O dia do frete grátis foi criado nos Estados Unidos mas já acontece no Brasil desde 2012. A ideia dessa data, que em 2017 acontece no dia 28 de abril, é movimentar o comércio eletrônico com ofertas de frete grátis. É uma grande chance para que os lojistas consigam fidelizar clientes que nunca compraram na sua loja antes e podem aproveitar essa data para realizar uma compra e ter uma ótima experiência.
O frete é um fator decisivo na hora da compra: 67% dos consumidores dizem que o valor do frete é uma parte negativa da compra online, por esse motivo o dia do frete grátis tem um apelo especial para os consumidores. Clientes do ANYMARKET tiveram um aumento de 9,3% no número de pedidos na quinzena do evento em 2016.
Mas oferecer frete grátis em todas as compras pode deixar o e-commerce no prejuízo, é preciso investir em diferentes estratégias para participar dessa data sem prejudicar o fluxo de caixa.
- Faça parcerias com empresas de logística e transportadoras
Empresas de transporte e logística podem ser boas parceiras para essa data, já que elas podem oferecer descontos ou melhores condições de pagamento em grandes volumes. Coloque essa possibilidade no radar e não deixe de aproveitá-la.
- Ofereça frete grátis apenas para alguns pedidos
Focar em regiões específicas, compras acima de um determinado valor, em produtos selecionados ou até para pedidos com um número de itens pré estabelecido pode ser uma saída para empresas que não conseguem cobrir o valor de entregas para todos os pedidos. Focar em uma parcela dos consumidores pode agradar mais do que oferecer algo que você não vai conseguir cumprir.
Não esqueça de conferir se sua loja tem margem suficiente para cobrir esses valores de frete grátis, as vezes condições adequadas para uma empresa não são adequadas para outras. Comece a planejar essa data com antecedência para ter sucesso e uma campanha bem estruturada, boas vendas!