Homem conferindo produtos de uma loja que se preocupa com a otimização de anúncios
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Otimização de anúncios: como melhorar as suas publicações nos marketplaces

1 de julho de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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A otimização de anúncios é uma prática indispensável para aumentar a conversão em vendas nos marketplaces. Através do aprimoramento das publicações, é possível melhorar a visibilidade dos produtos, atrair um público mais qualificado e vender mais.

Existem diferentes técnicas de otimização que podem ser aplicadas. Algumas passam pelo básico, como a melhoria da ficha técnica e descrição do produto, e outras requerem maior estratégia, como a otimização SEO das publicações.

Para sellers que vendem em múltiplos canais, a otimização pode ser um processo desafiador e cansativo devido à alta demanda de configurações. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas práticas para aprimorar as suas publicações de forma mais ágil e eficiente. Confira!

Por que investir na otimização de anúncios no e-commerce

A otimização de anúncios em marketplaces é o processo de aprimorar e ajustar as publicações dos produtos que serão exibidos nas plataformas. A prática visa melhorar a visibilidade e o desempenho dos anúncios, resultando no aumento da conversão em vendas.

Embora possa parecer um processo desafiador, por representar uma grande demanda operacional, ter uma estratégia de aprimoramento de anúncios é indispensável para melhorar a performance nos canais de venda online.

É através da otimização que o seller tem a possibilidade de conquistar melhores posições nos resultados de busca dos marketplaces e atingir usuários mais relevantes para o negócio.

Este objetivo pode ser alcançado por meio de diversas técnicas, como a aplicação de estratégias de otimização para pesquisa com a escolha de palavras-chave adequadas, a criação de descrições informativas e o uso de imagens de alta qualidade.

Porém, estas não são as únicas ações importantes para o aprimoramento das publicações. Medidas mais estratégicas, como a pesquisa de mercado e a expansão da divulgação dos produtos em outros meios, também podem fazer a diferença nos resultados em vendas em marketplaces.

Benefícios da otimização de anúncios em marketplaces

Maior visibilidade

Anúncios otimizados têm maior probabilidade de serem exibidos nas primeiras posições dos resultados de busca. Isso aumenta a visibilidade da sua marca e dos seus produtos nos marketplaces.

Melhoria da experiência do cliente

A otimização implica, entre outras coisas, em ter anúncios com informações claras, imagens atrativas e descrições detalhadas. Essas características proporcionam uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes.

Aumento da conversão

Ao tornar os seus anúncios mais relevantes e atrativos, você aumenta as chances de os usuários clicarem e comprarem seus produtos, impulsionando as taxas de conversão.

Competitividade

Em um ambiente online altamente competitivo como o dos marketplaces, a otimização de anúncios pode fazer a diferença na diferenciação com a concorrência e na conquista pela preferência dos consumidores.

Redução de custos

Anúncios otimizados tendem a apresentar melhor desempenho, o que pode resultar em um menor custo por clique (CPC) ou custo por aquisição (CPA), maximizando o retorno sobre o investimento em publicidade.

Dicas para otimizar anúncios nos marketplaces

Antes de começar a otimizar os seus anúncios nos marketplaces, é importante analisar o contexto de cada canal e seguir as regras de uso de cada um deles. Outro ponto que você deve considerar é a sua estratégia de negócio e objetivos de venda.

Essas etapas prévias ao trabalho operacional são fundamentais para garantir que a otimização tenha resultados relevantes e alinhados com as suas metas. Após realizar as ações iniciais, considere aplicar as dicas que listamos abaixo.

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Faça a segmentação correta do público

A segmentação correta do seu público é uma etapa essencial para os anúncios serem exibidos aos usuários com maior potencial de compra.

Esta tarefa pode ser feita por meio de pesquisas de mercado e a análise de informações demográficas e comportamentais. Se você centralizar as vendas em um hub integrador, por exemplo, o melhor caminho é utilizar os dados gerados pela ferramenta.

Ter uma estratégia de segmentação personalizada pode aumentar a relevância dos anúncios, melhorar a experiência do cliente, aumentar as taxas de conversão e reduzir os custos de publicidade.

Foque na experiência do cliente

A experiência do cliente deve ser uma prioridade em todas as etapas do processo de venda, inclusive na criação e otimização dos anúncios. Para isso, pense na necessidade do seu público quanto às informações sobre o produto e todas as etapas de compra.

O foco no aprimoramento da jornada de compra, através das informações contidas na publicação, aumenta a satisfação do usuário, podendo refletir na redução das taxas de rejeição e aumentar a fidelidade do cliente.

Invista no design dos anúncios

O design dos anúncios deve ser atraente, claro e fácil de entender. Isso pode ser feito por meio de cores, tipografia, imagens e layout atraentes e eficazes. Publicações bem desenhadas podem impactar na visibilidade, melhorar a relevância e aumentar as taxas de clique.

Use palavras-chave estratégicas

As palavras-chave são fundamentais para a otimização dos anúncios, pois ajudam a garantir que a publicação chegue aos usuários que estão buscando o produto oferecido. Para realizar um bom trabalho de SEO nos marketplaces, faça pesquisas de palavras-chave, analise a concorrência e crie uma estratégia personalizada.

Crie uma rotina de análise de desempenho

A análise do desempenho das campanhas e dos principais anúncios publicados em cada canal é fundamental para entender o que está funcionando e o que não está.

O monitoramento da estratégia de otimização ajuda a identificar falhas e oportunidades de melhoria. Nas vendas multicanal, é indispensável contar com o apoio de tecnologia para realizar uma análise precisa e efetiva.

Faça bom uso de CTAs

Não esqueça de usar chamadas para a ação (CTAs) para incentivar o usuário a clicar nos anúncios e efetivar a transação comercial. Isso pode ser feito por meio de botões de compra e gatilhos de venda que auxiliem o cliente a tomar uma decisão.

O uso de CTAs estratégicas podem resultar no aumento das taxas de clique e na conversão em vendas.

Não se esqueça de pensar no mobile

Hoje em dia grande parte das compras online são feitas pelo celular. Por isso, já não é mais possível pensar na experiência do cliente sem considerar a versão mobile dos anúncios.

A otimização para dispositivos móveis deve ser feita com o uso de um design responsivo, otimização de imagens e layouts adaptáveis. Nesses casos, o enriquecimento dos anúncios pode fazer toda a diferença nos resultados do negócio.

Use a tecnologia a seu favor

As tarefas operacionais de otimização de anúncios podem ser automatizadas com o apoio de uma ferramenta especializada em e-commerce. O hub de integração com marketplaces costuma ser uma das plataformas mais recomendadas para a melhoria desses processos.

Use a tecnologia a favor do seu negócio implementando plataformas que agilizam processos e ajudam a tomar decisões com dados atualizados da sua operação em múltiplos canais.

Quer saber mais sobre a automatização operacional das vendas online? Fale com um especialista em e-commerce e encontre a melhor solução tecnológica para vender mais com menos esforço.

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