Vender online é saber do risco constante das fraudes no e-commerce. Além de cartões de crédito roubados, existe o chargeback para compras realizadas por pessoas que afirmam não ter feito o pedido e os pedidos feitos por pessoas relacionadas ao dono do cartão, sem que este tenha o conhecimento da compra.
O lojista que está fora dos marketplaces geradores de pedidos tem que arcar, de forma individual, com os custos de chargeback (estorno ou devolução dos valores da compra). A taxa de fraude comum para e-commerces atualmente é de até 1% do faturamento, mas junto com estes custos vem diversas outras preocupações.
O valor é apenas o começo das consequências que podem vir com fraudes no e-commerce. Conheça os problemas que podem afetar a sua loja quando ela está longe do escudo de e-commerces maiores nos marketplaces.
Existem diversos reflexos das fraudes no e-commerce e é preciso lidar com cada um deles para que não se tornem fantasmas depois. Problemas de conciliação, contestação, auditoria, recuperação e estorno irão precisar de um equipe especializada e responsável à frente. Ao proteger o seu negócio, é importante tomar cuidado para não tornar as exigências maiores do que as suportadas por seus clientes na hora da aprovação de pedidos para não perder em vendas.
Ao crescer o número de fraudes no e-commerce para além da taxa aceitável ou de outras métricas, as adquirentes de cartão de crédito podem colocar sua loja em um programa de chargebacks. Depois do e-commerce ser notificado, se o problema não for corrigido, multas com altos custos das operadoras de cartão começam a ser enviadas. Para sair deste programa a loja deve normalizar o número de fraudes durante determinado período.
No caso do e-commerce ficar por muito tempo dentro do programa de chargebacks, as operadoras de cartão podem tirar o direito de receber pagamentos por determinadas bandeiras. O prejuízo de reduzir o número de formas de pagamento na sua loja será imenso.
Entre todos os riscos, este é o maior. Ao passar por uma fraude em seu e-commerce, mesmo que o cartão clonado não seja culpa da loja, o cliente provavelmente ficará receoso em comprar em seu e-commerce. Pior do que isto, irá repassar esta informação aos seus familiares e amigos, gerando uma perda significativa na credibilidade de sua loja.
Todos os problemas causados por fraudes no e-commerce irão exigir tempo, energia e orçamentos altos que podem reverter em sérias consequências para a sua loja. Estes problemas são reduzidos drasticamente dentro de marketplaces geradores de pedidos, que assumem a responsabilidade pelos chargebacks. Entenda mais sobre as comissões dentro de marketplaces com o texto Modelos de marketplaces: o que você precisa saber sobre taxa de comissão.