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O que preciso saber sobre precificação de produtos?

20 de março de 2020 - Atualizado em: 9 de janeiro de 2024
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ficaçãoPrecificar um produto vai muito além do que um simples markup ou até, copiar os preços do concorrente.

Neste artigo, o pessoal do Preço Certo vai te mostrar tudo o que você precisa saber para formar os seus preços com segurança.

O que não deve ser feito

Abaixo, listamos alguns erros comuns que praticamente todo o varejo comete e que prejudicam a precificação de produtos.

Rateio de custos fixos

Ratear custos fixos é um erro amplamente divulgado na internet e que prejudica a sua competitividade e o seu lucro.

Se por acaso, você dilui custos fixos no seu preço de venda, qual seria a sua reação ao encontrar um concorrente que possui custos fixos bem menores que os seus, e vende o mesmo produto que você?

Perguntamos isso, porque no varejo é possível uma grande empresa, com uma folha salarial enorme, competir com um negócio que acabou de começar.

As barreiras de entrada são muito baixas.

E caso você dilua o seu custo fixo no seu preço, a sua margem de lucro ou competitividade pode estar comprometida.

Afinal, o que você vai fazer? Manter o preço de venda (reduzindo o seu lucro) ou aumentar o preço (perdendo competitividade)?

Neste vídeo, é possível entender um pouco mais sobre esse problema e como resolvê-lo.

Copiar preços da concorrência

Copiar preços da concorrência é outro erro que você não pode cometer.

Afinal, 89% dos negócios no varejo, precificam errado ou acreditam que possuem uma determinada margem de lucro, quando na verdade ela é bem menor.

Esse dado foi levantado pela equipe do Preço Certo, em uma pesquisa com mais de 10 mil lojistas e revela o seguinte:

O seu concorrente pode, muito provavelmente, estar vendendo no prejuízo.

Você copiaria o preço assim?

estratégias de precificação que podem te ajudar a contornar aquelas situações, onde o concorrente vende mais barato.

Não analisar as margens que a venda possui

Uma venda possui uma determinada margem de lucro, concorda?

Essa margem pode variar de acordo com o canal de venda, tributação ou até, uma oferta qualquer – a questão é que ela não é constante.

Como por exemplo, um determinado produto vendido na B2W e no Mercado Livre não possuem a mesma margem de lucro.

Tudo isso por conta das taxas da venda.

Logo, é importante analisar as margens reais de cada venda para entender a saúde das mesmas.

Veja também: Como ser mais competitivo usando precificação dinâmica

Como fazer uma precificação correta

Agora que nós entendemos alguns erros que não podemos cometer, precisamos entender tudo aquilo que uma precificação correta precisa ter.

Tributação

Você é MEI? Simples nacional? Lucro presumido? Ou Lucro real?

Entender a sua tributação é importante para saber o percentual do seu preço de venda que será pago em forma de imposto.

Como por exemplo, você vende um produto à R$100,00 e precisa pagar 6% de alíquota de imposto, por ser simples nacional.

Nesse processo, você já não vai poder contar com R$6,00 dessa venda.

Sendo necessário levar em consideração na sua formação de preços.

Logo, essa não é uma tarefa do seu contador.

Custos da Mercadoria

Esse é o fator que todos os empresários(as) não esquecem de levar em consideração.

Segue uma lista de custos da mercadoria que você não pode esquecer, na hora de precificar:

  • Preço do fornecedor;
  • Frete da compra;
  • Embalagem;
  • Custo de brinde (caso haja);
  • Mão de obra para confecção (opcional);

Para te ajudar no levantamento desses dados, você pode utilizar esta calculadora de custos de produto.

Custos da Venda

Os custos da venda fazem referência à toda taxa que surge, apenas quando a venda que é realizada.

Ou seja, taxas de marketplace, comissão de vendedor, taxa de cartões, possíveis antecipações, etc.

Como encontrar a margem de Lucro correta?

Agora que você já entende tudo que é preciso para formar o preço de um produto e também, o que não deve ser feito, te convidamos para conhecer a calculadora de preços do Preço Certo.

Com ela, você conseguirá calcular os preços dos seus produtos e encontrar a margem de lucro correta das suas vendas.

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