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Inteligência Artificial e marketplaces: o que é e como usar

3 de agosto de 2023
8 minutos de leitura
Mulher utilizando inteligência artificial em seu marketplace

Mulher utilizando inteligência artificial em seu marketplace

Combinar Inteligência Artificial (IA) e marketplaces para potencializar as vendas on-line pode ser uma estratégia eficiente, essa tecnologia está disponível através de recursos e ferramentas que otimizam a operação e aumentam a sua eficiência.

Se for bem aplicada, a IA pode oferecer uma série de soluções para melhorar a personalização da experiência de compra, além de proporcionar um atendimento mais eficiente e automatizar tarefas repetitivas para ajudar a vender mais com menos esforço.

Neste conteúdo, veremos como a Inteligência Artificial está transformando os marketplaces e como você também pode utilizar essa tecnologia para alcançar o sucesso nas vendas onl-ine. Confira!

O que é Inteligência Artificial e como funciona

Inteligência Artificial (IA) é uma área da Ciência da Computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam a intervenção da inteligência humana. 

Essas tarefas são variadas e costumam incluir o aprendizado e reconhecimento de padrões, a resolução de problemas simples e complexos e a sugestão de critérios para a tomada de decisões. A interação natural com seres humanos também já é realizada com IA.

A tecnologia de inteligência funciona por meio do treinamento de algoritmos em grandes quantidades de dados. Assim, eles passam por um processo de aprendizado e podem melhorar seu desempenho ao longo do tempo. 

Um dos principais métodos de IA é o aprendizado de máquina, no qual os algoritmos são alimentados com exemplos e feedback para otimizar as respostas geradas.

No contexto do e-commerce, esses algoritmos podem ser aplicados para aprimorar a operação de vendas e qualificar a experiência de compra do usuário. O recurso tem aplicação avançada desde a sincronização operacional até o atendimento ao cliente, como veremos mais adiante. 

O avanço da IA está permitindo que empresas aumentem a sua eficiência para vender on-line com maior qualidade de serviço e rentabilidade. Vale ainda ressaltar que essa aplicação deve acontecer de forma segura e transparente, sempre protegendo a privacidade e os direitos dos consumidores.

Métodos de IA

Para que a Inteligência Artificial responda às demandas do mercado de diversas áreas, são utilizados diferentes métodos, abaixo listamos os principais:

  • Aprendizado de Máquina (Machine Learning): abordagem em que os algoritmos são treinados a partir de um grande volume de dados. Assim, são capazes de identificar padrões e fazer previsões automaticamente;
  • Sistemas Especialistas: programas que utilizam regras e lógica para realizar tarefas específicas com automatização, como a recomendação de produtos nos marketplaces;
  • Processamento de Linguagem Natural – Natural Language Processing (NLP): o método permite que máquinas entendam e interpretem a linguagem humana, o que viabiliza a interação com chatbots e assistentes virtuais;
  • Redes Neurais: são estruturas formadas com inspiração no funcionamento do cérebro humano e permitem que o aprendizado das máquinas aconteça pela análise de conexões entre neurônios artificiais.

Fique por dentro das diferenças entre os marketplaces online

Inteligência Artificial e marketplaces: aplicação e benefícios

Conectar Inteligência Artificial e marketplaces não é assunto de ficção científica, mas uma realidade. Se você já vende nesses canais, está sendo impactado pela tecnologia, e talvez nem perceba! 

A IA é amplamente utilizada nas plataformas que formam o ecossistema do e-commerce, tanto para melhorar a experiência do usuário como para otimizar a operação de vendas e impulsionar os negócios. 

Um exemplo comum disso é a recomendação de produtos com base no histórico de compras do cliente. Analisando dados de comportamento no canal, a IA sugere ao consumidor produtos relevantes, aumentando as chances de conversão em venda.

Outra aplicação da IA nos marketplaces é a otimização dos preços. Os algoritmos do canal avaliam dados de demanda e concorrência em tempo real e sugerem ajustes de valores de forma dinâmica para maximizar a competitividade do vendedor.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental na detecção de fraudes em transações on-line. Com algoritmos que identificam atividades suspeitas, os marketplaces podem agir rapidamente para proteger os clientes e evitar prejuízos financeiros.

Há ainda outros dois aspectos em que a IA impacta positivamente, o atendimento ao cliente e a análise de dados para a gestão estratégica. 

Por um lado, os chatbots alimentados por IA podem responder a perguntas e fornecer suporte instantâneo 24/7. Isso permite melhorar a satisfação do cliente e direcionar a equipe de suporte para lidar com questões mais complexas.

Por outro, a gestão inteligente de dados possibilita aprimorar a estratégia de vendas on-line conforme o comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível aprimorar a seleção de produtos e, inclusive, prever demandas futuras.

Ferramentas de IA que podem ser usadas em marketplaces

Como vimos, a intersecção entre IA e marketplaces é feita de muitas formas pelos sistemas desses canais de venda. Porém, a tecnologia não precisa ficar limitada à plataforma, é possível implementar recursos na sua própria operação de vendas.

Para isso, você deve contar com o apoio de ferramentas que usam IA para automatizar, otimizar e aprimorar os processos no e-commerce. Destacamos algumas plataformas ideais para vender em marketplaces, veja quais são: 

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) 

Esse é um software que integra e gerencia os processos essenciais de gestão de uma empresa de e-commerce. A ferramenta centraliza a informação de diversos setores para fornecer uma visão abrangente e em tempo real de todas as operações. 

Com um ERP que usa IA, é possível aumentar a produtividade e a rentabilidade e melhorar a tomada de decisões estratégicas de gerenciamento e administração.

Ferramenta de SAC com chatbots inteligentes

Por meio de uma ferramenta de SAC com chatbots alimentados por Inteligência Artificial, a empresa tem a possibilidade de fornecer atendimento ao cliente 24/7. 

Além disso, a centralização da gestão e a automatização do SAC de diferentes canais de venda permite oferecer uma experiência de compra mais eficiente e satisfatória ao cliente.

Uma das referências em chatbot com IA é a Mia, da ferramenta Predize. O recurso garante atendimento mais rápido e acertado, o que impacta diretamente a reputação do vendedor nos marketplaces.

Plataforma de conciliação de repasses dos marketplaces

O uso de uma plataforma de conciliação de repasses com IA garante a identificação rápida de divergências e inconsistências para detectar erros e evitar perdas financeiras.

A ferramenta é ideal para ter uma gestão financeira mais eficiente e segura para quem vende em diversos marketplaces. Neste caso, a tecnologia permite controlar e usar informações confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.

Hub de integração de vendas em marketplaces 

O integrador de marketplaces é uma ferramenta completa para vender em diversos canais de venda. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para oferecer soluções avançadas que apoiam a operação e ajudam a escalar os resultados.

Com o hub de integração, o gerenciamento da operação em múltiplos canais acontece de forma centralizada e automatizada. Seus recursos ainda permitem obter dados estratégicos para aumentar a rentabilidade das vendas em marketplaces.

Leia também como funciona o algoritmo do Mercado Livre

Conheça o ANYMARKET

O ANYMARKET é o hub integrador de marketplaces mais completo da América Latina. A plataforma foi desenvolvida pelo DB1 Group para apoiar selles nas vendas on-line e impactar nos resultados do ecossistema do e-commerce mundial.

Para isso, a plataforma possui infraestrutura robusta e moderna, que conecta empresas a +100 opções de canais de vendas. A operação é centralizada em um painel único inteligente e automatizada para aumentar a escalabilidade do negócio.

Com o ANYMARKET, você garante:

  • Robustez, estabilidade e segurança;
  • Estrutura e tecnologia;
  • Evolução contínua;
  • Algoritmos inteligentes;
  • Processo de implantação assistida;
  • Integração com as principais plataformas e ERPs;
  • Business Partner exclusivo para contas estratégicas;
  • Suporte especializado em diferentes idiomas;
  • Modelos de atendimento que se adaptam ao perfil do cliente.

Quer entender como funciona um hub de integração? Veja no vídeo abaixo:

YouTube video player

Conclusão

A aplicação de Inteligência Artificial em marketplaces gera benefícios para vendedores e consumidores. Não por acaso, esses canais de venda incorporam a tecnologia a seus processos para oferecer uma experiência de compra e venda mais personalizada, eficiente e segura.

No entanto, os recursos inteligentes não precisam ser usados exclusivamente por grandes plataformas do e-commerce, é possível usar ferramentas de apoio às vendas on-line que oferecem recursos com IA.

Utilizando as ferramentas corretas e mais completas, pode-se usar a IA a favor do seu negócio e crescer vendendo em marketplaces, e os recursos adequados garantem eficiência e segurança para uma estratégia multicanal.

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