Aumentar as vendas faz parte dos objetivos de qualquer seller. Porém, não basta crescer sem uma estrutura que dê conta da demanda.
Para manter a viabilidade do negócio online é preciso expandir a operação com estabilidade e segurança.
Foi exatamente isso que a Outlet das Fábricas buscou ao conectar o sistema de gestão Tiny ERP com o hub integrador de vendas em marketplaces ANYMARKET.
O resultado foi a expansão da estratégia de 7 para 25 canais de vendas e um crescimento de quase 700% nos pedidos recebidos através do hub, entre 2019 e 2021. O faturamento mensal da empresa aumentou em 525% e a meta é dobrar as vendas em 2023.
Quer saber como aconteceu a integração? Conversamos com o Gerente de Marketplace da Outlet das Fábricas, Bruno Bonatti, para saber mais detalhes desse case de sucesso. Confira!
Outlet das Fábricas: levando indústrias do offline para o online
Antes de entender a sua jornada de expansão, vamos conhecer a Outlet das Fábricas, uma empresa que teve sempre o crescimento no foco da sua atuação.
A companhia nasceu em 2015 com o objetivo de abrir o mercado de e-commerce para fábricas do segmento de móveis, casa e decoração que ainda não estavam no universo digital.
Através da sua plataforma de vendas, indústrias tradicionais da Serra Gaúcha, que atendiam somente lojas físicas, passaram a vender diretamente a consumidores de todo o país.
Por um lado, a Outlet das Fábricas, que faz parte da empresa REDE|marketplace, ajudou essas indústrias no crescimento das vendas. Por outro, conquistou clientes com o seu catálogo variado de produtos a preços de outlet.
O início da expansão: Tiny ERP conectado ao ANYMARKET
Desde a criação do e-commerce, em 2015, a Outlet das Fábricas utilizava Tiny ERP como ferramenta de gestão.
Segundo o Gerente de Marketplace da empresa, Bruno Bonatti, a plataforma é simples, intuitiva e completa, além de ter acompanhado com eficiência o crescimento operacional.
Clique aqui para conhecer mais sobre a integração entre Tiny e ANYMARKET!
Buscando aumentar as vendas, a Outlet das Fábricas decidiu experimentar um hub de integração com marketplaces. Entretanto, naquele momento a ferramenta escolhida não gerou os resultados esperados.
“O primeiro hub era muito engessado. Então, um parceiro nosso falou do ANYMARKET, conhecemos a ferramenta e gostamos muito, assim começou esse namoro em 2019”, comenta Bruno.
Crescimento de quase 700% no número de pedidos
A integração do hub com o Tiny ERP foi um processo simples porque as duas plataformas já possuem parceria e compartilham clientes.
A escolha de softwares parceiros costuma agilizar a implantação e acelerar os resultados, pois não há investimento de tempo no desenvolvimento base de integração.
Bruno confirma que a expansão aconteceu de maneira surpreendente. “O crescimento foi muito interessante. Estávamos plugados a 7 canais de vendas e conseguimos chegar a 25 marketplaces integrados”.
O gestor ainda destaca que hoje a operação não é maior por uma limitação da própria empresa. “É muito difícil ter qualquer problema operacional com o ANY. Só não cadastramos mais canais de vendas porque a nossa estrutura interna não está preparada”.
Desta vez a integração com um hub resultou na ampliação dos canais de vendas e refletiu diretamente nos resultados da Outlet das Fábricas.
Conforme dados do ANYMARKET, de 2019 a 2021 o número de pedidos transacionados pela empresa através do hub passou de 4.408 para 33.882. O crescimento foi de quase 700%.
Vantagens da integração Tiny ERP com o hub integrador
Questionado sobre a principal vantagem de conectar o seu ERP com o hub integrador, Bruno salienta a centralização das vendas com estabilidade e segurança.
“Hoje a única operação de preço realizada por fora do hub é de uma segunda conta mantida nos marketplaces. Centralizamos todas as informações no ANY, tudo é feito pela plataforma e o Tiny funciona como ERP mesmo”.
Ainda sobre o Tiny, o gerente afirma que a ferramenta é extremamente funcional e oferece um excelente suporte, gerando segurança na relação. “Abrimos o chamado e em alguns minutos já conseguimos resolver qualquer falha”.
Quer saber mais sobre o atendimento o suporte que o ANYMARKET oferece aos clientes? Veja no vídeo abaixo:
Picos de faturamento da Outlet das Fábricas
Contando com todo o apoio operacional do hub de integração e do ERP, a Outlet das Fábricas se transformou em um case de expansão e sucesso.
Desde quando iniciou a integração com a ANYMAKET, o seu faturamento mensal teve um crescimento de 525%. Após bater recordes sucessivos, a empresa já está se preparando para dobrar o volume em 2023.
Bruno ressalta que o “boom” do e-commerce durante a pandemia impulsionou esse crescimento. Segundo ele, em maio de 2020 a empresa teve um pico de faturamento, chegando a números recordes.
Outros dois momentos importantes para a empresa foram a Black Friday de 2021 e o mês de junho de 2022, quando o resultado chegou a um crescimento de 56%, marcando um novo recorde.
“Claro que sentimos impacto na operação, mas a infraestrutura deu conta e sentimos confiança para seguir crescendo”, ressalta o gerente.
A responsável pelo Marketing e Parcerias do Tiny, Rosalice Manzoni, explica que o ERP busca oferecer todo o apoio necessário para o crescimento dos seus clientes.
“Vemos que as operações que seguem dando certo, como a da Outlet das Fábricas, são aquelas que têm uma estrutura sólida para atender o consumidor”.
Infraestrutura e novas estratégias para atingir metas ambiciosas
Com a conquista dos resultados positivos, a Outlet das Fábricas está pronta para seguir a expansão com metas ambiciosas. “Nossa expectativa é fechar o ano com números históricos.”
No início da pandemia a empresa contava com 8 pessoas trabalhando na operação, atualmente há em torno de 40 colaboradores na área e o objetivo é terminar o ano com 50. Para 2023, a projeção é dobrar o tamanho operacional.
“Temos claro que a pandemia impulsionou esse crescimento. Ao longo de 2020, bastava ter estoque para vender”, explica Bruno e ressalta que no segundo semestre de 2021 o panorama começou a mudar.
Sendo assim, a empresa começou o ano de 2022 questionando como seria o “normal” dos seus resultados. Com base nisso, o gestor conta que novas estratégias começaram a ser implementadas e já deram resultados.
“Nosso planejamento para o próximo ano é bem audacioso. Nós queremos crescer todos os meses, e estamos fazendo de tudo para se manter nessa posição de case de sucesso dessa parceria. Ficamos muito felizes de saber que estamos no caminho certo”, conclui o gerente.
O exemplo da Outlet das Fábricas mostra que a escolha de parceiros estratégicos é essencial para aumentar os resultados no e-commerce com sustentabilidade.
Sellers que desejam expandir as vendas anunciando em marketplaces devem contar com plataformas seguras e robustas que oferecem a estabilidade necessária para atender a demanda crescente de pedidos.
Se você ainda não possui uma infraestrutura tecnológica adequada a sua operação e alinhada com as suas metas, pode estar colocando a sua estratégia de negócio em risco.
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