Mulher sentada no sofá se preparando para comprar produtos no Mercado Shops
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Escalando vendas com o Mercado Shops

11 de abril de 2024 - Atualizado em: 9 de outubro de 2024
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Mulher sentada no sofá se preparando para comprar produtos no Mercado Shops

Buscar formas de escalar as vendas é essencial para manter o negócio on-line lucrativo em longo prazo. Um sistema promissor nesse sentido é o Mercado Shops, plataforma de e-commerce integrada ao Mercado Livre.

Para alguns sellers, o uso da ferramenta pode representar uma oportunidade de expansão e alcance de um público mais amplo. Quer saber se essa plataforma é ideal para o seu modelo de negócio?

Siga a leitura, porque, neste artigo, explicaremos como funciona o Mercado Shops e qual é o seu potencial para a implementação de campanhas e estratégias que podem potencializar a sua operação on-line.

O que é o Mercado Shops

O Mercado Shops é uma plataforma de comércio eletrônico desenvolvida pelo Mercado Livre. A ferramenta está integrada ao MELI e permite que os sellers criem suas próprias lojas virtuais de maneira simples e eficiente.

Depois de criar a loja on-line, é possível acessar uma série de recursos que facilitam tanto a criação da página como a gestão das vendas.

Uma das principais vantagens desta plataforma é a integração com o Mercado Livre, o que possibilita, entre outras coisas, alcançar uma base consolidada e diversificada de clientes.

Ou seja, integrando a loja on-line do Mercado Shops ao marketplace, são aproveitadas a sua reputação e a sua infraestrutura logística, o que pode resultar em uma maior visibilidade e confiança dos usuários.

Especialmente para sellers que não possuem uma estrutura própria de e-commerce, o Mercado Shops pode ser uma excelente oportunidade de expandir a operação de vendas on-line.

Sua interface é simples, e a página pode ser personalizada para refletir a identidade da marca do seller. Isso inclui a possibilidade de escolher layouts, cores e adicionar informações sobre a empresa e os produtos.

Focada especialmente neste público de vendedores, a plataforma é acessível, mas também completa. Oferece uma maneira eficaz de criar e gerenciar lojas virtuais aproveitando a infraestrutura e a base de clientes do Mercado Livre.

Com ferramentas de personalização, facilidade de uso e suporte técnico focado na necessidade do vendedor, o Mercado Shops pode ser uma opção viável para quem deseja expandir seus negócios online.

Como funciona o Mercado Shops

Como já mencionamos, o Mercado Shops é uma plataforma de comércio eletrônico integrada ao Mercado Livre. Por isso, para começar a usá-la, o seller deve primeiro fazer o cadastro como vendedor no marketplace.

Após ter o cadastro feito, o processo de configuração da loja no Mercado Shops é simples e intuitivo. É possível escolher entre uma variedade de templates e layouts pré-configurados, além de adicionar elementos personalizados com a identidade da própria marca.

O passo seguinte é a configuração dos produtos no catálogo e a publicação dos anúncios. Nesta etapa você deve ajustar as fotos, descrições, especificações técnicas e preços para cada produto.

Na plataforma ainda será necessário configurar as opções de pagamento. Estão disponíveis modalidades como cartão de crédito, Pix, boleto bancário e Mercado Pago, o sistema de pagamentos próprio do MELI.

Outro passo importante é a escolha entre as opções de envio, que incluem os serviços logísticos do Mercado Envios. A ferramenta também oferece ferramentas para facilitar a gestão do estoque, com monitoramento da disponibilidade e notificações por falta de itens.

Quando a operação já está em andamento, é possível utilizar os recursos de análise e acessar relatórios personalizados com o desempenho das lojas. Isso permite identificar oportunidades e realizar ajustes estratégicos.

Leia também: como vender no Mercado Livre

Por que o Mercado Shops pode ajudar a escalar as suas vendas

Vimos que o Mercado Shops é uma plataforma completa, integrada ao Mercado Livre, para criar, gerenciar e impulsionar as vendas online. A seguir listamos alguns dos benefícios da ferramenta que justificam o seu potencial para escalar vendas e expandir o negócio.

Rápido retorno financeiro

O Mercado Shops conta com uma base de clientes qualificados estabelecida pelo Mercado Livre. Isso garante um aumento da visibilidade dos produtos e potencializa as vendas para gerar em um retorno financeiro mais rápido.

Considerando aspectos mais operacionais, a integração com o sistema Mercado Pago e com serviços de logística simplificada ajuda a agilizar as transações, também resultando em uma resposta mais rápida no repasse das vendas ao seller.

Escalabilidade

Por sua infraestrutura e credibilidade, a plataforma oferece recursos e ferramentas para que o seller possa escalar suas vendas de forma eficiente. Entre diversos aspectos, a base de clientes já consolidada facilita esse processo, por garantir um alcance mais amplo dos anúncios e campanhas.

Simplificação de estoque e logística

O Mercado Shops está preparado para simplificar a gestão de estoque e a logística dos vendedores que escolhem montar a sua loja na plataforma.

Para isso, possui integração direta com o Mercado Livre, permitindo que os vendedores gerenciem seu inventário de forma centralizada. Também estão disponíveis ferramentas para monitorar a disponibilidade dos produtos e controlar a baixa de estoque.

Em relação à logística, vendendo no Shops, o seller pode aproveitar os serviços de entrega do Mercado Livre. As diferentes modalidades do Mercado Envio facilitam as entregas e garantem uma experiência de compra mais fluida para os clientes.

Pode impactar o SEO do seu ecommerce

Um benefício não tão comum, mas que realmente pode ser esperado da operação no Mercado Shops é a melhoria da sua marca em termos de SEO (Search Engine Optimization).

Primeiramente, como a plataforma é desenvolvida pelo Mercado Livre, um dos maiores marketplaces da América Latina, as duas lojas costumam conseguir uma boa classificação nos resultados de busca.

Por outro lado, a plataforma dispõe de ferramentas para otimização de conteúdo, como a possibilidade de adicionar palavras-chave relevantes nas descrições dos produtos e em outras partes do site.

Redução de custos

Se você adequar a sua estratégia, a decisão de vender no Mercado Shops pode representar uma redução nos seus custos operacionais.

O fato de a plataforma estar pronta para usar elimina a necessidade de desenvolver um site ou um sistema de e-commerce próprio. O investimento em marketing também pode ser reduzido, já que você tem acesso à base de clientes do MELI e não precisa começar do zero a atração de clientes.

A logística é outro ponto que pode representar uma diminuição de investimento devido à possibilidade de aproveitar as soluções do serviço Mercado Envios, enquanto a integração com Mercado Pago pode ser uma solução para reduzir custos com a gestão de pagamentos.

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