ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVideos
Artigo

Gestão de e-commerce: saiba o que é e como fazer

3 de agosto de 2023
8 minutos de leitura
Mulher sentada em frente ao notebook fazendo gestão de e-commerce e conversando no celular

Mulher sentada em frente ao notebook fazendo gestão de e-commerce e conversando no celular

Compreender e dominar a gestão de e-commerce é essencial para ter sucesso no ambiente competitivo das vendas on-line. Mas, afinal, você sabe o que é essa forma específica de gestão e como executá-la com eficiência?

Neste artigo, abordamos conceitos fundamentais para o tema e falamos sobre ações práticas para impulsionar as vendas, melhorar a experiência do cliente e maximizar os resultados do negócio.

Descubra como o planejamento pode te ajudar a identificar oportunidades, assim como definir metas claras e implementar ferramentas de automatização, que podem alavancar a sua estratégia digital.

O que é gestão de e-commerce

A gestão de e-commerce é todo o processo de administração de um negócio focado no comércio eletrônico. A prática refere-se ao conjunto de atividades envolvidas na operação, organização e otimização das vendas on-line. 

O gerenciamento abrange diversas áreas, desde a seleção de produtos, precificação, estratégias de marketing digital, atendimento ao cliente, logística até o acompanhamento das vendas e análise de dados.

Para que serve a gestão de e-commerce?

O principal objetivo da gestão de e-commerce é executar o plano de negócio de maneira eficiente e lucrativa. Esse resultado pode ser obtido com diferentes estratégias, mas sempre envolve aspectos que são a base do negócio. Esse resultado pode ser obtido com diferentes estratégias, mas sempre envolve aspectos que são a base do negócio.

Esses aspectos são o desenvolvimento da loja ou múltiplas lojas, a atração de clientes, o gerenciamento de estoque, o desenvolvimento de campanhas de marketing digital, a análise de dados, entre outros.

Como o gerenciamento é de um negócio digital, o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica também é parte do processo, e o gestor de um e-commerce precisa pensar estrategicamente para definir os canais de venda e as ferramentas necessárias para vender on-line

Objetivos da gestão de e-commerce

O propósito da gestão de um negócio digital pode variar conforme as metas de cada plano de negócio. No entanto, há objetivos que costumam ser a base do planejamento gerencial, listamos alguns deles: 

Eficiência operacional

A gestão de e-commerce deve organizar e controlar as diferentes etapas das vendas on-line. Isso inclui desde o gerenciamento de estoques até a logística de entrega e o pós-venda. É essa visão global da operação que leva ao funcionamento do negócio e à excelência na operação.

Foco na experiência do cliente

Oferecer uma experiência de compra positiva é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, esse é um dos objetivos principais da gestão das vendas on-line.

A experiência do cliente não é somente sobre atendimento. Também passa por ter anúncios com informações claras, garantir segurança nas transações e pensar nas opções de pagamento e entrega mais adequadas ao seu público.

Atração de clientes com estratégias de marketing

Por meio da gestão do e-commerce são desenvolvidas e implementadas estratégias de marketing digital para promover a marca e atrair clientes. Essas ações devem ser desenvolvidas a partir das metas traçadas e com base nos dados do negócio. 

Análise de dados

Hoje em dia é difícil ter sucesso no e-commerce sem estar orientado por dados. Isso porque a análise de métricas e indicadores é imprescindível para compreender o desempenho das vendas, identificar pontos fortes e fracos, compreender o comportamento do cliente e tomar decisões estratégicas.

Maior competitividade no mercado

A gestão adequada do negócio impacta diretamente a competitividade da marca. Então, o gerenciamento do e-commerce deve garantir que a empresa se adapte às mudanças do mercado, antecipe tendências e se destaque nos canais de venda on-line.

Expansão dos negócios

O planejamento gerencial de um e-commerce deve estar sempre voltado ao crescimento. Com base em dados, o gestor deve identificar oportunidades de expansão, novos nichos de mercado e formas de aumentar o alcance da loja virtual.

Também é papel da gestão encontrar as ferramentas adequadas para consolidar o crescimento de forma sustentável. À medida que o negócio cresce, é fundamental fazer parcerias assertivas e usar plataformas que acompanhem a expansão da marca.

Leia também: Como expandir um negócio físico para a internet e vender em todo o país? 

pessoa realizando uma ótima gestão de ecommerce em seu negócio

Como fazer uma gestão de e-commerce eficiente

O primeiro passo para fazer uma gestão eficiente é ter uma estratégia de vendas definida. Para isso, é preciso estabelecer o público-alvo, os produtos a serem vendidos, a proposta de valor da empresa e os canais de venda prioritários.

O gestor e sua equipe gerencial precisam ter uma visão clara do negócio e de aonde desejam chegar. Assim, será possível alinhar todas as etapas operacionais e esforços de venda para alcançar a meta de resultados.

Com o planejamento do negócio e a estratégia de vendas estabelecidos, é preciso partir para a prática. A execução deve envolver a escolha de plataformas adequadas, o desenvolvimento de um plano de marketing, a estruturação logística e a gestão do atendimento.

Empresas que planejam crescer com o e-commerce também precisam avaliar a definição de uma estratégia de vendas em múltiplos canais, já que, atualmente, os marketplaces são responsáveis por grande parte das vendas on-line no país e no mundo.

Nesses casos, é necessário desenvolver um planejamento específico para as vendas em marketplaces e desenvolver ações que tornem a estratégia rentável e segura. Afinal, múltiplos canais potencializam os resultados, mas também tornam a operação mais complexa.

Ações importantes na gestão de e-commerce

Para deixar o assunto ainda mais claro, listamos algumas ações importantes na gestão eficiente de um e-commerce, confira:

  • Definir objetivos claros; 
  • Ter um planejamento de vendas;
  • Escolher as plataformas digitais adequadas;
  • Desenvolver ações de marketing digital;
  • Garantir excelência na gestão de estoque e logística;
  • Administrar com base em dados;
  • Priorizar o atendimento ao cliente;
  • Oferecer uma boa experiência de compra;
  • Garantir segurança e privacidade de dados;
  • Acompanhar comentários e feedback dos clientes;
  • Monitorar a concorrência;
  • Investir em diferentes canais de venda;
  • Usar tecnologia para aumentar o rendimento;
  • Trabalhar com atualização e inovação constantes;
  • Integrar sistemas e automatizar processos;
  • Monitorar o desempenho para potencializar vendas.

Ferramentas de e-commerce para ajudar em sua gestão

Outro ponto importante que contribui para a eficiência da gestão de e-commerce é o uso de ferramentas.

Algumas das mais úteis são:

  • Software de atendimento ao cliente: unifica a gestão do atendimento em um único local, facilitando e agilizando a comunicação;
  • CRM de vendas: otimiza a gestão do relacionamento com o cliente, mantendo atualizadas e armazenadas todas as conexões entre a empresa e o cliente/lead;
  • Software de help desk: registra e rastreia, de forma automatizada, as solicitações que a empresa recebe no atendimento.

Automatização e otimização de processos para crescer no e-commerce

Usar ferramentas de automatização é uma das melhores maneiras de otimizar processos e potencializar a operação de vendas on-line. Plataformas de integração e centralização são ideais para lidar com a demanda atual por experiências de compra ágeis e personalizadas.

A automatização permite que tarefas repetitivas e demoradas sejam realizadas de forma rápida e segura, liberando a equipe para se concentrar em atividades estratégicas e criativas. Assim é possível agilizar processos, melhorar a produtividade e reduzir erros.

Para quem vende em marketplaces e investe em uma estratégia de múltiplo canais, a automatização é ainda mais determinante. Nesses casos, a plataforma mais recomendada é o hub de integração de e-commerce, que permite centralizar a operação de vendas em um painel único e inteligente.

No integrador, é possível encontrar recursos avançados de gestão e aprimorar todos os processos, desde o carregamento de produtos nos canais de vendas até a entrega. Ou seja, o hub permite escalar o negócio com total segurança e menos esforço. 

Com automatização e integração de sistemas, é mais simples aumentar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente, otimizar a gestão de estoque e tomar decisões estratégicas mais precisas. 

Quer saber como vender on-line de forma integrada para potencializar os resultados da sua gestão de e-commerce? Fale com especialistas no mercado e comece a escalar o seu negócio imediatamente.

Compartilhe esse artigo:

Veja também:

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Dicas exclusivas, atualizações e estratégias para sellers em marketplaces.
Campo de cadastro:
Mailist
Política de Cookies

Política de Cookies ANYMARKET

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.