Saber como anunciar em marketplace sem cometer erros no cadastro das imagens e da ficha técnica é essencial para ter sucesso na estratégia. É preciso cumprir as regras de cada canal de vendas no preenchimento das informações e no envio de imagens.
O cadastrar é uma tarefa que exige critério, cuidado e tempo, principalmente se você vende em mais de um marketplace. Lembrar de todas as especificações e exigências e realizar os ajustes de forma manual é difícil e gera um grande trabalho.
A boa notícia é que o processo não precisa ser assim. Neste artigo preparamos uma lista com alguns dos principais canais de venda do Brasil e suas especificidades.
Além disso, se quiser melhorar ainda mais a sua operação, temos um Manual de Ficha Técnica para melhorar o cadastro dos seus produtos e alcançar as primeiras posições nas buscas dos marketplaces.
Baixe o Manual gratuitamente e use sempre que necessitar!
Como anunciar nos marketplaces sem erros?
Uma das etapas mais trabalhosas do cadastro de produtos para anunciar no marketplace é o ajuste adequado das imagens. Abaixo separamos as regras de diferentes plataformas para guiar a sua rotina operacional.
Americanas Marketplace (B2W)
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 350x350px e máxima 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 foto
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Não pode ilustrar somente detalhes do produto
Saiba mais sobre a Americanas Marketplace
Camicado
QUALIDADE: mín. 1.000×1.000px – máx. 1.000×1.000px – fundo branco para a 1ª foto.
QUANTIDADE: mínimo 1 foto
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras |Fotos de propaganda
Carrefour
QUALIDADE: mínimo 600x600px e máximo 1.200×1.200px – fundo branco – quadrada (1:1)
QUANTIDADE: mínimo 1 e no máximo 5 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Formato retangular | Abaixo ou acima das resoluções apropriadas
Centauro
QUALIDADE: mínimo 900x900px e máxima 3.000×3.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 3 fotos e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Cissa Magazine
QUALIDADE: mínimo 500x500px e máxima 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 foto e máximo 4 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Cobasi
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 600x600px e máximo 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda |
Connect Parts
QUALIDADE: máximo 1200 x 1200, formato JPEG JPG
QUANTIDADE: De 1 a 6 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água Texto sobrescrito ou com texto | Qualidade baixa | Tamanho acima de 300 Kb
Grupo GFG – Dafiti
QUALIDADE: mínimo 1.000×1.000px e máximo 1.104x1600px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 8 fotos.
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Cor de fundo que não seja BRANCO | fotos que mostrem outros produtos além do anunciado na foto principal do produto
OUTROS: A DAFITI possui um guide de qualidade de imagens, qualquer foto que não siga o padrão exigido será reprovado.
e-Fácil
QUALIDADE: Resolução exata 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e no máximo 10 fotos.
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Leroy Merlin
QUALIDADE: mínimo 800x800px – Recomendado 1.800×1.800px – 300dpi – fundo branco – quadrada
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Lojas Colombo
QUALIDADE: mínimo 768x768px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 8 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
MadeiraMadeira
QUALIDADE: mínimo 750x750px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 20 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Magazine Luiza
QUALIDADE: mínimo 800x800px e máximo 1.500×1.500px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 20 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Marabraz
QUALIDADE: mínimo 30px, máximo 800px, JPG e PNG
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Por enquanto não há.
Mercado Livre
QUALIDADE: mínimo 500x500px e máximo 1.200x900px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Bordas | Banners | Textos.
Mobly
QUALIDADE: cadastrar imagens para anúncios com no mínimo 350x350px e máximo 2.000×2.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 8 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Bordas | Banners | Textos
OUTROS:
Todos os produtos a primeira imagem é fundo branco, exceto rack, painel, e em alguns itens de iluminação, ex: lustres.
- A primeira imagem é o produto em ângulo.
- A segunda ambientada, outros ângulos, detalhes.
- A última imagem técnica.
- Rack e painel são obrigatórios ter a imagem técnica indicando onde ficam o passa fios.
- Guarda-roupa tem que ter a imagem interna.
- Sofá a primeira foto é com fundo branco com o produto virado para a direita, e deve-se ter uma imagem com as medidas.
- Armário de cozinha, se for um conjunto, a primeira também é ambientada.
- Armário de cozinha, caso seja só um item, o fundo é branco.
- Papéis de parede, adesivos de parede a primeira foto é detalhada, e a segunda ambientada e a terceira técnica.
Novo Mundo
QUALIDADE: mínimo 1000×1000 px, máximo 1500×1500 px – PNG, JPG e JPEG
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 15 fotos. Tamanho máximo 2,0 MB
RESTRIÇÕES: Baixa resolução, baixa qualidade, fundo preto, tamanho distorcido que faz o produto não parecer com o original, logos, marcas d’água, selos, qualquer imagem que fique na frente do produto, imagens com promoções, imagens com direitos autorais.
Netshoes
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 400x400px e máximo 1.200×1.200px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 5 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Posthaus
QUALIDADE: mínimo 390 px – tamanho máximo 5 MB – JPEG
QUANTIDADE: mínimo 2 (frente e costas) e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: resolução fora das regras descritas na documentação, ou que contenham conteúdo obsceno.
RiHappy
QUALIDADE: mínimo e máxima 1000×1000 px – tamanho máximo 1 MB – JPG
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: O fundo branco é obrigatório, e não o ter leva a reprovação.
Via (Via Varejo)
QUALIDADE: mínimo 600x600px – máx. 1.000×1.000px – fundo branco – quadrada (1:1)
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 4 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras |Fotos de propaganda
Web Continental
QUALIDADE: mínimo 600x600px (para zoom 1.000×1.000px) máximo 2.500×2.500px – fundo branco – somente produto – sem embalagem – sem ambientação
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Wish
QUALIDADE: mínimo 800x800px
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 21 fotos
RESTRIÇÕES: não informado pelo marketplace.
Zoom
QUALIDADE: mínimo 350x350px – maior ou igual a 500x500px (ideal 1.000×1.000px) – alta resolução com até 64megapixels
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Imagens de lado e de verso como imagem principal | Imagens distorcidas e desfocadas | Imagens de baixa qualidade | Imagens com excesso de informações | Imagens não profissionais (com reflexo, com produto posicionado em algum ambiente da própria loja como chão, mesas entre outros) | Imagens com bordas
Tenha um manual de como anunciar em marketplace para simplificar a sua operação
Assim como existem as regras de imagens para anúncios há outros elementos importantes no cadastro dos produtos que devem estar adequados para melhorar o desempenho na plataforma. Em cada canal de venda há série de requisitos para aprovação do cadastro.
Ao cadastrar um produto você deve pensar também no título na descrição e obedecer as exigências quanto à configuração de SKU, EAN e frete.
Essas especificações também melhoram o posicionamento dos anúncios nos mecanismos de busca. Por isso, é essencial obedecer as regras. Fazer isso de forma mais rápida e otimizada é um desafio no dia a dia das vendas.
Pensando nisso, preparamos um Manual de Ficha Técnica completo com as informações que você precisa saber para anunciar em mais de 45 marketplaces. O material é gratuito e vai ajudar a otimizar a sua operação para você ganhar tempo e melhorar a sua estratégia.
Veja também: Carrefour Marketplace