Você já pensou em investir na venda direta ao consumidor? No primeiro semestre de 2021, o e-commerce atingiu o maior patamar histórico de vendas. Esse cenário representa uma grande oportunidade para a indústria avançar no D2C.
Fazer a transformação digital é um caminho importante se você quer aproveitar essa tendência. A adaptação é necessária tanto no caso das empresas que desejam manter a sua posição de liderança como daquelas que querem chegar ao topo.
Para encarar o desafio da adaptação a esse universo há diversos conceitos e ferramentas que facilitam o processo.
Neste artigo, falaremos sobre as vendas D2C (Direct to Consumer) pela indústria e veremos como as plataformas de marketplace podem ser aliadas na estratégia de expansão.
Conceitos que você deve saber: o que é D2C e como funcionam os marketplaces
Se você está pensando em avançar com uma estratégia de crescimento através do e-commerce deve conhecer o cenário. O que é D2C é um dos pontos que precisa estar claro.
A sigla, muito usada no mercado, faz referência à expressão em inglês Direct to Costumer que em português seria “direto ao consumidor”. Ao ver a tradução, fica mais fácil entender que o termo D2C é usado para definir os negócios feitos pela indústria sem intermediários.
Modelo de shopping virtual em ascensão para a venda direta ao consumidor
Compreender como funcionam os marketplaces é mais um passo importante para explorar a venda direta ao consumidor através da internet. Esse tipo de plataforma ganhou popularidade com a expansão do e-commerce e o modelo não para de crescer.
Segundo relatório da empresa e-Bit Nielsen, em 2020 as vendas em marketplaces no Brasil aumentaram 52%. O crescimento ficou acima da média do mercado de e-commerce como um todo, que foi de 41%.
O canal de vendas funciona como um shopping virtual que reúne vendedores em uma única plataforma de comércio online. O modelo permite, entre outras coisas, vender direto ao consumidor final.
No marketplace toda a operação acontece sem que você tenha que se preocupar em montar uma estrutura de loja virtual própria.
Oportunidades para conquistar novos consumidores através do e-commerce
Em setores mais tradicionais pode parecer difícil pensar na expansão para o ambiente virtual. Essa visão é compreensível. Afinal, até pouco tempo atrás a venda direta ao consumidor pela internet parecia acessível apenas a novos empreendedores ou grandes grupos do varejo.
Porém, o e-commerce tem espaço para todo mundo, desde pequenos lojistas até grandes marcas da indústria. As plataformas de marketplace possuem protagonismo nesse cenário, pois permitem uma abertura de oportunidades.
Aproveitar o ambiente propício dos marketplaces pode ser uma boa estratégia para crescer com as tendências do e-commerce. Essas plataformas romperam muitas barreiras e facilitaram o acesso da indústria tradicional diretamente ao cliente final.
Soluções práticas para explorar a venda direta ao consumidor
Muitas plataformas de marketplace oferecem ferramentas que otimizam a operação e facilitam os processos.
Essas ferramentas envolvem desde o formato de anúncio dos produtos até a expedição e logística. Aproveitar os recursos desse ambiente de vendas pode ser uma solução para diminuir os impactos iniciais da adaptação ao universo do e-commerce.
Além do próprio ambiente dos marketplaces, também pode ser interessante utilizar outras plataformas que agilizam a operação.
Para lidar com grandes volumes de vendas em todos os canais costuma ser necessário ter um hub de integração. O integrador centraliza toda a operação permitindo vender de forma mais estável, segura e efetiva.
Saiba mais aqui sobre a integração com marketplaces!
Indústria nos marketplaces: indícios para avançar no D2C
Entender os conceitos de D2C e de marketplace são passos iniciais para pensar na expansão da venda direta ao consumidor. Porém, você também precisa montar uma boa estratégia baseada em dados.
É importante pensar em formas de se destacar no ambiente do comércio online que possui grande competitividade. Quando a indústria vende direto ao consumidor final ela pode oferecer vantagens em custos e condições de frete.
A venda direta também permite explorar produtos que acabam ficando mais tempo parados no estoque porque nenhuma revenda está disponibilizando ao público.
Esse exemplo é interessante porque gera ao cliente uma oportunidade de acessar opções de compra que antes não existiam. Por outro lado, o contexto é totalmente favorável a fabricantes que vendem diretamente ao consumidor.
Tenha um infográfico que ajuda na tomada de decisão
Para contribuir com insights importantes na tomada de decisão, preparamos um infográfico com indícios para avançar na venda direta ao consumidor.
Nesse material trazemos dados que podem ajudar você a planejar um caminho de expansão dos negócios através da transformação digital.
Além de números sobre o mercado de e-commerce e o crescimento dos marketplaces, damos voz à própria indústria. Mostramos o que pensam algumas empresas desse setor que já estão avançando com o D2C e aproveitando oportunidades no e-commerce.
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