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Aprovação de SKUs nos marketplaces: veja como não perder tempo com reprovações

A sugestão de SKUs é o processo de envio do catálogo de produtos do seller para o marketplace. A partir do envio, o marketplace avalia item por item dos produtos enviados e aprova aqueles que poderão ser vendidos por ele de acordo com os critérios de cada plataforma.

Do ponto de vista do marketplace, uma sugestão de SKU pode ficar pendente, aceita ou recusada. Uma sugestão de SKU inicialmente estará pendente, após a avaliação pode ser aceita ou negada de acordo com a nota atribuída.

Este processo de cadastro pode ser trabalhoso e se houver reprovações de SKUs é necessário cadastrar os produtos novamente, perdendo um tempo que poderia ser destinado a melhorar estratégias de venda.

Essa aprovação depende de cada marketplace, podendo ser feita de forma manual ou automática. Normalmente os sellers possuem nomes e valores de atributos distintos dos que estão disponíveis nos marketplaces. Por exemplo, um marketplace de eletrônicos, que possui produtos para diferentes voltagens, passa a vender roupas, que possuem tamanhos distintos. Assim, será preciso estruturar os atributos por sua parte para atender os produtos do novo segmento.

Os nomes dos campos, tanto no marketplace quanto no seller, normalmente devem seguir com nomes iguais. Seus valores, assim que aprovados os SKUs, irão ser consumidos, criados e inseridos junto ao SKU. Quando um marketplace conta com diversos sellers, pode ser que mais de um deles venda o mesmo produto. Nesse caso, nas sugestões do marketplace será mostrada uma opção para combinar esse SKU em um mesmo produto, por meio de similaridade do nome do SKU, seu EAN ou seu Código de Referência.

Para a aprovação de SKUs nos marketplaces, os critérios analisados são diferentes para cada plataforma, mas os principais são:

  • O produto está ativo e com estoque?
  • O produto está concordando com a política comercial do marketplace?
  • O frete está configurado para a política comercial do marketplace?
  • O produto está com descrição ou nome com número de caracteres necessários?
  • O produto possui imagens e descrição de acordo com as especificações do marketplace?

Sendo assim, é necessário analisar a política e especificações de cada plataforma em que você atua para não passar por reprovações que irão gastar o seu tempo.

Com o Hub do ANYMARKET, você não precisa aguardar a reprovação dos marketplaces para cadastrar seus SKUs novamente. Ao fazer o cadastro, nossa plataforma já irá te avisar quando houver alguma informação incorreta, não permitindo que o envio seja realizado na plataforma. Saiba mais sobre as funcionalidades do ANYMARKET aqui.

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