A integração via API ANYMARKET é a solução ideal para sellers com grande volume de vendas em marketplaces que precisam centralizar a operação com flexibilidade e segurança.
O formato de comunicação de sistemas, garante que o desenvolvimento da integração aconteça da maneira mais adequada para atender as especificidades da empresa.
E o que você precisa saber para integrar via API? Será que o formato é ideal para qualquer seller? Quais são as características técnicas dessa integração e os requisitos? Ela é simples ou complexa?
Neste artigo, o Coordenador de Onboarding do ANYMARKET, Wellington Takano, responde essas e outras dúvidas que vão ajudar você a tomar a decisão mais assertiva para o seu negócio.
O que é uma API de integração?
A sigla API significa Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicações.
Isto é, a integração via API é uma solução que viabiliza a comunicação entre sistemas diferentes, possibilitando que um compreenda a linguagem do outro e trabalhem juntos para executar uma função.
API ANYMARKET: segmentos Backoffice e Marketplace
O primeiro que você precisa saber é que no ANYMARKET há dois segmentos de integração via API. Esses segmentos são chamados de API Backoffice, para conectar ERPs e plataformas de e-commerce, e API Marketplace, para plugar novos canais de venda ao hub.
Vamos entender a diferença desses dois formatos!
Desenvolvimento de integração para ERPs e plataformas
O segmento de integração ANYMARKET via API Backoffice permite ao cliente fazer um desenvolvimento personalizado conectando o hub ao seu ERP ou plataforma de e-commerce.
Desta forma, o seller centraliza todas as informações na origem e pode gerenciar pedidos, preço e estoque em um único local.
Essa centralização garante que as informações mais importantes sejam atualizadas simultaneamente em todos os canais de marketplaces integrados ao ANYMARKET.
Desenvolvimento de integração para marketplaces
Por outro lado, a integração via API Marketplace permite que os canais de venda se conectem ao hub de forma simples para que os vendedores possam controlar as publicações e vendas via integração.
Takano ressalta que, o canal de vendas que deseja integrar com o ANYMARKET via API precisa construir um Middleware. O software será a ponte de comunicação entre o hub e o marketplace.
“Nessa integração, o ANYMARKET tem um comportamento mais como um sistema de notificação”, explica.
Isso significa que cada ação realizada pelo seller no hub é notificada no marketplace por um Remote específico e o canal executa uma ação, seja consumir ou inserir a informação ou atualizar algum dado.
Vantagens da API ANYMARKET
O desenvolvimento de uma integração que comunica dois sistemas garante a customização do serviço e maior flexibilidade na aplicação das ferramentas.
Esta é a melhor maneira atender as necessidades específicas do cliente ou parceiro, principalmente quando se trata de uma operação robusta com um grande volume de dados.
Quando questionado sobre os diferenciais da API ANYMARKET, Takano explica primeiramente que ela é aberta. Ou seja, qualquer cliente que se encaixa no plano com integração por API pode fazer o desenvolvimento.
Além disso, o hub possui uma documentação superintuitiva, atualizada e disponível em 2 idiomas: português e espanhol. A versão em inglês também deve ser lançada em breve.
Essa documentação pode ser consultada em um portal exclusivo do hub, o Developers. Na página você encontra toda a informações técnica para conhecer os dois segmentos da API e realizar o desenvolvimento da integração.
Também é importante ressaltar que o ANY conta com uma tecnologia e estrutura robusta, para garantir a estabilidade e confiabilidade do sistema.
“Nossa plataforma possui mais de 230 servidores, com o Health System, que acompanha e monitora todos os sistemas. Ao menor sinal de que algo saiu do fluxo normal o nosso time de plantão é acionado”, explica Takano.
Outro destaque é a Tecnologia Auto Scaling Adaptative System (ASAS), sistema automático de expansão de servidores, que permite ao hub aumentar o poder de processamento de acordo com a demanda.
Por fim, Takano ainda ressalta que o time de suporte e homologação especializados do ANYMARKET são pontos forte do hub.
O desenvolvimento da integração é feito pelo cliente, mas o processo é acompanhado de perto pela equipe da plataforma.
O time do ANY elabora um projeto de implantação com cronograma e delimitação de escopo para garantir que o seller ou parceiro desenvolva uma integração que atende as suas peculiaridades.
O apoio do hub também tem como objetivo preservar os prazos para que todo o processo seja feito da forma mais rápida e segura possível.
Quer entender melhor como acontece o processo de implantação e onboarding do ANY? Confira no vídeo abaixo!
Perguntas frequentes sobre a API ANYMARKET
No primeiro contato com o hub, é comum que apareçam diversas dúvidas técnicas sobre o desenvolvimento da integração via API.
Com o apoio do Coordenado de Onboarding do ANY selecionamos e respondemos algumas dessas perguntas.
Essas informações são importantes para que você possa tomar uma decisão assertiva e, ainda, tornar o processo mais simples. Confira!
A API do ANY é REST ou SOAP?
Segundo Takano, a API ANYMARKET é REST e seu comportamento é passivo. Ou seja, a integração desenvolvida pelo cliente é responsável por inserir e/ou consumir informações na API do hub.
Quais são os endpoints da API?
Atualmente, nossa API conta com diversos endpoints. Ainda assim, podemos citar os principais que são: Frete, Produtos, Pedidos, Preço e Estoque.
Se você deseja saber informações completas sobre os endpoints, pode acessar o portal Developers, escolhendo entre os segmentos Backoffice ou Marketplace.
O desenvolvimento da integração é fácil ou difícil?
Sobre a complexidade do desenvolvimento da integração via API, Takano afirma que pode variar de acordo com o cenário do seller ou parceiro.
“Porém, em geral é fácil. A maior dificuldade do desenvolvimento estará na tecnologia que será utilizada pelo cliente e na regra de negócio da sua operação”, afirma.
Quais são os prazos para integrar via API?
O prazo para realizar a integração pode variar conforme o escopo do projeto e a disponibilidade de mão de obra do cliente para o desenvolvimento.
“Atualmente trabalhamos com um SLA de homologação de até 5 dias úteis, a contar da data de recebimento da documentação preenchida pelo seller ou parceiro. Esse é o tempo necessário para homologação dos testes e devolutiva de erros, caso haja”, esclarece Takano.
Quais são os requisitos mínimos para a integração?
Os requisitos mínimos para a integração via API ANYMARKET são:
- Ter contratado o plano Performance ou superior.
- Contar com uma equipe técnica para desenvolver a integração.
No caso da API Backoffice, ainda é necessário que o seller use uma plataforma de e-commerce ou ERP, que irá possibilitar a conexão com o hub.
Segundo o Coordenador de Onboarding do hub, para que tudo ocorra da maneira esperada, também é imprescindível que antes de iniciar o desenvolvimento o cliente faça uma análise da documentação da API ANYMARKET e realize o treinamento indicado.
“Essas ações prévias ajudam a compreender a nossa regra de negócio. Seguindo esses dois passos, o desenvolvimento da integração se dará de maneira fácil e sem complicações”, considera.
Para fazer a integração, é preciso configurar todos os campos?
Na API, em cada requisição há campos que são obrigatórios e outros que são opcionais. Essa informação está detalhada e identificada na documentação do hub.
Em relação a endpoints, não é obrigatório o desenvolvimento de todos. É possível personalizar a configuração conforme a sua demanda e escopo de trabalho.
Como saber se a integração via API é o ideal para a minha operação?
Tomar a melhor decisão ao escolher ferramentas de apoio é imprescindível para mitigar erros e conseguir expandir o negócio online com estabilidade e segurança.
Conhecer os atributos técnicos dessas ferramentas é um dos critérios essenciais para escolher a plataforma mais adequada à sua estrutura operacional.
Essas informações você encontra na documentação da plataforma. Entretanto, é sempre bom escutar o que dizem os especialistas. Por isso, perguntamos a Takano para quem está direcionada a integração via API do ANY.
Por que o meu e-commerce precisa de uma API de integração?
“Se a sua empresa possui um ERP ou plataforma, já opera em marketplaces, mas quer expandir a operação de vendas e precisa de uma integração personalizada que se encaixe com a sua regra de negócio, o desenvolvimento API é ideal para a sua operação”, explica.
Uma integração personalizada com o hub permite aproveitar ao máximo as funcionalidades da ferramenta. Além de ter a oportunidade de conectar o seu e-commerce a mais de 80 marketplaces que estão integrados ao ANYMARKET.
Quer saber mais sobre os planos que incluem a integração via API? Entre em contato com um dos nossos consultores, vamos encontrar juntos a melhor solução para o seu negócio!