Receber, entregar e processar pedidos em sua loja online pode ser um desafio. O order fulfillment torna esses serviços mais dinâmicos a partir de demandas precisas e bem delineadas. Entretanto, praticar um bom order fulfillment nos marketplaces pode ser um desafio se seu sistema for manual, dependente da organização de planilhas e funcionários atentos o tempo todo.
Possuir um Hub de integração é requisito necessário para o bom andamento de seus processos internos. Você sabe como funciona a integração? O Hub integra seu sistema ERP com o de diversos marketplaces ao mesmo tempo, permitindo a gestão de todos eles em uma mesma ferramenta.
Order Fulfillment sem um Hub de integração:
- Cadastros de produto devem ser feitos na sua loja própria e depois em cada marketplace em que ela está presente. Em lojas de grande volume de produtos, além de ser um processo desgastante, pode apresentar erros pela repetição.
- Atualizações de preço devem ser feitas em cada plataforma separadamente.
- Recebimentos, confirmações e faturamento de pedidos são feitos a partir do acesso em cada plataforma para a confirmação de pedidos manualmente. Isto pode atrasar entregas e causar insatisfação para os clientes.
- Processos lentos em cada etapa, pois é preciso contar com a rapidez do servidor de cada marketplace. No caso de erros no cadastro, o retorno do suporte pode levar até 30 dias para entregar uma resposta.
- É preciso ter um grande controle das operações para que os produtos sejam retirados do estoque e atualizados imediatamente. Isto pode causar furos e prejudicar o serviço.
- Serviços de atendimento ao cliente (SAC) são separados para cada marketplace em que seu e-commerce estiver presente.
- Com a atuação em dois ou mais marketplaces, todos esses serviços já se tornam impossíveis de serem gerenciados por uma equipe pequena, o que aumenta custos e gera dificuldades de contratação e treinamento de novos funcionários.
Order Fulfillment com um Hub de integração:
- O Hub trafega imagens, descrições, especificações e atributos no cadastramento de produtos entre todos os sistemas para você.
- Alterações de preços são feitas automaticamente em vários marketplaces de uma vez só.
- As chances de erros de registro de dados são mínimas, pois tudo é feito automaticamente.
- O tempo gasto em trabalho operacional é reduzido drasticamente.
- O Hub gera relatórios inteligentes sobre a atuação da sua loja no marketplace.
- O cadastro de anúncios é realizado apenas uma vez e a gestão é facilitada pelo sistema.
- Seu produto fica disponível em todos os marketplaces integrados pelo Hub.
- Os dados de venda e estoque são todos atualizados automaticamente e sincronizados em todos os marketplaces.
- Tudo isto é feito com suporte completo da equipe do Hub, diminuindo custos de contratação de equipe.
O sucesso do order fulfillment depende da velocidade de decisão e do monitoramento contínuo destas decisões em todos os níveis da organização. Veja como o ANYMARKET irá fazer o order fulfillment ser o diferencial para o sucesso de sua loja!
Leia também: O que é Full no mercado livre