Homem entregando uma encomenda comprada através da regra de frete configurada pelo hub de integração do ANYMARKET
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Como vender mais com regras de frete nos marketplaces com o Hub ANYMARKET

22 de outubro de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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A jornada de vendas é composta de diversas etapas e interferências: descoberta do produto, pesquisa entre concorrentes, composição do carrinho de compras, verificação de meios de pagamento e outros processos compõem o caminho do usuário até o momento em que ele se torna um cliente. E, nesse momento, a política de frete também possui papel relevante!

Para quem vende em marketplaces, a estratégia de regra de frete é ainda mais importante. Afinal, os canais de vendas apresentam o valor da entrega na página do produto, o que influencia diretamente a adição ao carrinho de compras.

Além disso, os marketplaces possuem opções de política de frete específicas, que podem ser mais vantajosas para sua operação e para os usuários. Dessa forma, utilizando as funcionalidades dos canais de vendas, é possível aumentar ainda mais seus resultados.

Neste artigo, você confere as melhores práticas para definir os valores de entrega para sua loja virtual e dentro dos marketplaces. Além disso, confere dicas de ferramentas (como o ANYMARKET) que ajudam a criar uma regra de frete estratégica. Continue a leitura e confira!

Como construir uma política de frente?

Segundo pesquisas desenvolvidas pela Opinion Box, o valor do frete está entre os três principais motivos para abandono de carrinho ou desistência da compra. Para 65% dos entrevistados, um custo alto de entrega é fator decisivo para não realizar determinada conversão.

Logo, a regra de frete impacta diretamente nos seus resultados de vendas. E, por isso, precisa ser construída com atenção, de forma que a entrega seja parte do motivo pelo qual o usuário dirá “sim” para seu e-commerce. 

Sua estratégia de política de frete precisa ser rentável e vantajosa para os usuários.

Antes de entender como construir a sua, é relevante compreender o que de fato significa política de frete. Dessa forma, você garante que estará cumprindo os requisitos necessários.

O que é política de frete?

A política de frete é um documento que reúne as informações sobre o processo de entrega dos produtos do seu e-commerce. Dados sobre o prazo e a forma de envio, assim como valores e condições especiais, precisam estar devidamente descritos nele.

É fundamental que o documento esteja disponível no seu e-commerce, em uma página específica ou junto dos Termos e Condições. Geralmente, é inserido no rodapé (ou footer). Conforme suas políticas forem atualizadas, ele também precisa ser alterado.

Para quem vende em marketplaces, a política de frete fica a cargo do próprio canal de vendas. Ele irá descrever como os envios podem ser realizados e quando ficam a cargo da plataforma ou do próprio lojista.

Dessa forma, os canais de vendas conseguem garantir que o documento estará de acordo com as opções de entrega disponibilizadas, da mesma forma que zela pela relação entre a política e as regras do marketplace. 

Por parte do vendedor, a responsabilidade é seguir as normas descritas, para ter uma boa reputação e evitar problemas no envio dos produtos.

Como construir uma política de frete para lojas virtuais?

Caso você tenha uma loja virtual própria, além da operação junto aos marketplaces, é relevante compreender como construir a regra de frete. Dessa forma, o documento cumprirá os requisitos necessários, além de informar o usuário devidamente. 

A política de frete deve ser esclarecedora e objetiva, respondendo as principais dúvidas dos usuários em relação à entrega. Portanto, vale mapear possíveis questionamentos, para antecipá-los no documento! Confira o passo a passo e faça isso com mais facilidade:

Defina prazos de entrega

É importante informar ao cliente quais prazos envolvem a entrega dos produtos. Dessa forma, ele saberá quando qual a data mínima e máxima para receber o que comprou. Para isso, insira informações como:

  • Prazo para preparação do pedido após a confirmação do pagamento;
  • Em quais datas o processo para envio do produto e a entrega podem acontecer (se apenas dias úteis ou também aos finais de semana, por exemplo);
  • Quando os pedidos são postados, caso você tenha um dia da semana específico para envio dos itens.

Dessa forma, você garante que o usuário saberá exatamente como funciona o processo para que a compra seja enviada, além da média de dias para recebimento do produto.

Informe a cobertura da entrega

A política de entrega deve descrever para quais regiões os produtos são enviados, assim como quais localidades sua loja virtual não realiza entregas. Logo, evita que usuários realizem compras fora da região de cobertura.

É fundamental estabelecer quais regiões sua empresa atua, para evitar compras que não serão entregues.

Se você atuar internacionalmente, é importante especificar para quais países o envio pode acontecer, assim como o prazo de entrega de cada região.

Estabeleça as modalidades de entrega

Descreva de que formas a entrega acontece, como Correios, transportadora ou logística própria. Insira também os prazos e valores de cada modalidade, para que o consumidor possa escolher aquele que faz mais sentido para sua realidade.

Insira os valores de frete

Todos os valores relacionados ao frete devem estar descritos na política de frete. Caso você ofereça condições promocionais, como frete grátis ou campanhas de Black Friday, também precisa inserir no documento.

Se o preço da entrega variar de acordo com a modalidade de frete escolhida pelo usuário, esta informação também deve aparecer na política. Dessa forma, evita problemas e mantém o consumidor devidamente informado.

Dê caminhos para resolução de problemas

Por mais que seus processos tenham qualidade, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante dar ao usuário informação para tratar atrasos e até devoluções. Comunique os canais de atendimento da loja e qual o passo a passo para resolver problemas.

Explique como funciona o status da entrega

Outra informação relevante na política de frete é o acompanhamento do status. É comum que consumidores acompanhem de perto a entrega dos pedidos, com a expectativa de que cheguem com agilidade (e para garantir que conseguirão receber o pacote).

Por isso, informe como ele pode acompanhar o status do envio. Caso a atualização varie de acordo com a modalidade de entrega, é importante informar como o consumidor deve proceder conforme cada opção.

Atualizar corretamente o status da entrega garante uma boa experiência para o cliente.

É relevante, ainda, inserir como parte do processo de atendimento o envio do status, seja por e-mail ou por WhatsApp. Assim, você facilita a experiência do usuário e aumenta as chances de conversão.

Para quem vende em marketplaces, os processos acima ficam a cargo do canal de vendas. Além de redigir o documento, ele informa o status de entrega, centraliza o atendimento (para casos de dúvidas sobre atrasos), define valores e cria campanhas promocionais para frete grátis, por exemplo.

Logo, seu papel, como vendedor, é cumprir as regras e diretrizes do marketplace, garantindo que sua operação estará alinhada à política de frete do canal de vendas.

Como definir as regras de frete ideais

No momento de conquistar o usuário e convertê-lo em um cliente, a política de frete atua de diferentes formas. Ao disponibilizar diversas modalidades de entrega, por exemplo, você aumenta o poder de escolha do consumidor, o que pode atraí-lo ainda mais.

No entanto, existem duas estratégias que tendem a conquistar de vez o cliente: o frete grátis e o desconto por volume. Ambos são atrativos e impactam de maneira mais assertiva a decisão de compra do usuário. Saiba como oferecê-los!

Frete grátis

Certamente, o frete grátis é a modalidade de entrega que mais atrai o usuário. Afinal, ele receberá o item em casa sem pagar nenhum valor adicional para que a logística aconteça. No entanto, por mais atrativo que seja, este benefício precisa ser oferecido aos clientes com cautela.

Quando o cliente não paga o frete, quem fica responsável por isso é sua operação. Logo, é importante estudar sua realidade financeira antes de disponibilizar o frete grátis, para garantir a sustentabilidade da sua empresa.

Uma boa ideia é definir uma política de frete específica para a entrega gratuita. Na prática, isso significa definir como e quando o usuário poderá receber o benefício. 

É possível configurar frete grátis para um determinado grupo de produtos (no caso de queima de estoque), oferecê-lo quando o cliente faz uma compra acima de determinado valor, segmentá-lo para regiões que você mais vende e muito mais.

A questão, nesse caso, é ser estratégico e definir uma política de frete grátis de acordo com seus objetivos de negócios, para evitar problemas financeiros e conquistar com mais agilidade os consumidores.

Quem vende em marketplaces conta com mais facilidade para oferecer entrega gratuita. Isso porque cada canal possui funcionalidades de frete, as quais possibilitam a oferta do benefício. Evidentemente, existem taxas e comissões para esses casos, que devem ser analisadas para garantir lucratividade.

Como vendedor, você também pode criar sua própria regra de frete grátis. No entanto, muitas vezes, optar pelas funcionalidades dos marketplaces pode ser mais prático e rentável.

Descontos por volume

O desconto por volume é uma política de frete que diminui o custo da entrega conforme a quantidade de produtos adquiridos pelos clientes aumenta. Geralmente, está associada a compras maiores, principalmente no atacado. No entanto, pode ser adaptada para o varejo.

Para oferecer este benefício, é possível realizar parcerias com suas transportadoras. Assim, sua empresa não precisa lidar com os custos sozinha. 

É válido definir regras para o desconto por volume, assim como para frete grátis. Seja estratégico e alinhe o benefício com seus objetivos, oferecendo-o para uma gama específica de produtos, por exemplo.

No caso de operações junto aos marketplaces, os canais de vendas tendem a possibilitar o desconto por volume. Assim como o frete grátis, ele possui taxas e comissões específicas, que precisam ser levadas em consideração na hora de precificar os produtos, para garantir rentabilidade.

Qual a melhor forma de configurar a política de frete nos marketplaces?

Quem trabalha junto aos marketplaces sabe que os canais de vendas podem ser grandes aliados na hora de aumentar as conversões. Ao mesmo tempo, para ter sucesso nessas plataformas, é preciso estudo, afinal, elas possuem regras específicas.

O primeiro passo para definir sua regra de frete nos marketplaces, portanto, é conhecer as diretrizes do canal de vendas que você atua. Cada marca possui suas próprias condições, que devem ser analisadas para garantir benefícios e rentabilidade para sua operação.

Os marketplaces possuem opções de frete que podem ser grandes aliadas da sua operação.

Você pode, ainda, contar com um integrador de marketplaces. Esta ferramenta permite otimizar e automatizar tarefas cotidianas, centralizando em um só lugar sua operação em todos os canais de vendas que você atua.

Um exemplo é o ANYMARKET, hub de integração que permite aumentar as vendas com menos esforço. A marca possui diversas funcionalidades específicas para frete, adequadas às exigências de cada canal de vendas. Confira as principais delas!

Precificação de frete automática

O ANYMARKET permite criar uma política de frete automática, precificando a entrega conforme o canal de vendas e garantindo mais rentabilidade para sua operação. Assim, é possível cuidar da margem de lucro ao mesmo tempo que oferece valores vantajosos para os usuários.

Com a função Smart Shipping Pricing, a configuração das opções de entrega é feita totalmente no ANYMARKET. Dessa forma, o tempo gasto nesta tarefa diminui consideravelmente, otimizando a rotina dos times.

Mapas de calor

Com a funcionalidade Heat Map & Conversion (ou mapas de calor), o ANYMARKET permite uma análise rápida de quais regiões estão acessando seus produtos, assim como quais localidades mais convertem. Dessa forma, possibilita a criação de campanhas de frete direcionadas para determinados estados, aumentando as chances dos usuários converterem.

Curva ABC

Ao criar sua curva ABC de produtos com a funcionalidade ABC Curve, o ANYMARKET permite uma visualização rápida de quais itens estão tendo mais saída e quais estão parados no estoque. Logo, gera insumos que podem se tornar estratégias de políticas de frete.

Ao identificar produtos parados no estoque, é possível direcionar campanhas de frete grátis específicas para eles. Assim, aumenta a possibilidade deles terem saída, além de oferecer mais benefícios aos usuários.

Emissão de etiquetas em lote

Com a Shipping Labels Integrations do ANYMARKET, é possível emitir etiquetas dos marketplaces ou dos Correios em lote, acelerando o processo de expedição dos produtos. Além de diminuir erros, esta funcionalidade melhora a experiência do cliente e garante mais agilidade para seus processos.

Expedição de produtos

Realize a expedição dos produtos com mais agilidade e diminua consideravelmente a possibilidade de erros! Com o Picking & Packing do ANY, é possível visualizar quais itens estão prontos para serem separados, emitir listas de coleta no depósito e realizar a conferência de quais pedidos estão sendo enviados.

Gestão de centros de distribuição

Caso você possua mais de um centro de distribuição (CD), pode configurá-los no ANYMARKET e, dessa forma, oferecer entregas mais vantajosas para os usuários. No integrador de marketplaces, você consegue definir regras de frete específicas para cada CD, de forma que o valor demonstrado ao usuário é calculado automaticamente de acordo com suas especificações.

Assim, pode oferecer fretes com valores mais vantajosos, além de diminuir o tempo de entrega e pagar menos custos tributários. Em outras palavras, garante rentabilidade e oferece uma boa experiência para o consumidor.  

Com o ANYMARKET, definir sua política de frete fica mais simples, prático e, evidentemente, rentável. Acesse o site do hub e conheça mais funcionalidades de integração com marketplaces que ele possibilita!

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