Vender em marketplace é a onda do momento. Para lojistas que estão iniciando no mercado de comércio online, o marketplace pode ser uma das melhores estratégias comerciais para alavancar vendas. Para quem está vendendo há algum tempo, já deve ter percebido quão poderosos são esses canais de vendas.
Hoje, vamos entrar mais a fundo nesse tema para conhecer as reais vantagens.
Antes de responder, quero compartilhar um pouco com você minha experiência nessa área. Comecei pequeno como todos começam um dia, iniciei como gerente comercial em uma operação de vendas online no interior de São Paulo.
Depois disso nunca mais parei de trabalhar com marketplace. Eu ainda tinha meus 20 anos quando atingimos um faturamento próximo a R$ 200.000. Em seguida comecei a ter contato com outras categorias até chegar a coordenar uma operação de loja que chegou a faturar pouco mais de R$ 4.000.000 milhões na Black Friday de 2018.
Hoje sou responsável pelas contas estratégicas do Hub de integração para marketplace ANYMARKET. Se não o maior, o melhor no mercado, e não porque estou lá, mas porque entendo a necessidade dos lojistas. Sei bem quais são as maiores dificuldades e já trabalhei com outros Hub’s antes...
Vou compartilhar o que eu aprendi até hoje, com o objetivo de te ajudar a não apenas vender mais, mas trabalhar melhor os canais de marketplace.
E como qualquer outro negócio, é necessário traçar uma estratégia para ter sucesso.
Em sequência, vou colocar em tópicos qual é o melhor caminho, e se você já vende, apenas desconsidere o primeiro tópico:
Depois desses 3 pontos acima, pensando em como vender em marketplace, entramos em estratégias para aumentar suas vendas e ter lucro:
Essas são algumas dicas para que você monte sua estratégia.
Não existe uma única forma de fazer vendas em marketplace, mas existem técnicas diferentes para cada tipo negócio.
Tudo isso que comentei sobre vender em marketplace é pensando em ter lucratividade. Então quanto mais e melhor você trabalhar esses pontos principais, melhores serão seus resultados em vendas e mais lucratividade terá o seu negócio.
A resposta para essa pergunta no título do artigo, depende só de você!
Leandro Ratz, tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas.
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.
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