Como foi a Black Friday 2019 e como se planejar para 2020?
10 de dezembro de 2019
3 minutos de leitura
Olhando de forma macro para o comércio online, a Black Friday 2019 foi um sucesso.
Estima-se que o crescimento foi de +23%, veja a baixo os números do Ebit|Nielsen:
Importante ressaltar que o E-commerce brasileiro vem de uma crescente contínua ano a ano, mas a pesquisa é direcionada para a data do evento, mostrando que em um comparativo com o último ano, as vendas cresceram expressivamente, seguindo a tendência do mercado e até superando expectativas, contradizendo quem ainda pensa que estamos enfrentando uma crise econômica no País.
Hora de mudanças de Mindset, e olhar para frente, passamos por momentos delicados não só na economia, mas também política. Coisas que agora, precisam ficar para traz, para que possamos iniciar o ano de 2020 com o planejamento estratégico muito bem definido e focar em crescimento, receita, estrutura e vendas!
Outro ponto forte dessa Black Friday 2019 foi a utilização do mobile para as compras online, com +50% dos pedidos sendo de origem mobile. Também analisado pelo Ebit como mostra a imagem:
O Brasil é muito grande, basta você trabalhar com tabelas de frete para entender isso, quantas faixas de CEPs temos no País e ainda temos como desafio atender todo o território nacional, com eficiência e qualidade, quando se fala de comércio online.
Outro gráfico que chama bastante a atenção é o faturamento por regiões do Brasil, onde tivemos crescimento em todas as regiões, mesmo que com participações menores quando se comparado ao Sudeste. As demais regiões além do crescimento em faturamento, tiveram um crescimento do volume de pedidos, que foi maior que do próprio Sudeste.
Ou seja, reforça como o E-commerce brasileiro vem amadurecendo e os esforços estão surtindo efeitos, a tão falada democratização do E-commerce está acontecendo!
Imagens valem mais que mil palavras...
Para fechar o tema, a pesquisa também trouxe um levantamento estimado de quantos novos consumidores digitais tivemos nessa Black Friday 2019, mostrando que o nível de confiança do consumidor vem crescendo a cada ano.
Apesar de que, o evento ainda ter reflexo durante boa parte do mês de dezembro, e se soma a outras datas importantes do varejo, como Natal e o Saldão em janeiro, já é a hora de começar a lançar as contas do ano, fazer os inventários e os fechamentos anuais.
O planejamento para Black Friday 2020 deve estar 'afinado' para que se possa iniciar mais um ano, e aproveitar as tendências de crescimento desse mercado digital que está em crescimento acelerado no Brasil.
Planejamento é tudo!
Hora de estreitar o relacionamento com seus fornecedores, comemorar com os colaboradores de 2019, organizar a casa e iniciar mais um ano com foco na experiência do cliente e nos preços e condições que você poderá oferecer durante todo o ano. Inclusive já pensando em mix de produtos e categorias novas para trabalhar na Black Friday de 2020.
Sobre o autor
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX - The True Cloud Commerce Platform.
Leandro Ratz é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET, maior Hub de integração com marketplaces na América Latina.
Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.
Como usamos Cookies
Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.
Cookies necessários
São cookies que por padrão estão habilitados para garantir funcionalidades técnicas essenciais do site.
Cookies relacionados ao login
Usamos cookies quando você está logado para que possamos nos lembrar desse fato. Isso evita que você tenha que fazer login toda vez que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você sai para garantir que você só possa acessar recursos e áreas restritas quando estiver conectado.
Cookies relacionados a boletins informativos por e-mail
Este site oferece boletins informativos ou serviços de assinatura de e-mail e cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado e se deseja mostrar certas notificações que podem ser válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.
Cookies relacionados a pesquisas
De vez em quando, oferecemos pesquisas de usuários e questionários para fornecer a você percepções interessantes, ferramentas úteis ou para compreender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou de uma pesquisa ou para fornecer resultados precisos depois que você muda de página.
Cookies relacionados a formulários
Quando você envia dados por meio de um formulário, como os encontrados nas páginas de contato ou formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar seus detalhes de usuário para correspondência futura.
Este cookies não poderão ser desativados.
Cookies de terceiros
Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar neste site.
Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções analíticas mais difundidas e confiáveis na web para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear coisas como quanto tempo você passa no site e as páginas que você visita para que possamos continuar a produzir conteúdo envolvente.
Para obter mais informações sobre os cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.
Como vendemos produtos, é importante compreendermos as estatísticas sobre quantos visitantes do nosso site realmente fazem uma compra e, como tal, este é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem monitorar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.
O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie da DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes na web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é mostrado a você.
Para obter mais informações sobre o Google AdSense, consulte as perguntas frequentes oficiais sobre privacidade do Google AdSense.
Usamos cookies de publicidade comportamental neste site, como o Facebook Pixel, que são projetados para garantir que fornecemos a você os anúncios mais relevantes, sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que podem ser de seu interesse.
Também usamos botões e / ou plug-ins de mídia social neste site que permitem que você se conecte à sua rede social de várias maneiras. Para que estes funcionem, os seguintes sites de mídia social incluem; Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn, irá definir cookies através do nosso site que podem ser usados para aprimorar o seu perfil no site ou contribuir com os dados que eles possuem para vários fins descritos em sua respectiva privacidade políticas.
Este cookies não poderão ser desativados.
Mais Informações
Esperamos que isso tenha esclarecido as coisas para você e, como foi mencionado anteriormente, se há algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados no caso de interagir com um dos recursos que você usa em nosso site.