Dicas ANYMARKET para melhorar seu desempenho
Blog

Boas práticas para desenvolver sua integração (ou melhora-la) com o ANYMARKET.

13 de junho de 2019 | Nenhum comentário

Um dos grandes segredos no trabalho de vendas em marketplaces é o tempo que se leva para realizar as ações e integração de processos desde o seu ERP até a publicação dos anúncios. 

Pensando nisso, a ideia de trabalhar com integrações tem se tornado cada vez mais comum. 

 Neste sentido, é muito importante adotar algumas práticas que podem ajudar o seu processo de publicação de produtos nos marketplaces até a conclusão e entrega de um pedido para o comprador final, como as apresentadas a seguir: 

Faça o mapeamento dos dados com base no como os seus produtos serão enviados para os Marketplaces. 

O ANYMARKET hoje está preparado para se integrar com mais de 20 Marketplaces ativos. Os cadastros de produtos, no entanto, podem ser diferentes em cada um desses canais de vendas. 

 Além disso, cada vendedor possui a sua estrutura que faz sentido para o seu site, consultas no Google, melhor exibição no site e etc. 

Identifique como encaixar a sua estrutura de produtos dentro da plataforma. 

 Seja o mais preciso no cadastro dos produtos, especificando dados como modelo e gênero, que trazem relevância e são obrigatórios para vários Marketplaces. 

 Enriqueça seus produtos enviando características e atributos disponíveis na sua plataforma. 

Por último, veja principalmente como os marketplaces esperam receber os seus produtos. 

 Produtos com variações precisam estar estruturados como tal, títulos, descrições e outros campos que precisem conter informações especificas devem estar também cadastradas corretamente. 

Os ajustes dos produtos antes de envia-los economiza tempo durante a sua implantação e também agiliza a catalogação no marketplace. 

Identifique quais processos precisam ser executados de forma síncrona e assíncrona em sua integração

Na utilização da sua integração, a distinção de processos que precisam ser realizados o mais rápido possível e processos não tão urgentes, podem gerar uma grande economia não só para o seu processo operacional como também nos custos de infraestrutura. 

Processos críticos como a importação de vendas e as atualizações de estoque e preço devem sempre ter uma atenção especial neste processo. 

 Se possível, trabalhe sempre em real time (ou o mais próximo disso possível). 

 Você poderá reduzir os riscos de problemas como venda sem estoque ou com preço errado nos canais de venda que você atua.  

Já atualizações de dados cadastrais de produtos por exemplo, ou mesmo atualizações de status de pedidos, também podem ser realizados com periodicidades diferentes. 

Automatize processos chave da sua integração e tenha sempre uma garantia de que tudo está sempre sincronizado. 

A automação de processos da integração servirá de grande ajuda para a equipe que operacionaliza o seu negócio. 

 O faturamento automático de um pedido após a sua importação ganha tempo na separação de pedidos para o envio, e também faz com que o comprador final receba as atualizações também mais rápido. 

Importações de vendas, atualizações de estoque e preço, rastreio de pedidos, podem ser contemplados em rotinas periódicas de sincronização. 

 A ideia aqui é garantir que mesmo aqueles processos que foram perdidos por erros na comunicação entre as plataformas ou por alguma instabilidade, sejam realizados novamente para garantir a igualdade entre os sistemas. 

Evite desperdícios. 

Assim como os Marketplaces, o ANYMARKET também trabalha com regras de limites de chamadas por segundo. 

 O envio de chamadas repetidas, consultas desnecessárias e atualizações de dados que não tiveram nenhuma mudança, consomem os limites de chamadas que você possui, além de consumir recursos de maneira desnecessária dos seus servidores. 

Verifique o que é necessário enviar para a integração, otimize as chamadas para o ANYMARKET para que a sua sincronização com o Hub e consequentemente com os marketplaces sejam feitas o mais rápido possível 

Tem interesse em desenvolver sua integração conosco, ou então quer aplicar alguma das dicas acima, mas ainda está com dúvida?

Entre em contato com um de nossos especialistas para conversar sobre a melhor maneira de aplica-las. 


Sobre o autor

Pedro Marcel Braga tem 26 anos, é analista de testes e de parcerias, responsável pelo apoio ao desenvolvimento de integrações, pós graduado em engenharia de qualidade de software.

Trabalha no ANYMARKET há 4 anos

Compartilhe esse artigo:

Comentários

comentarios