todas as mídias sociais. Basta que a empresa escolha 1 ou 2 plataformas, faça o design correto de sua página nas redes escolhidas e inicie a comunicação com o público.

Após fazermos uma comparação de indicadores de atividade e oportunidades para empresas, consolidamos a seguinte avaliação para cada plataforma de rede social.

Facebook

Graças a uma atividade diária na casa dos 500 mil usuários de todo o mundo de diferentes grupos sociais, o Facebook tem um argumento poderoso para atrair empresas. Esta é uma plataforma universal. A página da empresa poderá ser usada para aumentar o conhecimento da marca, aumentar o tráfego no site, gerar leads ou aumentar a conversão. O site possui ferramentas de publicidade muito poderosas. O conteúdo excelente publicado não é a única coisa importante aqui, mas também a promoção publicitária regular da página, postagens individuais e os produtos.

Contudo, nem todas as empresas podem ter uma página no Facebook. Você não precisará criar um perfil de marca no Facebook caso não tenha orçamento de publicidade suficiente para prover o seu negócio ou se seu produto for proibido pelas regras do site (por exemplo, tabaco).

Instagram

Vantagens: 500 milhões de usuários ativos diariamente, a possibilidade de usar a plataforma de publicidade do Facebook e promover o negócio por meios orgânicos. Um meio orgânico significa que você não precisará gastar dinheiro para promover a sua página. Crie um conteúdo de alta qualidade para aumentar o número de seguidores de uma forma natural.

O conteúdo visual é o principal fator no Instagram. Você precisa criar postagens contendo fotos, imagens ou vídeos. É importante que seja um estilo reconhecível. Esta plataforma permite criar um design visual único na rede social: desde a imagem do perfil até as funcionalidades de publicação.

Pinterest

Se você cria produtos para um público maior de 40 anos ou se você trabalhar na indústria da arte, sua empresa precisa estar no Pinterest. Todos os meses são 200 milhões de visitantes, dos quais 61% têm mais de 40 anos. Destes, 93% afirmam que usam a plataforma para planejaram as suas compras.

Aqui você poderá promover a marca sem a necessidade de verba publicitária, apenas com a ajuda de palavras-chave nas mensagens. Esta é uma oportunidade única. Mas se necessário, também existe uma forma paga de publicidade que poderá ser utilizada para ampliar a cobertura das suas publicações.

Snapchat

É uma ótima opção se a sua marca é voltada para o público jovem. A audiência é de 350 milhões de usuários ativos mensais e 187 milhões diários. 60% deles têm menos de 25 anos. 73% têm entre 18 e 24 anos (nos EUA). 10 milhões de vídeos são vistos diariamente. Use esta plataforma para promover organicamente um conteúdo visual e realizar ações pagas.

Twitter

É uma rede social clássica com 336 milhões de usuários mensais. Tuítes curtos com fotos ou vídeos e hashtags são adequados para criar notícias rápidas sobre a sua marca, atrair público para o seu site ou responder rapidamente às necessidades do cliente. Tanto a promoção orgânica quanto a paga é possível.

Por que você precisa fazer o design do perfil de negócios da empresa?

Apenas criar uma página de empresa e começar a publicar conteúdo não é suficiente. Afinal, você precisa de eficiência? Fazer o design correto da rede social da empresa significa fazer com que um novo usuário que chegue até a página possa entender nos próximos 5 segundos:

  • do que se trata o perfil;
  • por que é interessante (e se vale a penas se tornar um seguidor)
  • quão relevante e de alta qualidade é o conteúdo da página.

Os motivos pelos quais você precisa de um perfil para a sua empresa:

  1. Expandir o público. Todos os seus clientes, reais e potenciais, já estão nas redes sociais. Você precisará começar a trabalhar com eles e melhorar o desempenho dos negócios.
  2. Economizar dinheiro. Ao atrair e reter seguidores leais, você pode realizar seus objetivos de negócios com custos mínimos de publicidade.
  3. Obter feedback. Uma conta profissional é o local ideal para se comunicar com o público-alvo, responder a perguntas e comentários e coletar críticas e feedback.

Como projetar corretamente uma página de rede social: dicas de designers

Aqui estão as recomendações profissionais para se alcançar uma identidade visual corporativa única na página da sua empresa.

Siga o mesmo estilo

Você deve ter uma identidade visual corporativa para a sua marca: no mínimo, deve ter definido cores especiais, um elemento visual (logotipo) e uma fonte. Use estes elementos sempre: dentro da empresa, em embalagens, roupas, no site oficial e, claro, nas suas redes sociais. Por favor, note que não estamos falando sobre identidade. Os cabeçalhos dos perfis do Facebook podem e devem ser diferentes. Mas um estilo único reconhecível e em harmonia é necessário.

Ideias únicas para cada plataforma social

Um erro comum é criar os mesmos elementos de marca e usar o mesmo conteúdo para todos os perfis em redes sociais diferentes. Cada um destes sites atrai um tipo de público especifico. Você pode postar uma capa em formato de vídeo no Facebook. No Instagram, é possível enviar publicações num mesmo tom de cor e estilo. Para o Pinterest, desenvolva um layout de imagens exclusivo. Conheça as ferramentas da plataforma e leve em consideração o seu público-alvo.

Faça uma foto de perfil singular

Pois é o elemento que é visto com mais frequência pelos usuários. A foto de perfil acompanha cada publicação e cada comentário feito. O ideal é que você tenha um logotipo, basta usá-lo como foto do perfil e fazer um fundo com as cores da empresa. Não use uma imagem sobrecarregada de informações. Não use textos e nem detalhes minúsculos. Faça ela apenas com seu logo no centro.

Procure por soluções exclusivas

Isso não é fácil: você precisará alcançar a interação dos elementos visuais da marca e das publicações na página. Experimente publicar fotos em um único esquema de cores. Ou crie uma imagem gráfica exclusiva para cada postagem. Implemente as suas ideias. Experimente e acompanhe a reação do público.

 

Serviços úteis para o design nas redes sociais

Se você está pensando em criar um perfil em uma rede social por conta própria, sem a ajuda de um designer profissional, você deverá escolher ferramentas online convenientes que vão lhe ajudar nessa tarefa:

  1. O Logaster gera logotipos exclusivos. Os logos podem ser baixados na forma de imagens otimizadas para os diferentes requisitos das redes sociais ou em um fundo transparente – para serem incorporados na foto (como marca d’água).
  2. O Crello ajuda você a desenvolver facilmente um design de capa para um perfil de empresa usando suas próprias fotos ou as imagens da coleção de serviços online.
  3. O Sproutsociale otimiza rapidamente imagens conforme os requisitos dos tamanhos de cada rede social.
  4. O Pexels possui uma coleção de fotos gratuitas para complementar as postagens e capas dos perfis das marcas.
  5. O Coolors.co apresenta conjuntos de esquemas de cores para você utilizar que são úteis para o conteúdo e outros elementos visuais da marca.
  6. O fonts.google.com é um recurso de fontes gratuitas. Tire proveito destes serviços e crie a base da sua marca.

 

Conclusão

Interagir com os usuários das plataformas sociais significa promover ativamente o seu negócio, encontrar novos clientes, expandir a sua região geográfica de atuação e aumentar a confiança na marca. Os primeiros passos neste processo são: escolher a rede social certa para a sua empresa e fazer o design da sua página comercial com qualidade. Aproveite todas estas nossas recomendações e seja único e exclusivo – isso ajudará você a aumentar o reconhecimento e a otimizar os custos de publicidade.

Compartilhe esse artigo: