No e-commerce, assim como em qualquer segmento de negócio, calcular e atingir as metas de vendas é essencial para crescer com sustentabilidade a longo prazo. Qualquer seller que deseja expandir sua operação online deve entender os fundamentos por trás desta ideia.
A jornada para determinar metas claras e definir estratégias para alcançá-las começa com uma compreensão do próprio negócio, do mercado digital e do nicho em que atua. Estudar a concorrência também pode fornecer insights e ajudar a encontrar oportunidades de diferenciação.
Com base na compreensão desses pontos e outros, é possível estabelecer metas claras, específicas e mensuráveis. O ideal é traçar um caminho que reflita seus objetivos de desenvolvimento e crescimento no e-commerce.
Neste artigo, retomamos alguns conceitos importantes e exploramos estratégias simples e eficazes para calcular e atingir metas vendendo online.
Siga a leitura e comece a aprimorar imediatamente o planejamento da sua operação para escalar o seu negócio com segurança.
O que são metas de vendas
As metas de vendas são objetivos quantitativos que o seller estabelece para guiar a operação em um período específico, geralmente mensal, trimestral, semestral ou anual.
Esse direcionamento é indispensável para orientar as estratégias e esforços de vendas do seller. Ou seja, gera um ponto de referência claro para medir o desempenho e o progresso ao longo do tempo.
As metas devem ser baseadas em análises de mercado, histórico de vendas, tendências do setor e considerações sobre capacidade operacional e recursos disponíveis.
Também é importante monitorar regularmente o atingimento e ajustar as estratégias para maximizar os resultados e garantir o alcance dos objetivos ao final do período determinado. Vamos aprofundar mais em cada um desses aspectos ao longo deste conteúdo.
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A importância de estabelecer metas claras e mensuráveis
Estabelecer metas de venda claras e mensuráveis é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce. Com esta abordagem é possível ter um foco e ajudar a equipe de trabalho a entender o que precisa ser alcançado e como contribuir para que isso aconteça.
Metas claras orientam estratégias e servem como guia para desenvolver ações acertadas de marketing, precificação, promoção e atendimento ao cliente. O direcionamento garante que todos os esforços estão postos em atingir os objetivos.
É através deste planejamento e monitoramento periódico que também se estabelecem padrões para avaliar o desempenho do negócio e da equipe de vendas. As métricas permitem medir o avanço das ações e identificar demandas de melhoria.
Podemos considerar ainda que quando o seller tem metas definidas e medidas, o negócio online mantém o foco nos resultados desejados. Esta postura evita o desperdício de recursos em atividades que não contribuem diretamente para o sucesso das vendas.
Exemplos de metas de vendas
Listamos alguns exemplos simples e objetivos de metas para as vendas online, porém vale ressaltar que elas podem e devem ser adaptadas ao seu contexto de negócio.
- Receita mensal: estabelecer uma porcentagem específica de crescimento em relação ao mês anterior ou ao mesmo período do ano anterior.
- Número de pedidos por semana: definir uma meta para aumentar o número de pedidos realizados por semana, visando impulsionar o volume de vendas.
- Taxa de conversão de visitantes em clientes: determine um objetivo acompanhando o número de vendas em relação ao tráfego dos seus anúncios.
- Ticket médio: meta para aumentar o valor médio de cada pedido.
- Novos clientes: estabeleça um número específico de novos compradores esperado, em um determinado período, para expandir a sua base de clientes.
- Taxa de abandono de carrinho: avalie a sua taxa de abandono de carrinho e estabeleça uma meta de redução do índice.
- Participação de mercado: crie uma meta para aumentar a sua participação de mercado, no seu nicho, em relação aos concorrentes diretos.
Como calcular as metas de vendas online
Além de entender o conceito e a importância das metas de vendas online, é importante saber estabelecer os parâmetros e seus cálculos.
Um dos métodos mais utilizados é o SMART. A sigla está em inglês e, traduzida livremente para o português, significa Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.
Isso quer dizer que cada meta deve ser:
- Específica: clara e definida.
- Mensurável: que seja possível quantificar e medir o seu progresso.
- Atingível: deve ser desafiadora, mas ainda alcançável com esforço e recursos razoáveis.
- Relevante: deve estar alinhada com os objetivos gerais do negócio.
- Temporal: a meta deve ter um prazo definido para ser atingida.
Para calcular uma meta SMART, o seller pode analisar dados históricos de vendas, tendências do mercado, sazonalidade e o escopo geral do negócio.
Ao seguir o método SMART ou qualquer outro de sua preferência, sempre é imprescindível considerar cuidadosamente todos esses aspectos da abordagem. Tenho em mente que o objetivo global é impulsionar as vendas e crescer de forma sustentável no e-commerce.
Quais as consequências de não ter uma meta de vendas?
A falta de uma meta de vendas clara gera uma série de riscos para o negócio, como:
- Prejudica o engajamento e a motivação: sem meta a equipe de vendas pode acabar desmotivada, pois não consegue visualizar o impacto que suas ações têm nos resultados do negócio;
- Gera problemas de direcionamento: sem meta de vendas não há como alinhar expectativas e direcionar os esforços para atingir o objetivo da sua loja;
- Dificulta a identificação de falhas: se torna mais difícil identificar e corrigir erros quando não se tem clareza sobre as metas;
- Dificulta o acompanhamento de desempenho: sem a definição de uma meta de vendas não é possível mensurar o desempenho das estratégias e da equipe de vendas.
Como avaliar o desempenho das metas de vendas?
Para avaliar o desempenho da meta de vendas e da equipe, uma forma interessante é utilizar os Key Performance Indicators (KPIs).
Os KPIs de venda, ou Indicadores Chave de Desempenho, são ferramentas que mensuram a eficiência e os resultados das vendas de acordo com as metas, revelando se a performance está satisfatória ou não.
Alguns exemplos de KPIs que podem ser utilizados são:
- Ticket médio;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Clico de Vendas.
Como atingir a meta de vendas online
Para atingir as metas de vendas online de forma eficaz, é essencial adotar uma abordagem abrangente, que leve em consideração aspectos-chave do negócio.
Confira a seguir algumas maneiras de alcançar esses objetivos!
Estude o mercado e avalie seu nicho
Você precisa compreender o mercado em que opera. Faça pesquisas para identificar as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes.
Analise a concorrência e marcas referência para aprender melhores práticas e identificar oportunidades. Ao entender o seu nicho, você pode adaptar suas estratégias para atender às demandas dos clientes com maior excelência.
Analise os resultados do seu negócio
A análise regular dos resultados do seu negócio permitirá identificar padrões, tendências e possibilidades de aplicar melhorias.
Observe as métricas de vendas, desempenho do site, taxas de conversão e feedback dos clientes para entender o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
Com base nessas informações, ajuste suas estratégias e táticas de vendas para maximizar o desempenho e alcançar suas metas.
Para conseguir trabalhar com base em dados, o ideal é contar com ferramentas de gestão das vendas online que sejam especializadas, que automatizam os processos e que permitam ter acesso às informações em tempo real.
Especialmente se você vende em diferentes canais de venda, o mais recomendado é usar um hub integrado, que permite fazer a gestão de marketplaces com o melhor desempenho.
Escolha um software completo e robusto que garanta acesso a dashboards que reúnem dados de todas as etapas da operação, de todos os canais.
Motive a sua equipe
Estabeleça metas claras e mensuráveis
Invista no desenvolvimento profissional da equipe, oferecendo treinamento e oportunidades de crescimento. Uma equipe motivada estará mais comprometida em alcançar as metas estabelecidas.
Invista em tecnologia
Usar a tecnologia a seu favor é agir de maneira inteligente para atingir as suas metas. Invista em plataformas de e-commerce robustas, ferramentas de análise de dados e sistemas de gerenciamento de atenção ao cliente.
Escolha parceiros estratégicos que oferecem vantagens competitivas e uma marca forte, além de um software que otimiza processos e melhora a experiência do cliente.
O integrador de marketplaces ANYMARKET, por exemplo, é líder em seu segmento na América Latina por ter a plataforma mais completa do mercado. No entanto, as suas vantagens não se limitam à infraestrutura tecnológica oferecida, o hub é parceiro certificado de grandes canais de venda como o Mercado Livre e a Amazon.
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