O Carnaval para e-commerces irá acontecer dia 05 de março nesse ano e, por se tratar de uma data comemorativa, pode ocorrer o erro de alguns donos de lojas virtuais acharem que se trata de uma oportunidade garantida para dar um aumento nas vendas, mas não é bem o caso.

Em 2018, especificamente no Carnaval, tivemos uma queda de 34% em volume transacional, resultando em uma queda de 78% no resultado da receita no mês de fevereiro. Isso acontece justamente pela baixa frequência dos acessos em si, já que muitos consumidores aproveitam o feriado para viajar, festejar ou apenas evitar qualquer tipo de interação online durante o período.

Mas e então? Devo me planejar para não vender nada durante a data?

Muito pelo contrário, o truque para garantir as vendas está totalmente ligado a como e quando abordar o cliente. No caso, focar os esforços para antes e durante a data é o caminho correto, mostrando as suas promoções e itens ao consumidor antes da hora. Portanto, sempre releve datas comemorativas para o seu negócio.

Dicas para “sambar” no ritmo correto

Artigos Personalizados

Adaptar seus anúncios de acordo com a situação já se trata de um movimento comum e necessário para tornar seu negócio ainda mais versátil. O Carnaval para e-commerces não se trata de vender apenas produtos relacionados a sua temática (fantasias, roupas, etc) mas sim em também entrar no clima de festa.

Utilizar dos itens que você comercializa a seu dispor com o formato ideal é o caminho, personalizando-os com frases que remetem ao Carnaval, designs diferenciados, entre outras ações que demonstram a festividade.

Ofertas exclusivas

Pode soar óbvio, mas incluir descontos exclusivos para a data é fundamental. Os consumidores sempre estão atentos às promoções que surgem durante períodos comemorativos, então, dê a eles ofertas que de fato queiram. Para isso, utilize de e-mail marketing, redes sociais, entre outros meios, para que o interesse do cliente seja despertado sobre as vantagens de consumir especificamente no Carnaval.

Entregas e frete

Para quem trabalha com e-commerces, sabe que o cliente sempre deseja tudo “para ontem”. Em épocas comemorativas, a necessidade de utilizar fretes é maior e processos como devolução também aparecem. Portanto, esteja preparado para conseguir promoções especiais de frete e garantir que tudo saia como planejado, garantindo que o cliente sempre saia satisfeito e nenhum ruído ocorra.

Presença constante

Para conseguir fazer um negócio antecipado e fazer render o feriado é importante mostrar-se presente com antecedência. Invista na presença dentro das redes, prepare campanhas voltadas para o Carnaval e faça com que o cliente te conheça antes da data.  

Fique por dentro do que o seu consumidor mais gosta de comprar nessa época e use a comunicação ao seu favor.

Conclusão: Planejamento é chave  

O Carnaval, por mais que tenha se tornado uma data “fraca”, se comparado com outros períodos comemorativos no ano, pode gerar bons negócios para o seu e-commerce.

A chave para tudo isso? O planejamento adequado. 

Planejando e lidando com cada data e suas características únicas gera adaptabilidade para o seu negócio e garante um melhor processo de vendas, provando estar sempre preparado para qualquer tipo de cliente e ocasião.

Agenda ANY: Calendário para e-commerce 2020

Com o intuito ajudar você com o planejamento do Carnaval para e-commerces e muitas outras datas importantes para seu negócio, o ANYMARKET criou um calendário especialmente feito para donos de lojas virtuais, a Agenda ANY.

Nele você pode conferir eventos, datas e dicas para diversos segmentos de vendas online. O calendário ANYMARKET é feito todos os anos desde 2017 e já se tornou uma tradição tê-lo em mãos para aqueles que desejam um ano cheio de sucesso.

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