Imagem de um computador representando como vincular categorias
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Como vincular categorias nos marketplaces de forma mais eficiente

3 de janeiro de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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No e-commerce é indispensável saber como vincular categorias aos produtos anunciados, principalmente em marketplaces. Nesse universo, em que a diversidade de produtos é tão ampla quanto a variedade de consumidores, a apresentação dos itens tem um papel central no sucesso das vendas. 

Sem essa organização é como se o consumidor estivesse em uma loja onde os itens estão dispostos sem qualquer lógica aparente, tornando a experiência de compra difícil, confusa e, muitas vezes, frustrante. 

Neste artigo, exploramos a importância da categorização correta dos produtos nos canais de venda. Também separamos dicas para estabelecer vínculos de categorias de maneira estratégica e muito mais eficiente.

Para isso, vamos conhecer os recursos exclusivos de uma ferramenta especializada em vendas on-line, o hub de integração de marketplaces ANYMARKET. Siga a leitura e comece imediatamente a aprimorar a sua operação de e-commerce.

Como vincular categorias corretamente impacta as vendas on-line

Vincular categorias corretamente nos marketplaces ajuda a otimizar a experiência do cliente, melhorar a visibilidade dos produtos e, consequentemente, impulsionar as vendas. Por isso, a categorização correta afeta diretamente o resultado da sua operação on-line. 

Para que isso fique claro, listamos abaixo algumas razões pelas quais o vínculo de categorias adequado é tão importante.

Facilita a busca e navegação

A categoria dos produtos permite, entre outras coisas, que os clientes encontrem o que estão procurando de maneira mais rápida e fácil. Isso melhora a experiência de navegação, tornando o processo de compra mais eficiente.

Além disso, muitos marketplaces usam algoritmos de busca para fornecer resultados mais relevantes aos seus usuários. A categorização ajuda esses algoritmos a entenderem a natureza dos produtos, melhorando a correspondência com as consultas dos clientes e aumentando as chances de impactar potenciais clientes.

Aumenta a visibilidade

É comum que os clientes usem filtro de categoria ao pesquisar um produtos nos marketplaces. Se um item estiver na categoria errada ou não estiver categorizado, não será exibido nos resultados relevantes, reduzindo sua visibilidade mesmo que seja exatamente o que o consumidor procura.

Melhora a comparação de produtos

Quando os produtos estão agrupados corretamente em categorias específicas, os clientes on-line têm a oportunidade de comparar facilmente suas características e preços. Esse aspecto pode ser altamente relevante para a tomada de decisão de compra.

Otimiza campanhas de marketing

Ao saber como vincular categorias dos seus produtos adequadamente, o seller consegue direcionar campanhas de marketing com maior foco nos seus objetivos. 

Essas ações direcionadas possibilitam alcançar públicos específicos com maior precisão e aumentar as chances de conversão em venda.

Facilita a gestão de estoque

A gestão de estoque é outro ponto impactado pela categorização dos produtos. A classificação correta facilita o monitoramento das vendas para fazer ajustes ágeis no armazenamento e logística dos produtos conforme o movimento de pedidos.

O que é a sugestão automática de categorias

Considerando esses benefícios, não há dúvidas quanto à relevância de vincular categorias corretamente para melhorar o desempenho das vendas em marketplaces. Entretanto, o processo de categorização pode se tornar uma dor de cabeça para sellers que anunciam em diversos canais de venda.

Categorizar manualmente em uma operação em múltiplos canais e com alto volume de SKUs pode ser uma tarefa desgastante e que demanda um grande investimento de tempo e energia. Por isso, existem ferramentas no mercado que permitem automatizar esse e outros pontos da operação para torná-la mais ágil e eficiente.

Esse é o caso do hub de integração de vendas em marketplaces ANYMARKET, que possui uma funcionalidade exclusiva de sugestão automática de categoria para otimizar o processo de maneira simples e inteligente.

O integrador é líder na América Latina, e sua tecnologia robusta e completa permite vender mais com menos esforço, já que possui integração com os principais marketplaces do mercado e recursos exclusivos de automatização das vendas online.

Quer saber ainda mais sobre a sugestão automática de categorias? Confira o vídeo abaixo:

Vínculo de categorias com Inteligência Artificial

A funcionalidade Sugestão Automática de Categorias do ANYMARKET conta com a Inteligência Artificial para e-commerce MIA, que permite vincular categorias em diversos canais de venda com apenas três cliques.

No painel do hub, durante a configuração dos produtos para publicação nos marketplaces, a ferramenta oferece opções de categorias para o vínculo. Desta forma, não é necessário buscar manualmente a classificação adequada para cada item. 

Após receber a sugestão automática, o vendedor deve apenas definir a porcentagem de compatibilidade para estabelecer a assertividade que deseja atingir, e pronto, o vínculo é feito rapidamente.

Diferente de outras plataformas que oferecem soluções para e-commerce, a funcionalidade do ANYAMARKET realiza o vínculo de categoria para categoria, reduzindo em até 50% o tempo de configuração.

Além disso, a ferramenta também permite vincular categorias de forma massiva, otimizando ainda mais o processo para reduzir o seu tempo de rotina operacional e focar a estratégia do negócio.

Todo esse processo é feito a partir da grande base de dados do hub que considera todos os vínculos de categorias feitos por seus vendedores em dezenas de marketplaces ao longo do tempo. 

Por isso, em cada vínculo, podem ser sugeridas duas ou três categorias para que o seller informe a melhor compatibilidade. Esse recurso melhora a assertividade do algoritmo do integrador para trabalhar com maior porcentagem de compatibilidade e melhorar as sugestões de categorias.

Leia também como funciona o algoritmo do Mercado Livre

Você ainda categoriza os seus produtos sem apoio de Inteligência Artificial? Não perca essa chance de otimizar seu tempo e melhorar a gestão dos seus produtos. Entre em contato com um especialista do ANYMARKET e experimente as vantagens de uma funcionalidade exclusiva com IA para e-commerce.

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