captura da tela da central de marketing para aumentar pedidos na shopee
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Como aumentar pedidos na Shopee: área do vendedor tem ferramentas de marketing. Confira!

2 de setembro de 2022 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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captura da tela da central de marketing para aumentar pedidos na shopee

Saber como aumentar pedidos na Shopee e investir em estratégias para crescer no marketplace é uma boa maneira de expandir as suas vendas online. 

A plataforma oferece aos sellers diversas ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho das ofertas. E onde ficam essas ferramentas? Na Shopee: área do vendedor, também chamada de Central do Vendedor.

Na Central de Marketing dentro da Central do Vendedor, é possível encontrar recursos com foco em tráfego, conversão e impulsionamento – como o Shopee ADS que apoia a configuração de anúncios no canal 

Aqui vamos falar especificamente sobre três ferramentas promocionais gratuitas que melhoram a conversão em vendas: Leve mais por menos, Oferta Relâmpago e Combo. 

Prepare o seu planejamento de marketing porque vamos mostrar como configurar essas promoções e aumentar os seus pedidos na Shopee! 

Como aumentar pedidos com ferramentas de marketing na Shopee: área do vendedor

Na Shopee área do vendedor, há uma parte inteira focada em melhorar o desempenho de vendas na plataforma. 

A Central de Marketing conta com recursos básicos e avançados que podem ser usados pelo seller para potencializar as vendas, conforme a sua estratégia de negócio. 

As ferramentas estão divididas em três categorias principais conforme o objetivo das campanhas.  

É possível ativar promoções para aumentar a visibilidade e o tráfego da sua loja, aumentar a conversão em vendas e, ainda, impulsionar a operação. 

Se você quer saber como aumentar pedidos da Shopee, siga neste conteúdo porque vamos explicar como funcionam três das principais campanhas promocionais focadas em conversão. 

Ferramentas de conversão Shopee 

captura da tela da central de marketing para aumentar pedidos na shopee

No total, há 5 recursos desenvolvidos pela Shopee com foco em auxiliar seus vendedores a aumentar os pedidos. 

Elas estão disponíveis tanto pelo site como pelo aplicativo e podem ser configuradas diretamente pela Central do Vendedor, após fazer o login. 

Selecionamos 3 dessas ferramentas promocionais e vamos explicar como você pode usá-las para acelerar os pedidos da sua loja. 

Promoção Leve mais por menos 

A ação promocional Leve mais por menos incentiva a aquisição de um número maior de itens oferecendo descontos especiais na compra agrupada.  

Essa estratégia não apenas movimenta as suas vendas, ela também é uma boa maneira de aumentar o ticket médio da sua loja. 

A dinâmica da promoção é simples, o cliente ganha desconto ao adicionar mais itens no carrinho. A configuração desta ferramenta pode ser feita em três formatos diferentes de desconto: 

  • Percentual – exemplo: 5% off na compra de 3 itens. 
  • Por quantidade – exemplo: 10% off na compra de 3 itens. 
  • Valor fixo – exemplo: 3 itens por R$50,00 

Essa configuração é feita na ativação da ferramenta, pela Central de Marketing. Além do tipo de desconto é preciso selecionar o nome da promoção, período de vigência e o limite de compra. 

A última etapa é a seleção dos produtos incluídos na campanha e pronto. Fique atento porque os itens participantes devem ter a mesma modalidade de entrega.  

Combo de produtos 

Vender produtos combinados é uma estratégia com muitos benefícios como estimular a navegação pela sua loja, aumentar o ticket médio das vendas e movimentar itens que estão parados no estoque. 

Na Shopee você pode montar as combinações com a ferramenta Combos que permite tanto oferecer descontos como presentes para clientes que gastam um valor mínimo. 

Essas são justamente as duas configurações disponíveis: Desconto combinado e Presente grátis com gasto mínimo. 

Na primeira opção, chamada de “Compre também” o cliente escolhe o produto principal e ganha desconto no item complementar. Na segunda opção, você oferece um brinde que deve ser um produto cadastrado na sua loja. 

Nas suas alternativas de combo é necessário determinar a vigência da campanha e o limite de compra. 

Oferta Relâmpago da loja 

A Oferta Relâmpago da loja é uma das ferramentas de conversão da Shopee que gera mais autonomia ao seller. Ela está disponível para qualquer vendedor e permite criar os seus descontos com flexibilidade, sem filtro ou aprovação da plataforma. 

Com este recurso você pode selecionar produtos específicos para ter descontos por um tempo determinado. A intenção é despertar o interesse do cliente, levando-o até a sua loja com a urgência de fechar a compra antes que a promoção acabe. 

Para usar a ferramenta você deve primeiro definir a sua estratégia e, logo, criar a oferta. Para ter sucesso nesta ação é necessário escolher com assertividade os produtos anunciados e definir descontos realmente atrativos. 

Os itens mais recomendados para a Oferta Relâmpago são aqueles que possuem muitas curtidas, que apresentam grande procura e os que tem uma boa margem de lucro. 

A Shopee também recomenda observar quais são os horários de melhor desempenho na sua loja. Esse dado ajudará a criar a ação no intervalo de tempo que atingirá o maior número de consumidores para melhorar ainda mais a sua conversão em vendas.  

Outra dica interessante da plataforma é criar a Oferta Relâmpago com ao menos 3 dias de antecedência. Assim, os clientes saberão que determinado produto entrará em oferta, aumentando a atração para a sua loja. 

Leia também: Shopee Express (SPX): o que é e como funciona

Leia também: Gestão de pedidos: como aprimorar no e-commerce?

Como acessar a área do vendedor?

A Shopee área do vendedor, ou central do vendedor, pode ser acessada através do computador ou do telefone.

Nos dois casos é preciso, antes de tudo, criar uma conta na Shopee e realizar seu cadastro. Para isso, basta preencher as informações solicitadas e fazer a confirmação do seu e-mail e número de telefone.

Em seguida, faça login pelo app ou pelo site no computador, preenchendo seus dados de login e senha.

Observe que a versão do aplicativo é mais compacta do que a versão web, pois ela é destinada às ações diárias mais rápidas, tendo a vantagem de poder ser acessada em qualquer lugar.

Já a versão do computador é completa com todas as ferramentas disponíveis. Por isso, prefira este acesso para realizar suas estratégias para vender mais.

Já dentro da área do vendedor, basta você clicar na Central de Marketing para visualizar as ferramentas de conversão mencionadas anteriormente.

Dicas para aumentar em até 100% suas vendas na Shopee

Para o seller Shopee que deseja alavancar as vendas na plataforma, algumas dicas práticas podem ajudar:

1. Otimizar as páginas do produto

Para aumentar suas vendas na Shopee, é essencial otimizar as páginas dos produtos, o que envolve a criação de descrições detalhadas e precisas que incluem palavras-chave relevantes para o produto.

Além disso, o seller Shopee deve fazer a categorização correta e usar títulos claros, pois isso ajuda a melhorar a visibilidade nas buscas.

A apresentação de informações técnicas e características do produto de forma organizada também proporciona uma melhor experiência ao usuário.

2. Tirar fotos de alta qualidade e de todos os ângulos

Imagens de alta qualidade são fundamentais para capturar a atenção dos compradores. Fotos nítidas que mostrem o produto de vários ângulos aumentam a confiança do consumidor e potencializam as chances de conversão.

Além disso, a iluminação adequada e o uso de fundos neutros são técnicas que ajudam o seller Shopee a destacar as características do produto de forma profissional.

3. Usar os anúncios da Shopee da forma correta

O uso estratégico dos anúncios da Shopee pode impulsionar significativamente as vendas. Para isso é importante definir corretamente o público-alvo e ajustar o orçamento de acordo com as metas de vendas.

Não se esqueça de monitorar o desempenho dos anúncios e fazer ajustes conforme necessário.

4. Responder as dúvidas dos seus clientes via chat

A prontidão em responder as dúvidas dos clientes via chat melhora a experiência do usuário e pode aumentar as taxas de conversão.

Oferecer respostas claras e rápidas demonstra comprometimento com o cliente, ajudando a construir confiança e fidelidade à marca.

5. Oferecer brindes ou descontos

A oferta de brindes ou descontos é uma estratégia eficaz para atrair novos consumidores e incentivar compras repetidas. Essa abordagem pode criar uma vantagem competitiva e aumentar a percepção de valor do produto, resultando em um incremento nas vendas.

6. Ficar atento às tendências do mercado

Manter-se atualizado com as tendências do mercado é mais um ponto essencial para o seller Shopee ajustar as estratégias de vendas e produtos conforme a demanda do consumidor.

7. Fazer lives

Por fim, realizar lives é uma técnica de engajamento que permite interagir diretamente com os clientes. 

Durante as transmissões ao vivo, é possível demonstrar produtos, responder perguntas em tempo real e criar uma conexão mais pessoal com o público.

Essa interação tem potencial de fomentar a confiança e estimular as vendas de forma significativa.

Como escolher o melhor formato promocional para aumentar pedidos na Shopee área do vendedor?

Com tantas ferramentas disponíveis para aumentar os pedidos na Shopee, pode ser que você fique em dúvida para escolher a melhor opção. 

A verdade é que não há uma fórmula de sucesso. Você precisa conhecer os recursos, entender quais são os seus objetivos e avaliar as ações promocionais que fazem mais sentido com a sua estratégia. 

Medir e analisar para tomar as melhores decisões 

Tão importante quanto planejar e executar boas ações de conversão é medir e analisar os resultados das campanhas. 

Na própria plataforma você encontra recursos para acompanhar o desempenho das ferramentas utilizadas.  

Em cada promoção configurada há uma aba de Detalhes em que é possível ver o número de pedidos, as unidades vendidas, o volume total de vendas, o número de compradores e o volume de vendas por comprador. 

Essas informações ajudarão a manter e a ajustar as campanhas realizadas e estruturar as suas próximas ações para aumentar os pedidos na Shopee. 

A estrutura tecnológica importa 

Qualquer seller que deseja melhorar os resultados online precisa garantir que a sua estrutura operacional tem capacidade de atender o volume de vendas. 

Usando as ferramentas de tráfego, conversão e impulsionamento da Shopee os seus pedidos irão aumentar, esse é o objetivo, certo? E a sua infraestrutura operacional está pronta para essa demanda? 

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Veja também: Logistica shopee

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