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Tendências e Oportunidades do E-commerce no Brasil

15 de maio de 2019 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Saiu na última semana (25/04) a pesquisa sobre crescimento, tendências e oportunidades no E-commerce brasileiro. 

 Segundo dados da Compre&Confie, empresa de segurança digital criada pela ClearSale. Mesmo com queda na economia, o comércio eletrônico teve crescimento de 23% no 1º trimestre. Entre os países da América Latina, Brasil fica em primeiro lugar.  

Vendas online crescem 23% no 1o trimestre para 17 bilhões

Se ainda existe dúvida sobre investimento no setor de E-commerce no Brasil, é mera especulação. O cenário mostra um mercado positivo e com muito espaço para crescimento. 

Webshoppers – uma pesquisa da Nielsen/EBIT – dados positivos de 2018

Seguem os 10 principais destaques do último ano: 

1 - Após dois anos, e-commerce volta a crescer dois dígitos em 2018: 12% 

2 – Brasil alavanca o crescimento da América Latina, a qual cresce 17,9% em comparação com 2017. 

3 – E-commerce ganha importância e passa a fazer parte do dia a dia do consumidor. São 58 milhões de consumidores que fizeram pelo menos uma compra online em 2018, sendo que 10 milhões desses fizeram sua primeira compra online no mesmo ano. 

4- Conectividade e logística/impostos-tributos ainda são as maiores barreiras do mercado. A internet brasileira é 3 vezes mais lenta que a média global. 

5- Número de pedidos é o responsável pelo crescimento do e-commerce em 2018. Categorias de baixo ticket médio são as que mais contribuíram para o crescimento. Perfumaria e Cosméticos registram alta de 51% em volume de pedidos. 

6- A evolução do m-commerce é uma das alavancas do crescimento, seguido pela democratização do setor. M-commerce cresceu 41% em pedidos em 2018. 

7- As compras à vista são uma grande saída para classes econômicas com menor poder financeiro. Elas representam 54,2% de todas as compras de 2018. 

8- Frete grátis voltou a ser destaque na estratégia de atuação e também de aquisição de novos clientes. Os 10 maiores varejistas brasileiros voltaram a utilizar a estratégia. 

9- Nordeste cresce 27% em faturamento ao comparar 2018 com 2017. Com 7 bilhões de faturamento, a região chega a 13,2% do país. 

10- O brasileiro comprou menos no exterior em 2018. Com a alta de 14,4% na média de cotação do dólar, os gastos em sites internacionais diminuíram 22%. 

Antes de falar de dados atualizados, vamos falar de tendência para os próximos anos (curto prazo): 

A rota global do e-commerce

Produtos das categorias de Entretenimento, Turismo/Serviço e Bens Duráveis já são representativos tanto em termos de volume de vendas quanto em relação a empresas que atuam com excelência.  

Chegou o momento das categorias de produtos de giro rápido (FMCG, abreviação em inglês) apresentarem crescimento no e-commerce brasileiro. 

Os principais destaques do segmento de giro rápido são Perfumaria e Cosméticos, Fraldas, Remédios, Pet Care, Bebidas e Alimentos Não-Perecíveis. 

Na rota global, o Brasil já está bem avançado, trabalhando fortemente em bens não duráveis no E-commerce. 

As tendências e oportunidades de crescimento do e-commerce são mundiais. Segundo o portal eMarketer, liderados por Ásia e Pacífico (+30,3%), o e-commerce apresentou 24% de crescimento no mundo todo em 2018, atingindo uma marca de 2,9 bilhões de dólares em vendas.

 Na América Latina o crescimento foi de 17,9% com relação ao mesmo período de 2017. 

Se concentrarmos os dados na América Latina, podemos entender um pouco melhor o cenário, comparando as vendas no online e no offline:

Vendas do e-commerce na américa latina

Dessa forma concluímos que, a oportunidade para crescimento do Online supera os números do offline, além do crescimento, temos atualmente uma mudança de cenário, onde o físico passa a ser um complemente do online e não o contrário. 

Um tema muito importante é, o investimento no Mobile, bem rapidamente, segue os dados de crescimento das vendas utilizando dispositivos móveis:

Crescimento em número de pedidos do m-commerce


As vendas via dispositivos móveis, representam 42,8% de todos os pedidos do e-commerce do Brasil em janeiro de 2019. Enquanto o e-commerce total cresceu 12% em 2018, o m-commerce cresceu 41% no mesmo período.

Raio-X do E-commerce de forma geral

Mesmo em um ano turbulento, com eventos como a Copa do Mundo, eleições, alta do dólar e os impactos da Greve dos Caminhoneiros, o comércio eletrônico brasileiro manteve a curva de crescimento em 2018, registrando faturamento de R$53,2 bilhões, alta nominal de 12%, comparado a 2017.

Vendas Online de bens de consumo

Falaremos um pouco mais de categorias, ou seja, o que está vendendo mais no E-commerce.  

Em 2018, Perfumaria, Cosméticos e Saúde passam a liderar o ranking de maior número de pedidos com 16,4% de participação (4,4 pontos percentuais a mais em comparação com 2017). 

Gráfico faturamento e pedidos

Moda e Acessórios têm 13,6% de participação em número de pedidos. Completam as cinco primeiras categorias de produtos com mais pedidos em 2018 Casa e Decoração, com 11,1%, Eletrodomésticos, com 10,6% (campeã no ranking de faturamento) e Livros, Assinaturas e Apostilas, com 7,5%.

Conclusão 

Com essas informações você pode traçar sua estratégia para os próximos anos. 

 O cenário de E-commerce no Brasil é muito promissor e positivo. Acredite e trabalhe duro para aproveitar essas tendências e oportunidades

Sobre o autor

Leandro Ratz é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET

Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e Marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de Marketplace para grandes marcas. Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.

Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização
em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform

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