Blog

Entenda a parceria entre Magalu e AliExpress

15 de agosto de 2024
Nenhum comentário

Mulheres apertando as mãos representando a parceria entre a Magalu e Aliexpress.

O que aconteceria se duas empresas gigantes do setor se juntassem para impulsionar ainda mais seus resultados? Foi com esse pensamento que, em 2023, Magalu e AliExpress começaram a negociar uma parceria de negócios.

Além de ambos os marketplaces conseguirem expandir suas operações internacionalmente, sellers que atuam com os canais de vendas precisam se preparar para a parceria e, dessa forma, garantir que se tornarão competitivos e terão bons resultados mesmo com a integração.

Afinal, o Magalu e o AliExpress são duas marcas destaques quando o assunto é marketplace. A primeira ocupa o quinto lugar no ranking nacional desses canais de vendas, enquanto a segunda conquistou o Top 2 na colocação mundial.

Dessa forma, o acordo trará mais renome para os canais, mas precisa ser devidamente estudado para que os sellers continuem obtendo bons resultados. Para entender mais sobre o assunto, prossiga na leitura!

Magalu e AliExpress fecham parceria para vendas

Em junho de 2024, Magalu e AliExpress divulgaram para o mercado que agora são empresas parceiras. A previsão é que, a partir do terceiro trimestre deste ano, as operações dos marketplaces comecem a ser integradas.

Empresários apertando as mãos após fecharem uma parceria

A parceria entre Magalu e AliExpress é um feito inédito no cenário dos marketplaces!

Na prática, isso significa uma espécie de compartilhamento de catálogos entre os canais de vendas, com o objetivo de complementar o leque de produtos disponíveis em cada marca, oferecendo mais opções para os usuários e, automaticamente, integrando suas operações.

No Magalu, produtos da linha “Choice”, do AliExpress, serão disponibilizados na plataforma. A categoria é constituída de itens com melhor custo-benefício e entrega ágil, todos referentes a um grupo de serviços premium do AliExpress.

Entre os produtos presentes na linha “Choice”, os mais comuns são eletrônicos, itens de beleza (principalmente dentro do segmento de moda) e de escritório (como decorações e papelaria).

Já o AliExpress terá vantagens em relação a produtos maiores e mais pesados presentes no catálogo do Magalu, por exemplo, fogões, móveis, refrigeradores, geladeiras e outros produtos na mesma linha.

Além disso, itens vendidos diretamente para o consumidor final, por meio do e-commerce com estoque próprio do Magalu, serão transportados pela plataforma do AliExpress Brasil, conhecida por sua agilidade e praticidade. Logo, melhores opções de frete podem ser oferecidas aos usuários.

Caso você venda produtos dentro das categorias mencionadas, precisa preparar-se para a parceria entre Magalu e AliExpress. Afinal, com a unificação dos catálogos, os produtos comercializados pela empresa chinesa estarão disponíveis no marketplace nacional, e vice-versa.

Pronunciamento do Magalu

Em seu comunicado oficial, o Magalu informou aos usuários e ao setor de negócios como um todo sobre a parceria com o AliExpress, comunicando que os produtos de ambos os marketplaces serão listados e vendidos nas respectivas plataformas.

O Magalu e o AliExpress também informaram quais itens estarão disponíveis nos marketplaces, de forma que aqueles presentes no canal de vendas nacional pertencem à categoria “Choices”. Já por parte da marca chinesa, os produtos integrados são bens duráveis.

Consumidor fazendo compras no Magalu e AliExpress

Para o consumidor final, o acordo entre Magalu e Aliexpress proporciona mais opções de produtos dentro de ambos os canais de vendas.

O objetivo por trás da parceria é impulsionar a diversidade de produtos da marca, além de aumentar a frequência de compras. Os usuários que comprarem produtos do AliExpress no Magalu terão a importação realizada por meio do programa Remessa Conforme, criado pela Receita Federal.

A parceria é inédita para ambos os canais de vendas. É a primeira que a Alibaba, empresa holding do AliExpress, realiza acordos estratégicos com uma empresa fora da China. Da mesma forma, é um feito histórico para o Magalu, que irá vender seus produtos dentro de outro marketplace.

Confira o pronunciamento oficial na íntegra:

“MAGAZINE LUIZA S.A. (“Companhia” ou “Magalu”) vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou um acordo com o Aliexpress, plataforma de marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group (“Aliexpress”), para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces.

O Aliexpress passará a vender como seller do marketplace do Magalu (3P), oferecendo milhares de itens da sua linha Choice – serviço de compras premium, incluindo produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega.

Serão disponibilizados produtos das mais diversas categorias, totalmente complementares às disponíveis atualmente no e-commerce do Magalu. Com isso, a Companhia amplia de forma significativa o sortimento oferecido, acelerando a sua estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra. Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme, impulsionando a operação cross border da Companhia.

Ao mesmo tempo, o Magalu oferecerá produtos do seu estoque próprio na plataforma brasileira do Aliexpress, também complementando o sortimento oferecido por eles. Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com capilaridade logística e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia.

A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade.

Um acordo desse tipo é inédito para ambas as empresas. É a primeira vez que o Alibaba, por meio do Aliexpress – uma das maiores empresas de e-commerce do mundo – faz um acordo estratégico com uma empresa fora da China. Para o Magalu, é a primeira vez que seus produtos serão listados e vendidos por meio de outra plataforma de marketplace.”

Impacto da parceria nas ações do Magalu

A parceria, formalizada em 24/6/2024, gerou impactos positivos para o marketplace brasileiro. Segundo o G1, o acordo entre Magalu e AliExpress alavancou em 12% as ações do canal de vendas nacional já no dia do anúncio.

Além disso, é esperado que a parceria influencie diretamente o faturamento do Magalu e do AliExpress, tendo em mente que ambas as marcas passam a ter papel importante em seus países.

O papel do ANYMARKET na parceria entre Magalu e AliExpress

O ANYMARKET, integrador de marketplaces especialista em escalar vendas, foi o escolhido para viabilizar o compartilhamento de catálogos entre Magalu e AliExpress. Em outras palavras, os canais de vendas escolheram o hub para ser parte fundamental da estratégia de mercado que estão lançando!

O ANYMARKET e o Magalu são parceiros há bastante tempo, até então com foco em marketplace in, que viabiliza a operação da marca dentro de seu próprio site. Agora, com a parceria, se aproximam ainda mais, focando em marketplace out (ou seja, vendendo em outra plataforma, no caso, o AliExpress).

André Gonçalves Pereira, diretor do integrador, destaca que “fomos escolhidos para viabilizar a integração do Magalu com o AliExpress em um projeto único no mercado. Isso reforça nosso posicionamento de ser o hub dos grandes players, principalmente em função da estabilidade e segurança da plataforma ANYMARKET”.

Já Diogo Ferreira, gerente de marketplace do Magalu, frisa que o canal de vendas escolheuo ANYMARKET para nos ajudar neste grande projeto por serem sempre sinônimo de qualidade, inovação e, também, pela parceria sólida que construímos ao longo dos anos no marketplace Magalu”.

Isso reforça a segurança, estabilidade, especialidade e excelência dos serviços oferecidos pelo ANYMARKET quando o assunto é integração com marketplaces. O hub consegue processar grandes volumes de operações, proporcionando escalabilidade ao mesmo tempo que diminui esforços. Para Diogo, esses foram fatores fundamentais na escolha do integrador para viabilizar a parceria!

O acordo abre portas para novas oportunidades de negócios, tanto entre canais de vendas quanto dentro do próprio ANYMARKET.

Quer saber mais sobre como o ANYMARKET facilita sua operação e traz mais resultados? Navegue em nosso site e confira quais as funcionalidades disponíveis. Vale destacar, ainda, que novas funções surgem conforme atualizações são feitas. Assim, o hub está sempre pronto para ajudar sua marca a escalar!

Compartilhe esse artigo: