mulher em provador representado na tabela de medidas do mercado livre
Blog

Tabela de Medidas Mercado Livre: como padronizar pelo ANYMARKET

22 de abril de 2022 | Nenhum comentário

A padronização de tamanhos com a nova tabela de medidas Mercado Livre é uma melhoria do canal de vendas para alavancar o nicho de moda. 

O segmento enfrenta inúmeros desafios para adaptar a operação ao universo do e-commerce. Por isso, o MELI desenvolveu uma solução para quem vende roupas e acessórios pela internet. 

A tabela de medidas melhora o anúncio padronizando o tamanho dos itens vendidos pelo seller. Essa melhoria, aumenta a confiança do consumidor e reduz os riscos de troca e devolução, além de impactar na reputação do lojista no canal de vendas.  

Ferramentas que integram o ecossistema também estão buscando formas de apoiar e impulsionar o nicho. Este é o caso do hub de integração ANYMARKET que trabalha com inovação constante para atender os vendedores. 

O integrador é um parceiro selo Platinum do Mercado Livre e permite realizar a padronização da tabela diretamente no seu painel, vinculando a configuração com o anúncio de maneira mais rápida e automatizada. 

Quer saber como funciona a tabela de medidas do MELI e descobrir como melhorar a sua operação de vendas de moda com a integração de plataformas? Este artigo é para você!  

banner moda superior

O que é a tabela de medidas Mercado Livre: atendendo uma demanda de mercado 

mulher no provador representado pela tabela de medidas do meli

Inicialmente, vendedores do nicho de moda encontraram diversos desafios no comércio eletrônico. No entanto, a realidade do mercado vem sendo transformada com a adaptação dos canais de vendas às necessidades do segmento.  

Por um lado, os consumidores estão buscando comprar mais roupas e acessórios pela internet. Por outro, o ecossistema do comércio eletrônico está investindo em formas de melhorar a experiência do usuário e derrubar barreiras.  

No varejo tradicional, o nicho sempre se caracterizou pela possibilidade de provar as peças antes de comprar. No digital é preciso encontrar outras formas de ganhar a confiança do cliente e gerar segurança na compra. 

Foi nesse contexto que, no final de 2021, o Mercado Livre lançou um novo recurso focado nos sellers que trabalham com produtos do segmento de moda.  

Esse recurso permite criar tabelas próprias de tamanhos ou, ainda, utilizar tabelas já existentes na plataforma. As opções pré-estabelecidas podem ser tanto de marcas do nicho como do canal de vendas. 

A tabela de medidas Mercado Livre é parte da ficha técnica. Ou seja, funciona como um atributo do anúncio e deve servir como um apoio para melhorar a descrição do item vendido. 

A nova ferramenta permite refinar ainda mais as informações de venda para que o consumidor possa conhecer as dimensões e medidas do produto anunciado e suas variações. 

Um anúncio rico de informações agrega valor ao produto e gera credibilidade para que o cliente possa finalizar a compra com a confiança de estar fazendo a melhor escolha. 

Adesão dos vendedores 

Conforme informações do Mercado Livre, a adesão dos vendedores à nova funcionalidade começou logo após o lançamento.  

Nos primeiros meses de ativação, quase 12% dos anúncios ativos foram atualizados com os novos padrões. Entre os novos anúncios, o percentual foi de 20,24% e plataforma espera que a expansão aumente. 

Os sellers que começaram a usar a funcionalidade já estão com acesso a nova padronização para melhorar os seus anúncios e, consequentemente, as vendas no nicho de moda. A seguir falamos de como essa adesão impacta nos resultados das vendas.

Conheça também outras funcionalidades do Mercado Livre: 

banner com infografico funcionalidades mercado livre

Como a funcionalidade impacta no resultado de vendas 

A tabela de medidas Mercado Livre impacta diretamente em um dos principais desafios do vendedor de moda online: o volume de trocas e devoluções. 

Com o novo recurso do marketplace, é possível melhorar a comunicação com o consumidor deixando claro no anúncio quais são as equivalências e dimensões de cada variação da peça vendida.   

Anúncios mais completos facilitam a interação com o cliente que ganha segurança para fechar a compra. A padronização ainda impacta no atendimento, pois reduz o envio de perguntas com dúvidas que atrasam a tomada de decisão do cliente. 

De acordo com dados do próprio Mercado Livre, o principal motivo de reclamação ao receber um produto do nicho de moda é a diferença de cor e tamanho em relação ao que está publicado.  

A precisão nos dados referente ao tamanho tende a diminuir o volume de devoluções e trocas, que costumam aumentar muito o custo da operação de vendas. Trocas e devoluções também afetam a reputação do vendedor na plataforma, impactando diretamente nas vendas. 

Segundo o MELI, desde o lançamento do recurso, os anúncios com tabela de medidas ganham mais visibilidade e conseguem melhores posições nas buscas feitas pelos usuários. 

Benefícios da nova tabela de medidas Mercado Livre: 

  • Padronização dos tamanhos dos produtos de cada vendedor; 
  • Redução no número de trocas e devoluções; 
  • Aumento da credibilidade do anúncio, gerando confiança no consumidor; 
  • Diminuição no número de perguntas e demanda de atendimento; 
  • Melhoria da reputação e do posicionamento nas buscas do marketplace. 

Quer saber ainda mais sobre vender moda no MELI, temos um webinar completo sobre o tema, confira:

Padronização da tabela de medidas MELI através do hub de integração  

Os sellers que vendem pelo MELI através do ANYMARKET têm a vantagem de usar o recurso do canal diretamente pelo painel do hub, sem precisar acessar a configuração do marketplace. 

Desta forma, o cadastro é feito diretamente pela plataforma e o usuário pode vincular os seus anúncios às tabelas de medidas criadas para que elas possam ser encaminhadas ao Mercado Livre. 

A padronização da tabela de medidas Mercado Livre pelo ANY permite gerenciar os anúncios com mais agilidade e de maneira automatizada, já que essas são algumas das vantagens de usar um integrador para vender em marketplaces. 

O nicho de moda ainda tem muito espaço para crescer no e-commerce e recursos como a padronização de medidas do MELI ajudam a fomentar o setor.  

Aproveitar funcionalidades desenvolvidas exclusivamente para o segmento e vender de forma integrada são caminhos para criar diferenciais e aumentar a sua conversão em vendas. 

Quer saber mais sobre vender no Mercado Livre pelo ANYMARKET? Nossos especialistas podem ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio. 

banner para hub integrado com a tabela de medidas meli

Compartilhe esse artigo:

<<
<<