Construir um planejamento estratégico sólido é uma das bases do sucesso das vendas online e o uso de um calendário e-commerce costuma fazer a diferença nessa abordagem de gestão.
O calendário com as datas comerciais ajuda o seller a organizar as ações promocionais do ano com o máximo de antecipação para aproveitar as oportunidades mais promissoras. Para quem vende em marketplaces, por exemplo, perder uma ação sazonal de um dos canais pode representar perdas significativas de receita.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo em que abordamos a importância do planejamento para potencializar as vendas e listamos as datas promocionais mais importantes do comércio eletrônico.
Siga a leitura, comece imediatamente a montar o seu próprio calendário promocional de 2024 e aproveite todas as oportunidades do seu nicho e dos maiores marketplaces do país.
Calendário e-commerce para 2024: a importância do planejamento
O calendário e-commerce é uma ferramenta estratégica que apoia o seller no planejamento e execução das campanhas promocionais ao longo do ano. A ferramenta deve ser projetada para preparar a operação de vendas e alinhar as atividades de marketing com datas importantes e eventos sazonais que movimentam o varejo online.
Quando feito de maneira adequada, o planejamento estratégico dessas ações maximiza o impacto das campanhas, aumentando a visibilidade do sellers, atingindo potenciais clientes mais qualificados e, por consequência, aumentando a conversão em vendas.
Para ter sucesso em uma ação promocional, não basta participar da campanha do varejo, é preciso pensar em estoque, logística, atendimento e na infraestrutura tecnológica necessária para atender o aumento de pedidos.
A integração desses elementos em campanhas promocionais bem elaboradas não apenas atrai os consumidores, mas também constrói uma base sólida para a fidelização do cliente a longo prazo.
Neste contexto, o calendário permite que o vendedor faça um plano antecipado para garantir a distribuição equilibrada das campanhas durante o ano, conforme os seus objetivos e capacidade de vendas.
Essa antecipação é essencial para evitar períodos de baixa demanda e também permite avaliar quais são os momentos mais estratégicos para coordenar o esforço operacional. Ou seja, o calendário e-commerce pode ser usado como um guia para garantir uma abordagem consistente e eficaz ao longo de todo o ano.
Como o calendário e-commerce ajuda a estruturar o planejamento de vendas do meu negócio?
Com o calendário e-commerce, o seller consegue direcionar os esforços e o tempo nas estratégias de vendas que realmente trarão resultados para o negócio.
Sem esse tipo de planejamento, o vendedor corre o risco de se desvirtuar dos objetivos de vendas ao longo do ano, focando em estratégias que não foram analisadas e que não surtirão os efeitos esperados.
Ou seja, através do calendário e-commerce é possível estruturar um plano de ação no qual, no decorrer do tempo, basta realizar os ajustes necessários para executar as estratégias com maior eficiência.
Principais datas promocionais do e-commerce
Assim como no varejo tradicional, no calendário do e-commerce existem diversas datas que representam oportunidades comerciais. No ambiente digital estão presentes as grandes campanhas, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, porém datas comemorativas de nicho também ganham força.
Por isso, é importante adaptar as estratégias promocionais de acordo com o público-alvo, a natureza do negócio e as características específicas de cada segmento. Para impulsionar a construção do seu calendário, a seguir listamos algumas das datas com maior potencial no e-commerce.
Black Friday
Acontece sempre na última sexta-feira de novembro, em 2024 será no dia 29, e é um dos eventos mais importantes para sellers de todos os nichos. A Black Friday também é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores por oferecer descontos atrativos em uma ampla variedade de categorias.
Cyber Monday
O Cyber Monday acontece logo após a Black Friday, na segunda-feira seguinte, e está focada, principalmente, em eletrônicos e tecnologia. Ao longo dos anos a data entrou definitivamente no calendário e-commerce e se tornou praticamente uma extensão do evento mais importante do universo das vendas online.
Natal
O período que antecede o Natal representa um grande volume de vendas no e-commerce, pois a data costuma mobilizar os mais variados públicos e segmentos de negócio. As promoções temáticas costumam ser o foco do mês de dezembro e ofertas de frete grátis e descontos natalinos são atrativos para os consumidores.
Dia das Mães
O segundo domingo de maio é dedicado às mães e uma grande oportunidade comercial, já que esta costuma ser uma das datas com melhores resultados para o varejo. Para o Dia das Mães é importante trabalhar com campanhas direcionadas e ter ofertas com foco em produtos relacionados ao tema.
Dia dos Namorados
O dia 12 de junho foi escolhido para comemorar o Dia dos Namorados no Brasil. Os presentes com apelo romântico costumam movimentar as vendas a partir da segunda quinzena de maio.
Dia dos Pais
Após um mês de julho sem grandes eventos, agosto chega com o Dia dos Pais, sempre no segundo domingo do mês. Esta é outra data de grande abrangência que pode ser explorada em campanhas pelos mais variados nichos do e-commerce.
Dia do Cliente
O dia 15 de setembro foi estabelecido como o Dia do Cliente especialmente para gerar vendas no comércio eletrônico. Nas campanhas da data o consumidor é o foco principal e sellers de todos os segmentos costumam preparar ofertas especiais, principalmente para fidelizar seus clientes e gerar reincidência de vendas.
Campanhas sazonais em marketplaces
Nas datas comemorativas os marketplaces realizam grandes ações estratégicas para capitalizar o aumento nas atividades de compras nesses períodos. Sellers que anunciam nessas plataformas têm a oportunidade de participar das campanhas e ter as vendas impulsionadas pelo próprio canal de venda.
As principais campanhas sazonais dos marketplaces costumam ações como:
- Descontos progressivos
- Promoções consumidores recorrentes do canal
- Programas de recompensas e pontos
- Campanhas de marketing multicanal
- Banners e destaques especiais na página principal
- Eventos colaborações com grandes marcas
- Frete grátis e garantias de entrega rápida
- Personalização de ofertas por categorias
Como vender mais nas datas do calendário e-commerce 2024
Para aproveitar todas essas datas e outras promissoras para o seu nicho é preciso adotar ações eficazes que atraiam os consumidores, aumentem a visibilidade da sua marca e garantam uma experiência de compra positiva.
Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de estratégias que vão impulsionar as suas vendas durante ao longo de todo o calendário 2024. Confira!
Primeiro foco: planejamento
O calendário é uma ferramenta de planejamento e esse é o foco inicial de qualquer campanha para o e-commerce. Aproveite a montagem do calendário para projetar as cada uma das ações com bastante antecedência. Isso permite a criação de campanhas mais competitivas e uma execução eficiente.
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Descontos atrativos sempre
O consumidor online está cada vez mais informado e exigente, oferecer descontos realmente atrativos é a melhor maneira de atrair os usuários durante datas promocionais. Considere trabalhar com o básico, como descontos progressivos ou frete grátis, e em momentos oportunos crie campanhas mais ousadas e criativas.
Considere a temática
O calendário contempla datas com temáticas específicas. Portanto, adapte suas campanhas para estarem alinhadas com o tema de cada evento. Isso inclui usar elementos visuais, mensagens de marketing e até mesmo fazer a personalização de produtos, conforme a ocasião.
Campanhas de ADS são uma alavanca
Embora as datas sazonais sejam naturalmente atrativas, os eventos também representam alta competição entre sellers. Considere aproveitar essas campanhas para investir em ADS e aumentar a visibilidade das suas ofertas. Utilize as ferramentas exclusivas dos marketplaces e siga as recomendações do canal para atingir um público mais qualificado.
Frete grátis nunca é demais
Realizar campanhas com frete grátis nunca é demais. O benefício continua sendo um dos pontos mais importantes na decisão e pode ser um fator determinante em campanhas sazonais de venda.
Aproveite o impulso dos marketplaces
Anuncie nos marketplaces mais relevantes para o seu negócio e certifique-se de ter anúncios otimizados. Assim, nos eventos promocionais a sua operação estará adequada para aderir às ferramentas promocionais oferecidas pelos canais e aumentar a sua conversão em vendas.
Para ter uma operação ainda mais eficiente nessas datas, o ideal é anunciar nos marketplaces de maneira integrada, em um hub integrador. A ferramenta centraliza todos os canais em um painel único e inteligente, tornando cada etapa mais transparente e ágil.
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Monitore e analise resultados
Além de planejar as campanhas e implementar as ações, é essencial acompanhar o desempenho de suas campanhas em tempo real e analisar os resultados após as datas promocionais. Isso ajudará a ajustar estratégias para eventos futuros.
Utilize um modelo de calendário e-commerce
Para conseguir colocar todos esses passos em prática, o ideal é buscar um modelo de calendário que tenha as principais datas do e-commcerce. Assim, você não precisa começar o trabalho do zero e pode focar diretamente na estratégia das campanhas.
Um bom exemplo de modelo para sellers que querem alavancar a operação nessas datas sazonais, é o Calendário Estratégico do ANYMARKET, hub de integração de vendas em marketplaces líder na América Latina, lançado em parceria com outras duas marcas especializadas em e-commerce, o Koncili e o Predize.
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