Vender em marketplace é a onda do momento. Para lojistas que estão iniciando no mercado de comércio online, o marketplace pode ser uma das melhores estratégias comerciais para alavancar vendas. Para quem está vendendo há algum tempo, já deve ter percebido quão poderosos são esses canais de vendas.
Hoje, vamos entrar mais a fundo nesse tema para conhecer as reais vantagens.
Qual o verdadeiro benefício de vender no marketplace?
Antes de responder, quero compartilhar um pouco com você minha experiência nessa área. Comecei pequeno como todos começam um dia, iniciei como gerente comercial em uma operação de vendas online no interior de São Paulo.
Depois disso nunca mais parei de trabalhar com marketplace. Eu ainda tinha meus 20 anos quando atingimos um faturamento próximo a R$ 200.000. Em seguida comecei a ter contato com outras categorias até chegar a coordenar uma operação de loja que chegou a faturar pouco mais de R$ 4.000.000 milhões na Black Friday de 2018.
Hoje sou responsável pelas contas estratégicas do Hub de integração para marketplace ANYMARKET. Se não o maior, o melhor no mercado, e não porque estou lá, mas porque entendo a necessidade dos lojistas. Sei bem quais são as maiores dificuldades e já trabalhei com outros Hub’s antes…
Vou compartilhar o que eu aprendi até hoje, com o objetivo de te ajudar a não apenas vender mais, mas trabalhar melhor os canais de marketplace.
Vender em Marketplace é lucrativo sim
E como qualquer outro negócio, é necessário traçar uma estratégia para ter sucesso.
Em sequência, vou colocar em tópicos qual é o melhor caminho, e se você já vende, apenas desconsidere o primeiro tópico:
- Comece – Você já encontrou um produto? Comece anunciando no Mercado Livre, é fácil e rápido, mas não existe milagres. Você precisa pagar comissão para aproveitar o tráfego do Marketplace, comece anunciando com anúncios clássicos ou premium.
- Descubra – Com o tempo você vai descobrir quais são os melhores produtos para vendas online e também observar que não compensa ser um vendedor informal. Você vai precisar formalizar seu negócio para se profissionalizar. Outro ponto interessante será entender seu público consumidor, com isso descobrir como gerar melhores experiências de compra. Descobrirá além de tudo isso, que você está anunciando em grandes vitrines da internet e que, quanto mais canais de Marketplace você anunciar, muito provavelmente irá vender mais.
- Estude – Chegou a hora de você estudar o mercado, o segredo não está só na venda, mas em conhecer o que vende e para quem você vende. Saber quais são os produtos com melhor qualidade e assim não ter surpresas no meio do caminho. Estude também o negócio digital, as leis e o CDC (Código do Consumidor). Estude casos de sucesso e de fracasso, e muito importante: nunca pare de estudar.
Depois desses 3 pontos acima, pensando em como vender em marketplace, entramos em estratégias para aumentar suas vendas e ter lucro:
- Compra – Você só vai continuar vendendo bem se comprar bem, está na hora de pensar mais na compra e deixar o marketplace trabalhar sua venda. Se você compra mais, você paga menos, e se você paga menos, você tem melhor competitividade, consequentemente melhora seus resultados financeiros.
- Anúncios – Seja perfeccionista nos seus anúncios, no mínimo 3 imagens de alta qualidade, uma bela descrição, um cadastro de características no mínimo completo e sim, obrigatoriamente use o código de barras do produto (EAN) para melhor exposição em canais de busca como por exemplo o Google.
- Preço – Preço competitivo é sempre o ideal, mas você também pode usar estratégias de ofertas para curva B e C, descontos para formas de pagamento, cashback, parcelamento sem juros, datas sazonais, promoções relâmpagos, rebate com os marketplaces, campanhas especiais, investimento em ADS, etc…
- Marketplaces – Escolha os melhores canais para vender o seu produto, é necessário organizar sua operação para isso. Invista se necessário, afinal você precisar crescer de forma sustentável. Trabalhe individualmente em cada marketplace, cada canal tem sua vantagem, descubra e explore isso, esses canais investem muito em mídias, aproveite e pegue essa onda também.
Essas são algumas dicas para que você monte sua estratégia.
Não existe uma única forma de fazer vendas em marketplace, mas existem técnicas diferentes para cada tipo negócio.
Conclusão
Tudo isso que comentei sobre vender em marketplace é pensando em ter lucratividade. Então quanto mais e melhor você trabalhar esses pontos principais, melhores serão seus resultados em vendas e mais lucratividade terá o seu negócio.
A resposta para essa pergunta no título do artigo, depende só de você!
Sobre o autor
Leandro Ratz, tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas.
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.
Confira também: Marketplace Shein