ATENÇÃO! Esse post é voltado para lojistas que VENDEM no Mercado Livre para entender como funciona o processo de troca e devolução. Se você COMPROU um produto e quer trocar, indicamos entrar em contato com o CANAL OFICIAL do Mercado Livre: https://contato.mercadolivre.com.br/ajuda

Comprar online trouxe muita comodidade e conveniência tanto para os clientes quanto para os lojistas, que hoje em dia possuem diferentes opções para colocar seus produtos no varejo, uma delas é através dos marketplaces. Entender bem a política de troca e devolução de cada um desses canais é muito importante na hora de realizar vendas online, tanto para o consumidor final quanto para o seller.

Hoje vamos finalizar nossa série explicando melhor como funciona a troca e a devolução no Mercado Livre, quais as responsabilidades de cada parte envolvida e regras que precisam ser seguidas para que ninguém saia prejudicado caso algo de errado ocorra com a compra.

Arrependimento da compra

No Mercado Livre o cliente tem até 7 dias, contados do recebimento do produto, para exercer o direito de arrependimento de compra.

Para isso, ele precisa acessar: Minha conta > Compras. Após localizar a negociação, deve clicar em “Ver detalhe” e, por último, em “Eu me arrependi desta compra”.

O Mercado Livre avisa o vendedor que o cliente tem a intenção de desistir da compra e pede que ele entre em contato com o consumidor para possibilitar o exercício deste direito.

Devolução de Produtos

O Mercado Livre possui uma política de devolução de produtos. Para isso o comprador deve entrar em contato com o vendedor utilizando o canal de “mensagens” do Mercado Livre onde ele tem todas as informações necessárias sobre a compra e combinar a devolução do produto que terá o prazo normal de um envio de encomenda pelo transportador logístico e/ou a devolução dinheiro na conta Mercado Pago do comprador ou troca por um novo produto.

Vendedor, fique atendo às políticas de cada marketplace onde você disponibiliza seus produtos, é essencial entender muito bem o funcionamento de cada canal para conseguir realizar suas vendas da melhor maneira possível. Além disso um bom relacionamento com os marketplaces consequentemente traz um bom relacionamento com os clientes que, na maioria das vezes, tem como ponte de comunicação até o lojista o SAC dos marketplaces onde ele realiza suas compras.

Esperamos que nossa série tenha ajudado você a entender melhor como esse processo de trocas e devoluções funciona nos diversos marketplaces com os quais o ANYMARKET está integrado.

Para outras dúvidas, contate o vendedor ou a página de ajuda do Mercado Livre

Boas vendas.

 

Compartilhe esse artigo:

Comentários

comentarios