Blog

8 problemas do gerenciamento de marketplaces sem um Hub de integração

16 de maio de 2016 | Nenhum comentário

Segundo o Relatório Conversion do E-commerce Brasileiro 2016, o comércio eletrônico deve crescer em 25% neste ano e é preciso estar preparado para a competitividade no setor. Você deseja atuar nos marketplaces para aumentar seu alcance de vendas? Existem inúmeras dificuldades em administrar seu e-commerce em marketplaces sem um Hub de integração. Vamos apresentar 10 problemas que você pode enfrentar sem esta ferramenta.

Cadastro de produtos

Com o gerenciamento manual do e-commerce nos marketplaces, os produtos devem ser cadastrados na sua loja própria e depois em cada marketplace em que ela está presente. Em lojas de grande volume de produtos, além de ser um processo desgastante, pode apresentar erros pela repetição.

Atualizações de preço

Quando necessário realizar alterações de preço, as atualizações devem ser feitas em cada plataforma separadamente, assim como no cadastro.

Recebimento de pedido

No gerenciamento sem um Hub, é necessário acessar cada plataforma para o recebimento e confirmação de pedidos manualmente.

Confirmação e faturamento

O processo de faturamento e confirmação de envio é manual, demorado e deve ser feito por vez em cada plataforma. Isto pode atrasar entregas e causar insatisfação para os clientes.

Processos lentos

Em todos os processos anteriores, é preciso contar com a rapidez do servidor de cada marketplace. O cadastro manual de produtos pode ser lento e apresentar erros. No caso de erro, o retorno do suporte pode levar até 30 dias para entregar uma resposta.

Furo de estoque

Imagine todos estes processos repetidos milhares de vezes? É preciso ter um grande controle das operações para que os produtos sejam retirados do estoque e atualizados imediatamente. Isto pode causar furos e prejudicar o serviço.

Atendimento

Os serviços de atendimento ao cliente (SAC) são separados para cada marketplace em que seu e-commerce estiver presente.  

Equipe

Quantas pessoas e tempo investido você imagina ser necessário para administrar anúncios, controlar estoque, retirar pedidos e fazer o despacho dos produtos? Com a atuação em dois ou mais marketplaces esses serviços já se tornam impossíveis de ser gerenciados por uma equipe pequena, o que aumenta custos e gera dificuldades de contratação e treinamento de novos funcionários.

Para ter um grande volume de vendas e conseguir fazer um bom trabalho em diferentes plataformas, a integração com um Hub é a melhor solução. Quer conhecer as vantagens de atuação por meio desta ferramenta? Acesse 23 motivos para você usar um Hub para integração com marketplaces.

Compartilhe esse artigo:

<<