Amazon Ads é a plataforma de publicidade da Amazon, um dos maiores marketplaces de varejo do mundo. O recurso permite expandir o alcance dos anúncios de produtos e aumentar a competitividade do seller no canal.
Vende na Amazon e ainda não investe em anúncios pagos? Vamos te ajudar a entender como funciona o Ads do marketplace, suas principais vantagens e como usar a plataforma da maneira mais estratégica para impulsionar vendas. Confira!
O que é o Amazon Ads
Com o Amazon Ads é possível promover anúncios cadastrados no canal para alcançar um público mais segmentado e propenso a comprar. Para isso, a plataforma oferece diferentes opções de anúncios que possuem custos variados e também atendem demandas específicas.
Um dos formatos mais comuns é o anúncio patrocinado, que aparece nos resultados de pesquisa de produtos. Também é possível anunciar nas páginas de produtos concorrentes da mesma categoria e até mesmo fazer publicidade fora do site, como em aplicativos e sites parceiros da marca.
No administrador do Ads é possível segmentar os anúncios com base em critérios como palavras-chave, interesses do cliente, comportamento de compra e demografia. Essa segmentação é o que torna a publicidade altamente direcionada e eficaz.
De forma complementar a outras ações que impulsionam as vendas online, o Amazon Ads é uma ferramenta que ajuda vendedores de todos os segmentos a escalar as vendas no marketplace.
Como funciona o sistema de anúncios da Amazon
O sistema de anúncios da Amazon opera por meio de um sistema de leilão, semelhante a outras plataformas de publicidade online. Ou seja, os anunciantes competem por espaços publicitários exibidos em várias partes do site, como nos resultados de pesquisa e em páginas de produtos.
O formato mais comum é o anúncio patrocinado, que funciona com a escolha de palavras-chave relevantes para o produto e a definição de um lance com custo por clique (CPC) para cada palavra-chave.
Desta forma, quando os usuários pesquisam por esses termos, os anúncios patrocinados aparecem com prioridade nos resultados. A posição e a visibilidade são determinadas pelo valor do lance e pela relevância do anúncio em responder a busca do cliente.
Além dos anúncios patrocinados, os sellers também podem configurar anúncios de display, exibidos em páginas de produtos e outras áreas de venda. Também há o formato em vídeo, exibido nas apresentações de produtos ou em outros pontos audiovisuais nas páginas do marketplace.
Para direcionar as campanhas, a plataforma permite segmentar os anúncios e oferece dados detalhados de desempenho, permitindo que os sellers ajustem suas estratégias e otimizem o retorno sobre o investimento.
Quem pode usar a plataforma
O Amazon Ads está disponível para vendedores da plataforma e requer apenas alguns requisitos simples como ter um cartão de crédito ou débito válido e aceitar os termos de uso.
As campanhas podem ser configuradas diretamente na conta de vendedor, tornando o processo acessível e flexível para anunciantes com diferentes orçamentos e metas de marketing.
Quais são os recursos disponíveis no Amazon Ads?
Amazon Ads oferece uma gama abrangente de recursos publicitários que ajudam os vendedores a maximizar sua presença e performance na plataforma. A seguir, detalhamos os principais recursos disponíveis:
Anúncios em destaque
Os Anúncios em Destaque são projetados para aumentar a visibilidade de produtos específicos nas páginas de busca e detalhes dos produtos. Esses anúncios são exibidos na parte superior das páginas, atraindo a atenção dos consumidores e aumentando a taxa de conversão.
Lojas
As Lojas no Amazon Ads permitem que os vendedores criem uma experiência de marca personalizada dentro da plataforma. Com uma loja virtual dedicada, é possível exibir uma linha completa de produtos de forma organizada e atrativa, fortalecendo a identidade da marca e oferecendo aos consumidores uma experiência de compra coesa e envolvente.
Anúncios de display
Os Anúncios de Display são uma ferramenta poderosa para alcançar um público mais amplo. Esses anúncios são exibidos nos resultados na área “produtos relacionados” e são indicados para anunciantes que utilizam upselling em sua estratégia.
Anúncios em vídeo
Os anúncios em vídeo oferecem uma forma dinâmica e envolvente de capturar a atenção dos consumidores.
Anúncios personalizados
Os Anúncios Personalizados permitem uma segmentação avançada das campanhas publicitárias, utilizando dados específicos do comportamento do consumidor Isso aumenta a eficácia das campanhas e melhora a experiência do cliente.
Amazon DSP (Demand Side Platform)
O Amazon DSP (Demand Side Platform) oferece uma solução robusta para a compra programática de anúncios. Com o Amazon DSP, os vendedores podem adquirir inventário de anúncios de forma automatizada, com segmentação avançada e otimização em tempo real.
Quais são as vantagens do Amazon Ads
Uma das principais vantagens do Amazon ADS é o acesso a um público altamente segmentado e propenso a comprar. Os usuários de marketplaces, normalmente têm intenções claras de compra, porém é necessário lidar com a concorrência alta que existe na plataforma.
Neste sentido, uma estratégia de anúncios pagos pode fazer toda a diferença, já que a publicidade direcionada na plataforma é a melhor maneira de atingir clientes que já estão na etapa final do funil de vendas.
Outro ponto positivo do recurso é o acesso a dados detalhados de desempenho das campanhas. Isso permite acompanhar o progresso e otimizar suas estratégias com base em resultados reais.
A flexibilidade nos formatos de anúncios também é uma vantagem do serviço da Amazon. O seller pode escolher entre opções de anúncios para ter um alcance mais estratégico e aumentar a conversão em vendas.
Principais métricas e relatórios
Como mencionamos, uma das vantagens de fazer publicidade na Amazon é a possibilidade de medir e ajustar as campanhas de forma estratégica. No entanto, para isso é necessário conhecer as métricas do marketplace e estabelecer um processo de monitoramento.
A seguir, listamos algumas das principais métricas que podem apoiar a sua estratégia de Ads:
Métricas de impressões
- Impressões: número total de vezes que um anúncio foi exibido aos usuários.
- Participação de impressões: porcentagem de impressões recebidas pelos anúncios receberam em relação ao total de impressões disponíveis no canal.
Métricas de cliques
- Cliques: número de vezes que os usuários clicaram nos anúncios.
- Taxa de cliques (CTR): porcentagem de impressões que resultaram em cliques, o cálculo é feito dividindo o número de cliques pelo número de impressões.
Métricas de custos
- Custo por Clique (CPC): valor médio pago por cada clique no anúncio.
- Custo por mil impressões (CPM): custo médio por mil impressões de anúncios, métrica mais utilizada em anúncios de display.
- Custo total: valor total gasto em uma campanha publicitária.
Métricas de conversão
- Conversões: número de ações desejadas que ocorreram após um clique em anúncio.
- Taxa de Conversão: porcentagem de cliques que resultou em uma conversão.
Métricas de posição e visibilidade
- Posição média: registra a posição média em que o anúncio foi exibido nos resultados de pesquisa.
- Participação de impressões: porcentagem de impressões que os anúncios tiveram ao aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa.
Métricas de palavras-chave
- Melhor desempenho: identifica quais palavras-chave geram mais cliques e conversões.
- Baixo desempenho: estabelece quais palavras-chave podem precisar de otimização.
Como usar o Amazon Ads de forma eficaz
Antes de começar a investir em publicidade, certifique-se de que suas páginas de produtos sejam informativas, atraentes e tenham imagens de alta qualidade.
Planejar e monitorar é essencial para ter campanhas eficientes no Ads. Primeiro você deve entender os seus objetivos, estabelecer metas de desempenho e um orçamento para começar a fazer anúncios pagos.
O passo seguinte é realizar uma pesquisa de palavras-chave para identificar as que possuem maior potencial de atração para os seus produtos.
Na configuração das campanhas, utilize opções de segmentação avançada, como demografia, localização e comportamento de compra. Essa etapa é essencial para que seus anúncios sejam exibidos ao público certo, aumentando a probabilidade de cliques e conversões.
Finalmente, estabeleça métricas para monitorar e acompanhe com frequência regular os relatórios da plataforma. Desta maneira você poderá medir a eficiência da estratégia, realizar ajustes e acompanhar as tendências do mercado de e-commerce.
Hub de integração marketplace para Amazon
Sellers que desejam ter uma operação de e-commerce segura e escalável, devem considerar a centralização das vendas em um hub integrador. A plataforma simplifica e automatiza a gestão multicanais e melhora o desempenho das vendas online.
Algumas das funções do software são a otimização da listagem de produtos, preços, estoque e da própria configuração de anúncios. Todos esses fatores impactam diretamente no rendimento das campanhas pagas.
O integrador permite que o seller tenha uma visão centralizada em um único painel inteligente, o que gera maior visibilidade da operação e torna mais simples a publicação de campanhas publicitárias direcionadas.
Entre outras coisas, a automação ajuda a garantir que seus anúncios estejam sempre alinhados com as condições e tendências do comércio eletrônico.
Porém, para ter todos esses benefícios, é imprescindível implementar um hub que tenha integração com os principais marketplaces e plataformas do mercado e ofereça funcionalidades avançadas para crescer com segurança.
No Brasil, a plataforma de integração mais completa do mercado é o ANYMARKET, um parceiro da Amazon que possui integração com o serviço logístico FBA Amazon e atende às especificidades do canal.
O hub possui o distintivo Conectado ao Cliente no Programa Amazon Evolution, que destaca softwares parceiros do marketplace ao atingirem as metas de experiência do usuário. O selo garante que o hub entrega aos clientes uma navegação amigável, com experiência de listagem ou matching fluída na plataforma.
Quer saber mais sobre centralização e automatização de vendas para melhorar seu desempenho nos maiores marketplaces? Fale com um especialista em e-commerce e descubra as melhores soluções de integração para o seu negócio.