Investir nas redes sociais para e-commerce é uma excelente maneira de divulgar a loja e atrair mais clientes. Uma grande vantagem disso é que o gasto é baixo ou sequer impacta o seu orçamento – caso ainda não possa investir em impulsionamento.

Porém, para aumentar as chances de ter bons resultados, é necessário ter um bom planejamento de redes sociais e um pouquinho de paciência. Neste artigo, falamos um pouco mais sobre isso. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância das redes sociais sobre as vendas online

As redes sociais são bem democráticas: têm um público bem diverso e pode ser explorada tanto por pequenas empresas (que ainda estão iniciando as atividades) quanto pelas grandes marcas.

Elas também servem como vitrine para expor os seus produtos, mas não apenas isso. São um excelente canal para divulgar conteúdo de qualidade e até mesmo para atendimento do seu público e seus clientes.

É uma oportunidade de mostrar qualidade, tanto dos produtos quanto das relações, e com isso, cativar ainda mais os clientes em potencial. Com planejamento e cuidado, é possível guiá-los pelo seu funil de vendas e fazer com que eles fechem a compra.

Os benefícios de fazer um planejamento eficiente de redes sociais para e-commerce

Ter um planejamento de redes sociais para e-commerce é fundamental para ter um bom desempenho. A seguir, mostramos os benefícios que uma boa estratégia pode proporcionar para o seu negócio.

Maiores chances de converter seguidores em clientes

Com conteúdos que qualidade e um bom atendimento, você aumenta consideravelmente a chance de atrair um público ainda maior e amplia as chances de transformá-los em clientes. Dependendo da experiência de compra e do relacionamento estabelecido, é possível fidelizá-los.

Aumento no faturamento

Conseguir mais clientes é sinônimo de aumentar o faturamento da sua loja virtual. Se você conseguir gerenciar bem os seus custos, é bem provável que os seus lucros também aumentem. Então, suas finanças agradecem.

Possibilidade de ter seguidores-fãs

Já notou como algumas marcas têm verdadeiros fãs? Netflix e Lola Cosmetics são bons exemplos de empresas que têm seguidores fiéis, engajados e até mesmo defensores. Cativar o público com os posts, criar e manter um bom relacionamento e interagir sempre que possível é uma forma de “prender” as pessoas e fazer com que elas simpatizem com sua marca.

5 dicas para ter sucesso na sua estratégia

Já sabemos que o uso das redes sociais para e-commerce é benéfico e tem um papel importante. Porém, como ter sucesso nessa estratégia? É o que explicamos nos tópicos a seguir.

1 – Defina em quais redes sociais você estará presente

Quantidade, aqui, não é sinônimo de qualidade. Vale muito mais a pena ter poucos perfis e ter sua loja virtual mais perto do seu público, do que ter várias contas para gerenciar e fazer um trabalho ineficiente (que não vai alcançar quem precisa).

Portanto, veja em quais redes faz sentido estar e, principalmente, em quantas você consegue estar presente para atender as pessoas com qualidade. Dificilmente você perderá clientes por não usar o TikTok, por exemplo, mas as chances de perder vendas por não responder às interações por lá são bem grandes.

2 – Conheça a sua persona

Podemos definir a persona como um retrato do seu cliente ideal. Então, ela tem características bem definidas como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Preferências;
  • Hábitos de consumo;
  • Hobbies.

Tente conhecer bem a sua persona, pois é com ela que você vai falar nas redes sociais. Afinal, você usaria a mesma linguagem que usa com mulheres jovens para falar com homens mais velhos e de negócios?

3 – Planeje a abordagem que vai adotar na rede social

Você precisa direcionar a abordagem que vai adotar nas redes, que pode ser:

  • Focada em divulgação;
  • Voltada para o relacionamento;
  • Ser mais um canal de atendimento.

Com base nisso, você já sabe qual tipo de conteúdo será predominante e como eles podem ser publicados.

Além disso, também é necessário definir qual será a linguagem utilizada. É por isso que conhecer o perfil do seu cliente ideal é tão importante. Se o seu público-alvo é mais jovem, está tudo certo em usar mais gírias, ter uma conversa mais próxima e até mesmo se aproveitar dos memes.

Por outro lado, se o seu público é formado por homens mais velhos, uma linguagem mais sóbria pode ser mais adequada.

4 – Defina seus objetivos com as redes sociais

Ao criar redes sociais para e-commerce, é importante definir quais são seus objetivos com elas. Pense o que você pretende alcançar com essas plataformas, o que pode ser:

  • Atrair mais clientes;
  • Melhorar o relacionamento com o público;
  • Divulgar os produtos, lançamentos e promoções.

Está tudo bem em ter mais de um objetivo. Eles vão guiar a forma como você vai gerir suas redes e quais conteúdos serão publicados por lá.

5 – Publique conteúdos interessantes

Para atrair e reter a atenção do seu público, é fundamental publicar conteúdos de qualidade. Você pode explorar o seu nicho para oferecer dicas, falar de curiosidades e fazer posts com conteúdos educativos.

Vá além da divulgação dos produtos e mostre que você não está ali querendo apenas o dinheiro dessas pessoas. Assim, fica mais fácil criar e manter um bom relacionamento, o que é fundamental para ter um público fiel e transformá-lo em cliente.

6 – Monitore os resultados

Para alcançar uma estratégia de sucesso, você precisa monitorar seus resultados com frequência. É dessa forma que se consegue saber se as ações estão no caminho certo, e se é necessário rever o seu planejamento.

As redes sociais oferecem relatórios e métricas sobre publicações e stories. Por meio deles, é possível acompanhar o engajamento, o alcance, os compartilhamentos, entre outros dados da conta. Use-os como termômetro e faça uma análise de dados a fim de avaliar a eficácia da sua estratégia.

Usar as redes sociais para e-commerce é uma maneira de tornar a sua loja virtual mais conhecida e alcançar um público mais amplo. Com um bom planejamento, é possível atrair mais pessoas pelos seus produtos e até mesmo convencê-las a comprá-los.

Quer saber como fazer uma boa gestão de redes sociais e torná-la ainda mais eficiente? Então, aproveite para conhecer o Bume e todos os benefícios que ele vai proporcionar para a sua rotina!

Sobre o Bume

O Bume é uma plataforma de gestão, marketing e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.

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