pessoa comprando online nicho de moda
Blog

Nicho de moda: 4 dicas para vender em marketplaces – cases de sucesso

1 de novembro de 2021 | Nenhum comentário

O nicho de moda parece ter encontrado o seu espaço no e-commerce brasileiro. Desde 2020, com o crescimento das vendas online, o segmento vem ganhando destaque em pesquisas e estudos da área. 

Neste artigo vamos falar sobre alguns desses resultados e trazer 4 dicas importantes para expandir o negócio vendendo em marketplaces. 

Essas dicas partiram de dois casos reais de empresas que se adaptaram ao digital e adotaram estratégias de expansão usando esses canais de vendas. Confira!

vender em marketplaces do nicho de moda

O nicho de mercado da moda para quem quer vender online

Comprar pela internet já faz parte da rotina do brasileiro há muito tempo. Entretanto, o segmento de moda sempre enfrentou grandes desafios para ganhar a confiança do usuário. 

Em 2020, a pandemia mudou completamente o cenário do comércio eletrônico e acelerou muitos processos. Um deles foi justamente o da compra de todos os tipos de produtos pela internet. 

Com o crescimento do e-commerce, que bateu recordes históricos, o nicho de moda entrou definitivamente no mercado online 

Aumento nas intenções de compra em 2021

Entre 2020 e 2021, o segmento de moda e acessórios ganhou destaque em relatórios que surgiram com números que demonstram a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros. 

Em uma pesquisa da empresa Behup, o setor apareceu no top 3 das categorias com maior intenção de aumento de compras na Black Friday 2021.  

O mesmo relatório mostra que o nicho de moda atrai 71% de interesse dos usuários na modalidade online live commerce.  

Saiba mais: Tudo sobre como vender Moda e Acessórios em e-commerce e marketplaces 

Casos de sucesso de venda em marketplaces

pessoa comprando online nicho de moda

Foto criada por rawpixel.com – br.freepik.com

Um dos caminhos escolhidos por muitas marcas que estão conseguindo crescer no e-commerce é a venda em marketplaces.  

Para entender melhor o cenário e buscar insights, conversamos com duas empresas do segmento de moda que estão vivendo essa realidade.  

O gerente comercial da B2 Online, Henrique Mesquita e o gestor de marketplaces da Bibi Calçados, Jeonã Sil, nos contam como a estratégia está impactando no negócio.  

Veja a seguir os pontos que eles destacaram do processo de expansão e escalonamento das vendas online. 

4 dicas para o nicho de moda em markeplaces  

Experiência do cliente é o grande diferencial

Quando falamos em vender online, os dois gestores coincidem que o cliente deve ser o centro da operação.  

Henrique Mesquita, da B2 Online, conta que houve uma grande virada de chave do negócio para se destacar nos marketplaces. Essa virada aconteceu quando a empresa entendeu que não vende um produto, mas um serviço.  

Ele explica que houve um entendimento de que a experiência do cliente é fundamental e que passa por diversas etapas. Isso inclui oferecer faturamento e expedição rápidos, não ter quebra de estoque, fazer uma separação sem erros, entre outros. 

Na Bibi Calçados a experiência do cliente também virou um dos grandes focos da venda em marketplaces.  

Jeonã Silva afirma que, hoje em dia, a empresa tem uma preocupação com todo o processo. Existe um grande cuidado desde a compra até o momento em que há necessidade de troca. 

Confira no vídeo o depoimento completo das empresas:

Informações do produto no nicho de moda

Na parte operacional, um dos pontos considerados mais importantes pelas marcas é a configuração dos anúncios. 

Na Bibi Calçados, as descrições são pensadas para que o cliente entenda tudo sobre o produto que está comprando. 

“Tanto no site da empresa como nos marketplaces, o esforço é voltado para colocar informações da maneira mais detalhada possível”, explica Silva.  

Quer saber como fazer o cadastro ideal de produtos no marketplaces? Veja aqui! 

Composição de kits

Outra estratégia operacional que pode ser adequada para empresas do nicho de moda é a composição de kits.  

Esse modelo de anúncio é muito comum nos marketplaces e uma excelente maneira de deixar a oferta mais atrativa e aumentar a conversão de vendas.  

Segundo Henrique Mesquita, na B2 Online sempre houve um enfoque em diferenciar os anúncios com itens que agregam valor.  

Ele conta que a estratégia de composição de kits foi a melhor opção encontrada. Esse tipo de anúncio tem gerado muito resultado e feito a diferença nas vendas da empresa. 

Hub de integração

Tanto a Bibi Calçados como a B2 Online contam com o apoio do ANYMARKET como hub de integração com marketplaces. 

A implantação da plataforma garantiu que as empresas tenham uma expansão mais eficiente, segura e estável.  

A infraestrutura robusta do hub é essencial para atender as demandas geradas pelo crescimento das vendas online. 

A Bibi Calçados começou a trabalhar com a venda em marketplaces em maio de 2020 e viu os resultados online aumentarem rapidamente.  

O crescimento acelerado gerou a necessidade de melhorar os anúncios e a experiência do cliente. “Percebemos que com o integrador usado não seria possível criar estratégias novas e expandir a operação”, afirma Silva. 

Antes da implantação do hub a empresa viu que os resultados aumentavam, mas que não eram escaláveis. Foi inevitável buscar uma plataforma que permitisse ter essa flexibilidade para melhorar o processo. 

Agilidade e rapidez na operação

A empresa trocou de hub, centralizou as vendas no hub e começou a usar as suas funcionalidades de automatização e otimização. Conforme Silva, os benefícios apareceram rapidamente na operação da Bibi Calçados. 

“Em cada coleção temos uma grande quantidade de referências. Antes passávamos 3, 4 semanas até conseguir colocar as configurações em todos os markeplaces. Com o ANYMARKET conseguimos fazer isso no mesmo dia em que lança uma coleção”, afirma.  

Segundo ele, a plataforma acelerou de forma considerável o ritmo de ascendência nas vendas online. “Os recordes de faturamento da empresa com os marketplaces é quase imensurável, o crescimento chega a 4000, 5000 mil por cento”. 

Facilidade de gestão dos anúncios

Na B2 Online, o que chamou mais a atenção no hub, inicialmente, foi a facilidade de gerenciar os anúncios de cada marketplace dentro do painel único da plataforma. 

Questionado sobre resultados, Mesquita conta que a centralização permitiu expor ao máximo os produtos em todos os canais.  

Com o resultado positivo desde a implementação do hub, a projeção da empresa é seguir expandindo no e-commerce. 

“Crescemos cerca de 110% em toda nossa operação. De 2019 para 2020 nós crescemos cerca de 77%. Para este ano a expectativa é de crescer em torno de 40% a operação de forma geral”, afirma o gestor comercial. 

Você também pode superar os desafios de vender online sendo uma empresa do setor de moda. O ANYMARKET está preparado para apoiar o crescimento das suas vendas com a melhor estrutura de hub integrador do mercado. 

falar com o anymarket para vender mais setor de moda

 

Compartilhe esse artigo: