Multi CDs significa múltiplos centros de distribuição, ou seja, o lojista possui vários centros de distribuição de seus produtos por todo o Brasil, em que se não for tratado, afeta diretamente no custo do frete. Por exemplo: se tenho um produto que pode sair de SP, mas também pode sair de BA; no momento em que eu realizar uma cotação de frete onde o comprador é do nordeste, faz mais sentido em termos de lucratividade e custo, o lojista enviar o produto dele da BA e não de SP.
No ANYMARKET utilizamos o nome ‘Local de Estoque’ para se referir a Centros de Distribuição (CD).
Sendo assim, é possível cadastrar vários locais de estoque no ANYMARKET, fazendo com que também seja possível que um produto/sku esteja em mais de um local de estoque.
Cadastro de Local de Estoque
Para cadastrar um local de estoque, basta ir em Estoque > Local de Estoque e clicar no botão ‘Novo’.
É necessário informar:
- Nome – nome do local de estoque
- CEP – o CEP do local de estoque que está sendo cadastrado; necessário se o marketplace realiza a consulta de frete no ANYMARKET
- Local Padrão – sinaliza se deseja que o local de estoque seja o padrão; novos produtos serão cadastrados no local de estoque padrão; mesmo assim, ainda é possível que este produto cadastrado no estoque padrão também seja cadastrado em outro local de estoque.
- Estoque Virtual – sinaliza se o local de estoque em questão é ou não virtual; o estoque virtual só começa a ser contado e encaminhado para os marketplaces se o estoque físico estiver zerado.
Tendo mais de um local de estoque cadastrado no sistema, torna possível que um sku esteja em mais de um local de estoque.
Para realizar a adição de um estoque de um produto já cadastrado em outro estoque, basta acessar Estoque > Listagem de Estoque e clicar no botão ‘Novo’.
Cadastro de Estoque
- Ativo – indica se o estoque está ou não ativo; se o estoque não está ativo, então ele não é considerado para ser enviado para os marketplaces ou na importação do pedido;
- Local – indica qual local de estoque aquele sku será cadastrado;
- SKU – indica qual sku que será cadastrado; é necessário que o sku já esteja cadastrado no sistema;
- Custo – custo do sku;
- Quantidade em Estoque – unidades de estoque para o sku naquele local de estoque em questão;
- Prazo adicional em dias (crossdocking) – tempo de crossdocking do sku em questão no local de estoque selecionado; tempo que leva pra mercadoria estar pronta para ser despachada;
- Quantidade em Pedido – quantidade do sku que está reservada e alocada por pedidos importados no status de Pendente ou Pago;
- Quantidade Disponível – quantidade do sku que está disponível e sendo encaminhada para os marketplaces.
Com a possibilidade dos produtos saírem de locais de estoque diferentes, existem alguns pontos que precisam ser respondidos com o cenário de multi cds:
- Qual informação de estoque será encaminhada para os marketplaces se tenho o mesmo sku em vários locais de estoque, cada um com sua quantidade de estoque?
- Qual informação de crossdocking será encaminhada para os marketplaces se tenho o mesmo sku em vários locais de estoque, cada um com sua informação de crossdocking?
- Quando um pedido de um sku que está em mais de um local de estoque, de qual local de estoque ele será decrementado?
- Quando acontecer uma cotação de frete, de qual local de estoque que será cotado?
Respostas:
- Qual informação de estoque será encaminhada para osmarketplacesse tenho o mesmo sku em vários locais de estoque, cada um com sua quantidade de estoque?
R: Existe um parâmetro em Configurações > Parâmetro para indicar se o lojista deseja encaminhar a somatória das quantidades ou a menor quantidade ou a maior quantidade entre os locais de estoque.
Obs.: Esse parâmetro é ignorado em caso de o lojista estiver utilizando regra de logística ativa com condição de Prioridade no sistema. Nesse caso, a quantidade de estoque encaminhada para os marketplaces será do local de estoque que estiver priorizado no momento, ou seja, ativo e não zerado conforme ordem definida na regra.
- Qual informação decrossdockingserá encaminhada para os marketplaces se tenho o mesmo sku em vários locais de estoque, cada um com sua informação de crossdocking?
R: É encaminhado o maior crossdocking entre os locais de estoque ativos do sku em questão.
Obs.: Em caso de o lojista utilizar regra de logística ativa com condição de Prioridade no sistema, o crossdocking encaminhado será pro local de estoque que estiver priorizado no momento, ou seja, ativo e não zerado conforme ordem definida na regra.
- Quando um pedido de umskuque está em mais de um local de estoque, de qual local de estoque ele será decrementado?
R: Do estoque que possuir maior pontuação no sistema. Existe uma estrutura de pontuação para tomar essa decisão e regras de logística onde é possível priorizar um local de estoque conforme determinadas condições.
Pontuação:
- Estoques zerados recebem pontuação zero;
- Estoques ativos e com quantidade recebem pontuação um;
- Estoques ativos e com quantidade e em regras de logística recebem pontuação três.
- Quando acontecer uma cotação de frete, de qual local de estoque que será cotado?
R: Novamente, do estoque que possuir maior pontuação no sistema. Existe uma estrutura de pontuação para tomar essa decisão e regras de logística onde é possível priorizar um local de estoque conforme determinadas condições.
Com a estrutura de regras de logística, é possível influenciar na prioridade dos locais de estoque disponíveis.
Regras de Logística
Existe dois tipos de regra de logística disponível no sistema para cadastro hoje:
- Por Estado – onde é possível sinalizar que conforme o pedido for pra ser entregue em determinado Estado, então ele deve ser decrementado e realizado cotação de frete de um determinado local de estoque;
- Por Prioridade – onde é possível sinalizar uma lista ordenada dos locais de estoque cadastrados no sistema a fim de indicar que o sistema deve seguir a lista ordenada conforme cada local de estoque vai ficando zerado.
Para cadastrar uma regra de logística, basta acessar Estoque > Regras de Logística e clicar em ‘Novo’.
Com a condição de ‘Prioridade’, é necessário definir a ordem dos locais de estoque:
Com a condição de ‘Estado’, é necessário indicar de quais Estados um determinado local de estoque atende com prioridade:
Obs.: Ainda é possível realizar filtros de skus, categorias e marcas, caso deseje.
Pontos de Atenção:
- Não é possível existir duas regras de logísticas ativas ao mesmo tempo e que sejam de condições diferentes, ou seja, não é possível ter uma regra de logística ativa de Estado e uma regra de logística ativa de Prioridade ao mesmo tempo, pois elas são conflitantes;
- Não é possível existir duas regras de logísticas ativas ao mesmo tempo e da mesma condição, porém, uma com filtros e outra sem filtros, pois seria necessário a escolha de somente uma regra pra ser levada em consideração;
- Caso haja mais de uma regra de logística com a condição de Estoque e com o mesmo Estado em mais de uma regra, a regra de logística ativa com data de cadastro mais antiga terá prioridade.
Com as regras de logística cadastradas e ativas no sistema, precisamos entender a regra de pontuação.
Pontuação
Regra de pontuação para cotação e decremento de estoque para Multi CD’s:
- Os estoques que possuem o sku que está sendo cotado frete ou que está no pedido importado, estão ativos? Se não, não estão aptos e recebem pontuação 0;
- Se sim, verificamos: esses estoques que estão ativos estão com quantidade de estoque? Se não, não estão aptos e recebem pontuação 0;
- Se sim, então recebe pontuação 1;
- Existe regra de logística cadastrada e ativa para tais estoques? Se não, então continua a pontuação anterior;
- Se sim, existe mais de uma regra com o mesmo Estado (condição de Estado)? Se sim, então considera a regra mais antiga cadastrada para a pontuação;
- Se não, se existe somente uma regra cadastrada e ativa, então adiciona 3 pontos nos estoques que possuem regra de logística para aumentar suas pontuações;
- Realiza-se a soma das pontuações
- Realiza-se a ordenação dos estoques conforme suas pontuações
- Existem empate de pontuação? Se não, ok
- Se sim, desempata pela quantidade de estoque maior disponível
- Ainda existe empate na quantidade maior de estoque disponível? Se não, ok
- Se sim, então desempatamos pela data de movimentação de estoque mais antiga.
Exemplo prático de cenário:
LOCAIS DE ESTOQUE ATIVOS | SKUS | CUSTO | QUANTIDADE DE ESTOQUE | CROSSDOCKING | REGRA DE LOGÍSTICA – ESTADO |
PR | X | 120,00 | 4 | 10 | PR / RJ |
PR | Y | 77,00 | 10 | 10 | PR / RJ |
PR | Z | 170,00 | 3 | 12 | PR / RJ |
SC | X | 135,00 | 5 | 5 | ES / SC |
SC | Y | 70,00 | 7 | 7 | ES / SC |
Na tabela acima temos as seguintes informações:
- Dois locais de estoque: PR e SC
- Três skus cadastrados e distribuídos nos locais de estoque: X, Y, Z
- Custo dos skus em cada estoque
- Quantidade de estoque em cada estoque
- Crossdocking em cada estoque
- Regra de logística ativa e cadastrada no sistema com a condição de Estado indicando quais Estados estão sendo direcionados para quais locais de estoque
Considerando que o parâmetro de qual estratégia de quantidade de estoque encaminhar para o marketplace estiver com o valor de ‘Encaminhar a somatória das quantidades‘, então temos:
Para o sku X:
- Estoque – 9 unidades disponíveis para os marketplaces (visto que possui 4 unidades no local de estoque PR e 5 unidades no local de estoque SC e está configurado em Parâmetros para o sistema encaminhar a somatória);
- Custo – Custo de R$135,00 será levado em consideração (visto que é o maior custo entre os locais de estoque);
- Crossdocking – Crossdocking de 10 dias será encaminhado para os marketplaces (visto que é o maior crossdocking entre os locais de estoque).
Para o sku Y:
- Estoque – 17 unidades disponíveis para os marketplaces (visto que possui 4 unidades no local de estoque PR e 5 unidades no local de estoque SC e está configurado em Parâmetros para o sistema encaminhar a somatória);
- Custo – Custo de R$77,00 será levado em consideração (visto que é o maior custo entre os locais de estoque);
- Crossdocking – Crossdocking de 10 dias será encaminhado para os marketplaces (visto que é o maior crossdocking entre os locais de estoque).
Supondo que um pedido para entregar no Paraná seja importado para o ANYMARKET com as seguintes informações:
SKUS | QUANTIDADE |
X | 2 |
Y | 3 |
Na tabela acima temos as seguintes informações:
- No pedido foram vendidas 2 quantidades do sku X
- No pedido foram vendidas 3 quantidades do sku Y
- O pedido é para entregar no Estado do Paraná
Dessa forma, vamos verificar qual vai ser a logística de acordo com as priorizações configuradas.
Para o sku X:
- É possível decrementar de dois locais de estoque, PR e SC;
- Ambos os estoques, PR e SC, estão com quantidade e ativos? Sim, portanto, pontuação 1 para cada um;
- Existe alguma regra de logística cadastrada e ativa que tem a condição de PR e direciona para algum dos dois estoques possíveis de decrementar o sku X? Sim, local de estoque PR recebe mais 3 pontos
- Dessa forma, para o sku X temos que o estoque do PR está com 4 pontos ao todo e o estoque de SC está com 1 ponto, portanto, o decremento será iniciado pelo estoque do PR para o sku X e, se necessário, será decrementado o restante do sku X do estoque de SC
Para o sku Y:
- É possível decrementar de dois locais de estoque, PR e SC;
- Ambos os estoques, PR e SC, estão com quantidade e ativos? Sim, portanto, pontuação 1 para cada um;
- Existe alguma regra de logística cadastrada e ativa que tem a condição de PR e direciona para algum dos dois estoques possíveis de decrementar o sku X? Sim, local de estoque PR recebe mais 3 pontos
- Dessa forma, para o sku X temos que o estoque do PR está com 4 pontos ao todo e o estoque de SC está com 1 ponto, portanto, o decremento será iniciado pelo estoque do PR para o sku Y e, se necessário, será decrementado o restante do sku X do estoque de SC