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O que é fulfillment e como funciona para vender em marketplaces?

9 de dezembro de 2020 | 3 comentários

Afinal, o que é fulfillment, a expressão que vem sendo cada vez mais usada no e-commerce?

Fulfillment é uma solução logística com a qual uma empresa transfere o seu estoque, parcial ou integralmente, a um Centro de Distribuição (CD) de outra empresa.

Essa empresa que detém o estoque fica responsável pela armazenagem, separação, embalagem, faturamento, despacho, coleta de devoluções e até pelo pós-venda. Para isso, geralmente, é cobrado um percentual dos custos da operação.

Temos outro artigo em que você pode mergulhar mais fundo no tema. Com o apoio de uma especialista, nesse conteúdo você é convidado a refletir sobre o porquê de aplicar a estratégia no seu negócio online. Clique para ler o artigo “Trilha Fulfillment: da definição à reflexão do processo”! 

Enquanto isso, por aqui usamos uma imagem do fluxo dos Correios, exemplificando uma solução fulfillment em passos simples:

exemplo de fulfillment

Fonte: Página dos Correios  

 

Mas afinal, quais são as vantagens que fulfillment pode gerar? 

Depois de falar sobre fulfillment, o que é, e ilustrar em imagem queremos abordar as vantagens do processo de logística que foca, também, na satisfação do cliente.

Para isso, é necessário buscar referências com um especialista. Segundo a empresa Pier8 Logística para E-Commerce, o intuito maior de um processo logístico no formato fulfillment é: “o lojista ter mais tempo para cuidar de outros aspectos relacionados a empresa e ampliar seu negócio”.

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Pontos mais impactantes do fluxo logístico por fulfillment

Dentre os pontos mais impactantes deste tipo de fluxo, podemos citar alguns principais que são:

Reduzir os custos e o tempo de operação

As empresas centralizadoras destas operações comportam grande volume de movimentações. Para isso contam com estruturas física e humana robusta, sistemas informacionais especializados e veículos para cumprir os prazos de entrega do produto através de rotas no fluxo.

Isso gera uma redução no tempo entre a entrada do pedido e a entrega do produto. Além disso, os valores da composição logística são consideravelmente menores pois todo o aparato serve a várias empresas. Portanto, existe a divisão proporcional dos custos.

Ganho de qualidade

Empresas que oferecem fulfillment investem expressivamente em padronização, agilidade e tecnologia em todas as operações. Isso melhora muito a experiência de compra e garante o recebimento do pedido conforme esperado.

Complementa-se, ainda, o uso da marca da empresa prestadora do serviço em operação de apoio as vendas online. Ou seja, um parceiro de nome e confiável sempre é positivo.

Assim o resultado esperado é o aumento da satisfação do consumidor e a fidelização dos clientes.

Redução de contingente

As etapas de recebimento, separação, embalagem, conferência, despacho e logística reversa exigem um bom número de pessoas para que ocorra dentro de um tempo hábil.

Esse é outro ponto em que o fulfillment pode ser vantajoso. Pois, como mencionado anteriormente, a empresa prestadora do serviço comporta um grande volume e controle de estoque.

Com isso, temos uma redução nos custos com colaboradores nesse processo, possibilitando o foco de recursos em outras esferas para aumento das vendas.

Quer saber mais sobre fulfillment em vídeo? Confira abaixo:

Gestão especializada

Por último, e não menos importante, o fulfillment proporciona a gestão especializada do processo logístico. A Escola de E-Commerce cita em um de seus artigos que:

Em um mercado altamente competitivo, em que o consumidor tem total poder de escolha, ter um processo de logística rápido e eficiente faz toda a diferença para quem atua no setor de e-commerce.”
Ou seja, a empresa que entendeu o que é fulfillment e entrou no fluxo não precisa se preocupar com a gestão da entrega. A eficiência das etapas é gerida pela prestadora do serviço de forma especializada.

Saiba mais sobre o tema: Tendências de fulfillment para marketplaces no Brasil

O que devo considerar para iniciar uma operação deste tipo? 

Apesar das várias vantagens citadas é fundamental considerar o custo-benefício com a aderência a esse processo.

Em especial, você deve considerar o valor com armazenagem e movimentação dos produtos que são os mais expressivos.

Quer saber uma forma prática de entender se, de fato, faz sentido iniciar uma operação nesse formato? Indico listar todos os custos inerentes ao fluxo atual acrescentando a projeção desejada de crescimento a médio e longo prazo.

Dedique certa atenção também para avaliar as regiões de maior volume de vendas e com proposta de expansão. Elas devem ser condizentes com as regiões dos Centros de Distribuição da empresa que será contratada para realizar fluxo fulfillment.

Com esses números em mãos será possível fazer uma comparação dos custos atuais com aqueles gerados com a aderência ao formato. Saber quanto irá custar a contratação de uma empresa especializada dará a você uma visão clara para tomada de decisão.

Leia também: Venda direta ao consumidor: oportunidade para a indústria

Fulfillment: o que é possível concluir 

Para terminar, quero falar sobre fulfillment: o que é possível concluir.

De fato, o processo traz um conceito de crescimento exponencial ao fluxo logístico. Isso direciona o foco da loja virtual ou ecommerce em alavancagem de vendas, com a retirada do “peso” com a gestão de armazenagem e entrega.

Obviamente, como toda terceirização de serviço, o lojista deve pesquisar e escolher sabiamente o parceiro. O objetivo deve ser agregar valor em seu negócio e escalar a operação de vendas. Isso, somado ao aumento de qualidade e redução de custos, pode ser um grande e rentável diferencial.

Dica bônus

Agora que você já sabe o que é fulfillment, se optar por adotar a estratégia, tenha em sua rotina ferramentas que dão suporte para esse tipo de operação.

Por exemplo, um hub de integração com marketplaces como o ANYMARKET. A plataforma centraliza as vendas e proporciona diversas funcionalidades para te ajudar com estoque e frete.

Só para citar uma dessas funcionalidades, há uma ferramenta de gestão de Múltiplos Centros de Distribuição. O recurso permite o cadastro de todos os seus CDs e os respectivos SKUs dos produtos armazenados. Crie regras para seus produtos saírem do CD que mais vale a pena conforme a sua estratégia.

Além disso, dentro do hub você também conta com:

Está preparado para crescer as suas vendas? Comece sua operação fulfillment com o pé direito, conte com o hub mais completo em funcionalidades e indicadores para potencializar a operação.

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 Sobre o autor

Joel Correia Junior é Product Owner (PO) no ANYMARKET.

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