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Como evitar que sua loja seja suspensa dos marketplaces

16 de fevereiro de 2017 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Você está trabalhando com marketplaces, suas vendas estão indo bem e de repente você é surpreendido com um comunicado do marketplace que sua loja foi suspensa por não ter atingido os critérios mínimos estabelecidos pelo canal. Com isso você vê uma parte do seu faturamento indo embora.

Para evitar esse tipo de problema, seguem algumas dicas simples que irão ajudá-lo a manter uma boa reputação como vendedor nos marketplaces.

Uma dica geral é estar atento às regras do seu contrato ou termos de uso. Muitas pessoas simplesmente assinam o contrato e não se dão conta de que existem muitas obrigações que precisam ser cumpridas pelos lojistas. Os contratos preveem regras que devem ser gerenciadas, medidas e controladas e toda equipe precisa estar bem informada sobre essas regras e como a empresa está em relação a elas.

Dicas por Marketplace:

  • Mercado Livre: Nesse marketplace uma preocupação geral que os lojistas precisam ter é com a avaliação dos compradores, mas só isso não é suficiente para você evitar de ser banido do Mercado Livre. Colocar informações pessoais, outras formas de contato no anúncio ou nas respostas pode ser um problema para a continuidade da sua operação junto a esse parceiro. Outro ponto que suspende lojistas nesse marketplace é o uso de mais de um usuário para uma mesma pessoa e conta. Um excesso de avaliações negativas dos compradores também influencia na reputação do lojista, lojas que acumulam -4 pontos são bloqueadas de maneira automática. Existe um conjunto de regras que devem ser seguidas e você pode acessá-las através do link http://www.mercadolivre.com.br/seguro_publicacion.html
  • CNOVA (Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Cdiscount): Os indicadores de qualidade operacional são os itens mais importantes a serem controlados e devem ser observados de perto. São eles:  pedidos com atraso de envio, pedidos cancelados pela loja sem a solicitação do cliente, reclamações em geral, protocolos fora do prazo que não são respondidos pelo lojista em dois dias úteis. Para ter um ótimo desempenho nesse marketplace todos esses indicadores precisam estar verdes, e fique atento pois a Cnova comunica os lojistas sobre sua qualidade semanalmente. Um indicador vermelho já faz com que sua loja corra o risco de ser suspensa, por isso fique sempre de olho no quadro de indicadores de qualidade no Admin da sua conta.
  • WALMART: O que pode suspender um lojista do Walmart é o não atendimento de chamados, prazos de entrega não cumpridos e venda de produtos proibidos assim como uma baixa reputação em órgãos como Reclame Aqui e Procon. Além disso é preciso divulgar informações claras e precisas sobre os produtos e sempre responder dúvidas dos compradores.
  • GFG (Dafit, Kanui e Tricae): Quem anuncia seus produtos nos marketplaces do grupo GFG, que são Dafiti, Kanui e Tricae precisa ficar ligado em todos os pontos relevantes do contrato e do termo de adesão no momento do acordo. Uma das coisas que os marketplaces pedem é exclusividade após a assinatura do contrato, portando os lojistas não podem vender suas peças em novos marketplaces, mas estão autorizados a comercializá-las nos seus e-commerces. Outro ponto importante para a qualidade do seller nesse canal é anunciar e vender somente produtos disponíveis em estoque e garantir que os produtos anunciados estejam em conformidade com a legislação vigente. Lojistas são suspensos dos marketplaces se violarem qualquer cláusula do contrato assinado ou transferirem a terceiros os direitos e obrigações previstos no mesmo.
  • B2W (Americanas, Submarino, ShopTime): Fique atendo ao painel de monitoramento, avaliações negativas, cancelamentos de pedido pelo lojista, SACs não respondidos no prazo e principalmente atrasos de envio e entrega penalizarão os indicadores e poderão gerar suspensão da conta. Um ponto que poucos lojistas ficam atentos é o prazo de envio e ele é muito importante para a reputação dos lojistas, se o prazo de envio é de um dia, vendas feitas no sábado devem ser enviadas no domingo assim um prazo de envio de no mínimo 2 dias é altamente recomendado para que as vendas de final de semana e feriados não afetem sua reputação.

Fique atento às regras e a cada indicador de qualidade do marketplace em que você disponibiliza seus produtos para não perder essa grande oportunidade conquistada, boas vendas!

 
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