O Dia das Mães é uma data especial para o varejo, e não é diferente para o E-commerce. Por isso, pensando em aumentar seu faturamento tanto na esfera física quanto online, é preciso entender melhor o comportamento no Dia das Mães, pensando nos hábitos de compra.
Nesse artigo quero trazer alguns dados do Google, coletados em 2019, que podem ajudar você a ter uma assertividade maior nas suas campanhas de marketing e, além disso, oferecer produtos que são mais procurados por esse público.
Para comprovar esse cenário trago para você dados dos últimos 5 anos, os quais mostram o crescimento das vendas comparado a outras datas sazonais:
Assim, fica claro que a busca do consumidor vem crescendo cada vez mais, e que a data é uma das mais importantes para você aproveitar o interesse e ofertas de produtos com bons preços e condições para vender mais.
Mesmo com essa alta na data os varejistas não conseguiram se associar comportamento no Dia das Mães.
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A importância de entender o perfil do consumidor antes criar conteúdo
É o que indica uma pesquisa feita pelo Google: quando a pergunta é sobre marcas que vêm à cabeça na data, nenhuma marca de varejo conseguiu chegar a 3% das respostas.
Assim, podemos observar a importância de entender o perfil consumidor antes de investir em mídias, marketing, conteúdos, pessoas e promoções.
Antes de serem mães, elas são mulheres, então vamos entender alguns números atualizados sobre o perfil feminino e de mães no Brasil e seu comportamento no Dia das Mães.
Com esses dados, podemos concluir que, com esse acúmulo de funções, as mulheres se colocam como últimas na lista de tarefas próprias.
Assim, potencializando a importância dessa data, onde filhos, maridos e amigos, “percebem” ou “lembram” o quantos elas são importantes no dia a dia e merecem sim, um carinho especial, um presente e um tempo melhor aproveitado.
Isso é reafirmado quando observamos os dados ao lado. As mulheres e mães, na maioria das vezes, dedicam menos tempo a elas próprias.
Mas são as mesmas mulheres que também estão muito mais conectadas, ou seja, elas estão acessando a internet e sim, elas estão buscando produtos, serviços, informação. Como mostra os dados a baixo:
Com esses dados, você começa a entender a tendência de consumo de informação das mães brasileiras, além dos principais temas de interesse desse público.
Crie campanhas relevantes e busque representar corretamente seu consumidor
Com essas informações é possível montar campanhas mais relevantes, fazer investimentos em categorias mais específicas e produzir mais conteúdo, não apenas falando sobre produtos.
Falando em propaganda, muito cuidado, pois por vezes as propagandas, principalmente em TV, não representam as mães, mas sim a figura de dona de casa.
Os dados a seguir mostram um número expressivo desses casos:
Dia das Mães não é mais Dia da Casa!
Em 2018, as vendas do Dia das Mães tiveram o melhor desempenho em cinco anos. E tudo indica que 2019 também vai ser um grande ano para o varejo físico e online.
Falando de E-commerce e Marketplace, o Dia das Mães continua sendo uma data para venda de eletros. Dos 10 produtos mais vendidos pela internet, 7 foram eletrônicos, eletrodomésticos ou eletroportáteis.
No último ano, tivemos um aumento expressivo no desejo de compra das mães por Celulares e Smartphones, um movimento diferente se considerarmos os últimos 5 anos, onde o consumidor não demonstrava muito interesse em tecnologia.
E para fechar, um dos melhores indicadores que podem facilitar as ações para essa data:
Conclusão
Atenção você vendedor, estude o perfil feminino primeiro, e assim tenha uma melhor assertividade em suas ofertas e promoções para o Dia das Mães.
Estamos falando de mulheres mais conectadas, buscando mais informação e melhores experiências de compras.
Concluindo o artigo, gostaria de agradecer ao Google por viabilizar essa pesquisa e os dados.
A responsável por reunir dados e falar mais sobre o Dia das Mães é Antonalla Weyler – Market Insights Lead, Google Brasil.
Sobre o autor:
Leandro Ratz, tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas.
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.