Se o seu desejo é continuar com vendas potencializadas depois da passagem da Black Friday, apostar na Cyber Monday pode ser uma ótima alternativa.
Apesar de ser menos popular que a Black Friday, a Cyber Monday é uma excelente oportunidade para continuar com as vendas aquecidas depois da sexta-feira de promoções. A Cyber Monday acontece sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday e, neste ano, a data está marcada para o dia 28 de novembro.
Para te ajudar a aproveitar o evento e impulsionar suas vendas, apresentamos dicas e estratégias que podem contribuir para o sucesso da segunda-feira. Confira!
1. Conheça o potencial de vendas
Ainda que você já conheça o potencial de vendas da Black Friday é importante estar atualizado quanto aos dados da Cyber Monday.
No Brasil, o evento acontece desde 2012 e já alcança resultados muito positivos. Em 2015, só na segunda-feira foram realizados 679 mil pedidos, com tíquete médio de R$ 433. No total, o resultado de vendas da data foi de R$ 294 milhões – número 56% maior que o registrado em 2014.
As categorias de produtos que receberam maior volume de pedidos foram Eletrodomésticos (13%), Moda/Acessórios (12,8%) e Telefonia/Celulares (12,5%).
2. Faça a conferência do estoque
Em épocas de promoções e alta demanda, o controle do estoque deve ser feito com atenção redobrada para evitar confusões e dores de cabeça no futuro. Portanto, conferir o estoque depois da Black Friday é fundamental para uma Cyber Monday eficiente.
Certifique-se de que os produtos que você pretende ofertar na segunda-feira estão com disponibilidade suficiente e verifique se tudo está atualizado conforme os pedidos feitos no final de semana. Depois da conferência, pode ser necessário fazer ajustes nas promoções que já haviam sido planejadas, então, prepare-se para essa possibilidade.
3. Crie estratégias para convencer quem não comprou na Black Friday
Essa é a oportunidade perfeita para convencer o cliente que não concluiu um pedido na Black Friday! Trabalhe o envio de e-mails para recuperar carrinhos abandonados e mostrar a essas pessoas que as promoções continuam.
4. Ofereça vantagens para quem comprou na Black Friday
Os consumidores que já fecharam pedidos na Black Friday também podem render novas vendas para sua loja. Além disso, você pode usar o evento para fidelizar clientes, incentivando a recompra, oferecendo valor e atendimento de qualidade.
Aproveite para enviar vantagens exclusivas a estes clientes: cupons de desconto, promoções especiais, frete grátis. Trabalhe com a oferta de produtos relacionados ou que complementem o que já foi comprado.
5. Reforce a venda dos produtos de baixo giro
Se tiver disponibilidade de estoque, nada impede que você continue na Cyber Monday com promoções nos mesmos produtos da Black Friday. Assim, você pode reforçar a venda de produtos de baixo giro ou do que não teve um bom desempenho na Black Friday.
Utilize o senso de urgência, indicando que essa será a última chance do consumidor aproveitar os descontos, para incentivar a venda.
6. Aposte em produtos diferentes
A Cyber Monday pode também significar promoções em produtos diferentes dos ofertados na Black Friday, seja por limitações de estoque ou por mudança de estratégia.
Você pode selecionar um produto para fazer uma promoção especial para a data, para que as vendas sejam tão fortes quanto na sexta-feira. Investir em produtos de nicho ou produtos relacionados aos que estavam na promoção na Black Friday também é uma boa pedida para o evento.
7. Repare erros e problemas identificados na Black Friday
Como foi a sua Black Friday? Na Cyber Monday, você tem a chance de otimizar o atendimento e as operações com base na experiência da sexta-feira. Avalie quais foram os problemas que ocorreram e o que funcionou bem para refinar as estratégias na segunda.
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