funcionalidades de um ERP
Blog

Crescer vendendo em marketplaces: o que é um sistema ERP e para que serve

28 de outubro de 2021 | Nenhum comentário

Quer saber o que é um sistema ERP e para que serve? Nós vamos explicar. A sigla para Enterprise Resource Planning (ERP) se refere a um sistema de gestão. Esse sistema tem como função principal integrar os processos dentro de uma empresa.  

Ter uma gestão integrada do negócio auxilia os gestores nas demandas de informações. Consequentemente ocorre a redução dos custos e a melhoria da qualidade dos processos.  

O sistema ERP gera praticidade no dia a dia através de tecnologia. A plataforma atua sincronizando informações e contribuindo para o crescimento e a rentabilidade do negócio. 

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona um ERP e quais as vantagens de vender utilizando plataformas de apoio ao seu negócio. 

integre o sistema ERP com o hub de integração para vender mais

Como funciona um sistema ERP e para que serve? 

O sistema ERP centraliza as informações de gestão da empresa em uma única plataforma. Desta maneira, o fluxo de dados fica mais fluido e pode ser compartilhado com maior facilidade. 

Por se tratar de tecnologia integrada, o ERP elimina duplicidade de informações e dá ao gestor uma visão mais ampla do negócio.  

Por exemplo, na prática o ERP identifica a disponibilidade dos produtos no estoque e automaticamente as informações que são atualizadas. Isso evita erros no processo e o mesmo acontece em outros níveis do negócio.  

Entende as funcionalidades desse tipo de sistema  

funcionalidades de um ERP

Por ser um software de gestão, o ERP auxilia em diversas funcionalidades de uma empresa. Ou seja, ele serve para administrar desde o cadastro dos produtos, até a integração das vendas e a logística. 

O sistema de gestão ERP atua em diferentes áreas, com funções específicas. Abaixo mostramos algumas delas: 

  • Faturamento: os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas. 
  • Financeiro: controle e fluxo de caixa automatizados. 
  • Compras: auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque. 
  • Estoque: controle e giro de estoque integrados. 
  • Gestão de Vendas: organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente. 
  • Integração: faz integração com centenas de plataformas de e-commerce e marketplaces, gerenciando a sua loja virtual com organização e facilidade. 
  • Cadastros: é possível cadastrar clientes e fornecedores, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários.  
  • Fiscal: emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.  

Com o gerenciamento de informações em um único sistema, é possível integrar e sincronizar dados das diversas áreas, otimizando processos. 

Como usar o sistema de gestão ERP para fazer o negócio crescer 

A escalabilidade de um negócio é possível quando os processos são assertivos e feitos de maneira automatizada.  

O e-commerce é uma área ampla e precisa de ferramentas de tecnologia para auxiliar na expansão das operações. Seja em lojas físicas, online, redes sociais ou marketplaces.  

O sistema ERP na nuvem é acessado pela internet, a partir de qualquer lugar, e tem os dados preservados em servidores remotos.  

Além da segurança e mobilidade, tem custos menores e garante muitas vantagens aos empreendedores. Afinal, o universo digital exige que o vendedor possa dedicar tempo e energia para pensar em estratégias de vendas.  

Quer fazer um teste grátis com um ERP? Clique neste link e utilize o cupom #any04 e experimente o ERP Bling por 4 meses (oferta válida apenas para novas contas Bling e não cumulativa com outras promoções) 

Assim você pode conferir na prática o que é um sistema ERP e para que serve. Além de ver as facilidades que ele trará ao seu negócio. 

Você sabia que vender em marketplaces utilizando um ERP e um hub de integração é a maneira ideal de escalar o negócio?

o que é um sistema de gestão ERP e para que serve conheça

Compartilhe esse artigo:

<<