Você sabe o que é fulfillment e como ele pode transformar a forma como sua loja opera em marketplaces? Essa solução logística vai muito além do envio: ela integra todo o ciclo de vida de um pedido — do estoque à entrega, passando por logística reversa e até feedback do cliente.
No ANYMARKET, o hub de integração especialista em marketplace, levamos o fulfillment a um novo nível. Acompanhe este artigo e descubra como essa estratégia impacta suas vendas, quais são os diferenciais de marketplaces full e como superar os desafios dessa operação com apoio da tecnologia certa.
Boa leitura!
Fulfillment é uma solução logística com a qual uma empresa transfere o seu estoque, parcial ou integralmente, a um Centro de Distribuição (CD) de outra empresa.
Essa empresa que detém o estoque fica responsável pela armazenagem, separação, embalagem, faturamento, despacho, coleta de devoluções e até pelo pós-venda. Para isso, geralmente, é cobrado um percentual dos custos da operação.
Por conta disso, entendemos o que é fulfillment como uma solução de logística que tem como principal característica interligar todos os processos que envolvem o ciclo de vida de um pedido de forma eficiente.
Veja esse fluxo dos Correios que exemplifica uma solução fulfillment em passos simples:
Fonte: Página dos Correios
Sem a gestão centralizada do fulfillment, o seller precisa acompanhar pedidos individualmente, marketplace por marketplace — o que consome tempo e exige processos manuais. Por isso, ter uma operação estruturada nesse modelo pode ser o primeiro passo para escalar as vendas com menos esforço e mais controle.
As processo do fulfillment envolve diferentes etapas do momento em que um pedido é realizado até a entrega final.
Veja as etapas principais:
O funcionamento adequado de cada uma dessas etapas é indispensável para que a logística como um todo seja eficiente.
Muitos marketplaces oferecem o serviço e explicam o que é fulfillment para os vendedores. Assim, essa é uma estratégia que você pode utilizar para otimizar sua logística e melhorar a experiência do cliente.
Afinal, toda a infraestrutura que os marketplaces que oferecem essa opção possuem faz com que os produtos sejam entreguem com mais rapidez aos clientes, sem que você tenha que investir ou se preocupar com cada uma das etapas.
Cada vez mais marketplaces oferecem modelos fulfillment. Entre os principais canais com operação full hoje estão:
Esses modelos incluem desde a armazenagem e separação até a entrega final, com estrutura própria de distribuição nacional e, no caso da Amazon, também internacional. Um dos grandes diferenciais é a redução no tempo de envio, que impacta diretamente a decisão de compra. Assim, anúncios com entrega full ganham mais destaque, reputação e relevância.
Inclusive, esse tipo de diferencial é um dos fatores que os sellers devem considerar ao escolher os marketplaces para anunciar, diante das enormes vantagens que o modelo oferece e que serão trazidas a seguir.
Depois de falar sobre o que é fulfillment, queremos abordar as vantagens do processo de logística que foca, também, na satisfação do cliente.
Para isso, é necessário buscar referências com um especialista. Segundo a empresa Pier8 Logística para E-Commerce, o intuito maior de um processo logístico no formato fulfillment é: “o lojista ter mais tempo para cuidar de outros aspectos relacionados a empresa e ampliar seu negócio”.
Dentre os pontos mais impactantes deste tipo de fluxo, podemos citar alguns principais que são:
As empresas centralizadoras destas operações comportam grande volume de movimentações. Para isso contam com estruturas física e humana robusta, sistemas informacionais especializados e veículos para cumprir os prazos de entrega do produto por rotas no fluxo.
Isso gera uma redução no tempo entre a entrada do pedido e a entrega do produto. Além disso, os valores da composição logística são consideravelmente menores, pois todo o aparato serve a várias empresas. Portanto, existe a divisão proporcional dos custos.
Empresas que oferecem fulfillment investem expressivamente em padronização, agilidade e tecnologia em todas as operações. Isso melhora muito a experiência de compra e garante o recebimento do pedido conforme esperado.
Complementa-se, ainda, o uso da marca da empresa prestadora do serviço em operação de apoio as vendas online. Ou seja, um parceiro de nome e confiável sempre é positivo.
Assim, o resultado esperado é o aumento da satisfação do consumidor e a fidelização dos clientes.
As etapas de recebimento, separação, embalagem, conferência, despacho e logística reversa exigem um bom número de pessoas para que ocorra dentro de um tempo hábil.
Esse é outro ponto em que o fulfillment pode ser vantajoso. Pois, como mencionado anteriormente, a empresa prestadora do serviço comporta um grande volume e controle de estoque.
Com isso, temos uma redução nos custos com colaboradores nesse processo, possibilitando o foco de recursos em outras esferas para aumento das vendas.
Quer saber mais sobre o que é fulfillment e suas vantagens em vídeo? Confira abaixo:
Por último, e não menos importante, o fulfillment proporciona a gestão especializada do processo logístico. A Escola de E-Commerce cita em um de seus artigos que:
“Em um mercado altamente competitivo, em que o consumidor tem total poder de escolha, ter um processo de logística rápido e eficiente faz toda a diferença para quem atua no setor de e-commerce.”
Ou seja, a empresa que entendeu o que é fulfillment e entrou no fluxo não precisa se preocupar com a gestão da entrega. A eficiência das etapas é gerida pela prestadora do serviço de forma especializada.
Vários clientes já sabem o que é fulfillment, por isso, o seller ganha não apenas em logística, mas também em confiança na vitrine. Os anúncios passam a exibir selos como “Enviado e vendido por Amazon” ou “Entregue por Magalu”, transmitindo muito mais segurança ao consumidor final do que nomes de loja pouco conhecidos.
Essa identificação aumenta a taxa de cliques e conversões, principalmente porque o comprador associa a marca do marketplace a uma experiência de compra segura. Em muitos casos, o anúncio ainda recebe um destaque visual (selo ou ícone) dentro da plataforma, reforçando sua atratividade.
Saiba mais sobre o tema: Tendências de fulfillment para marketplaces no Brasil
Apesar dos benefícios, quem opera com fulfillment enfrenta desafios práticos, como complicance fiscal. Nos modelos full, o próprio marketplace emite as notas fiscais em nome do seller. Isso gera dificuldades para centralizar os documentos fiscais, especialmente quando há várias contas e o time de contabilidade é terceirizado.
A gestão de estoque também é algo que o seller deve se preocupar: a reposição precisa ser precisa e ágil para não gerar ruptura de vendas. Porém, sem visibilidade clara da operação full nos canais, muitos sellers perdem o timing.
Ainda, ter que acessar vários painéis de marketplaces impede a visão real do negócio. Isso afeta o planejamento, a performance e a tomada de decisão.
A boa notícia é que todas essas desvantagens podem ser solucionadas com um hub de integração especialista como o ANYMARKET. Por lá, é possível consultar as notas fiscais via API (quando o canal permite) de forma centralizada, garantindo mais segurança fiscal.
Além disso, o ANY identifica pedidos fulfillment automaticamente, organiza os dados para o ERP e oferece painéis para gestão inteligente de estoque. Com o Fulfillment Management System (FMS), a gestão da operação full de diferentes marketplaces acontece em um único local, com dashboards integrados, curva ABC e relatórios otimizados.
Apesar das várias vantagens citadas, é fundamental considerar o custo-benefício com a aderência a esse processo.
Em especial, você deve considerar o valor com armazenagem e movimentação dos produtos que são os mais expressivos.
Quer saber uma forma prática de entender se, de fato, faz sentido iniciar uma operação nesse formato? Indicamos listar todos os custos inerentes ao fluxo atual acrescentando a projeção desejada de crescimento a médio e longo prazo.
Dedique certa atenção também para avaliar as regiões de maior volume de vendas e com proposta de expansão. Elas devem ser condizentes com as regiões dos Centros de Distribuição da empresa que será contratada para realizar fluxo fulfillment.
Com esses números em mãos será possível fazer uma comparação dos custos atuais com aqueles gerados com a aderência ao formato. Saber quanto irá custar a contratação de uma empresa especializada dará a você uma visão clara para tomada de decisão.
Leia também: Venda direta ao consumidor: oportunidade para a indústria
Obviamente, como toda terceirização de serviço, o lojista deve pesquisar e escolher sabiamente o parceiro. O objetivo deve ser agregar valor em seu negócio e escalar a operação de vendas. Isso, somado ao aumento de qualidade e redução de custos, pode ser um grande e rentável diferencial.
Agora que você já sabe o que é fulfillment, suas vantagens e desvantagens, está preparado para crescer as suas vendas? Comece sua operação fulfillment com o pé direito e conte com o hub de integração mais completo em funcionalidades e indicadores para potencializar a operação. Conheça o site do ANY!