Dia do Frete Grátis: saiba como montar sua estratégia para a data em 2018

Dia do Frete Grátis: saiba como montar sua estratégia para a data em 2018

O dia do frete grátis está próximo e nos deparamos com um cenário crítico para muitos lojistas que usam os Correios como principal fornecedor logístico, já que recentemente foi anunciado um alto reajuste, chegando em alguns trechos a um aumento superior à 40%.

Mesmo com esta alta, as vendas não podem parar! Em uma pesquisa realizada em 2017, foi observado que o fator frete é levado em consideração por 78% dos consumidores, ou seja, o brasileiro entende como fator decisivo a cobrança de frete no fechamento da compra, prova disto é a alta incidência de abandono no carrinho.

Estabeleça sua estratégia de frete grátis!

Portanto, caso tenha margem e uma estratégia azeitada de preços que permitam praticar o frete grátis, não há melhor momento para aproveitar a data, pois muitos consumidores irão navegar este dia em busca de produtos sem taxa de frete. Segundo o relatório recente da Webshoppers, os varejistas aumentaram a oferta de frete grátis nas compras online. Entre o 4T16 e o 4T17 houve um aumento de 6 pontos percentuais (36% para 42%), influenciado pelo incentivo ao uso de aplicativos e retirada em lojas físicas de produtos.

De outro lado, as dificuldades para os lojistas são grandes, pois há diversas particularidades que envolvem a estratégia de precificação de frete, já que não é possível ter vantagem competitiva em todo o território nacional, pois uma carga para o Norte tem um valor muitas vezes superior se comparada a esta mesma carga entregue no Sul.

Quando existem vários cd´s de distribuição esta diferença é amenizada, porém, mesmo assim os custos não são os mesmos, pois há variação de impostos de um estado para outro. Sem contar ainda outro fator a ser levado em consideração para a definição desta estratégia como, por exemplo, trabalhar com categorias de produtos onde a margem é extremamente baixa e aplicar desconto no frete significa trabalhar no prejuízo. Definido tudo isso, é hora de aplicar todas estas variáveis e regras nos seus produtos, e muitos lojistas se deparam com o maior problema: Como fazer isso de uma forma fácil e rápida e depois “desfazer” estas regras??

Regras de preço flexíveis para trabalhar o frete

É possível fazer regras manualmente em excel para contemplar estas particularidades e subir para sua plataforma (caso tenha este recurso) ou se já vende em Marketplaces, atualmente o ANYMARKET possui funcionalidades onde é possível fazer ações específicas que atendam sua estratégia de preços de frete levando em consideração diferentes categorias de produtos e/ou faixas de cep, possibilitando que faça o escoamento de produtos de cauda longa ou produtos com alto volume de estoque e consiga fazer frete grátis para os lugares onde possui preço competitivo junto ao seu fornecedor logístico. Através de uma lógica, estas ferramentas conseguem também direcionar diferentes valores de frete para diferentes Marketplaces e também para seu e-commerce, caso este seja plugado como mais um braço de transmissão de preço, estoque e prazos (idem Marketplace).

E por último, não esqueça de conferir se as dimensões de seus produtos estão corretas pois implicará em custos extras que afetarão diretamente na lucratividade de suas vendas e também não custa checar se está com a melhor tabela de frete para as regiões que atende e ainda se os valores de frete de contingência (caso tenha) estão o mais próximo possível do valor praticado pelo seu fornecedor.

Esse artigo foi escrito por Elaine Borochok

Elaine Ciolari Borochok é especialista em atendimento a clientes, com mais de 18 anos de experiência atuando como gestora em empresas de telefonia e tecnologia. Atualmente é gerente de relacionamento com os clientes do ANYMARKET, plataforma de integração e operação com Marketplaces. Elaine é formada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá com MBA em Gestão Executiva.

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