A Telas Arroio Grande é uma empresa gaúcha que, desde 1989, movimenta a segunda geração familiar no ramo de fabricação de telas. Seus mais de 30 anos no mercado têm por destaque a credibilidade e o comprometimento frente aos seus clientes e fornecedores.
Por utilizar matéria-prima 100% nacional, é reconhecida entre os 10 maiores clientes de galvanizados do país. É a mais completa fábrica de telas do Rio Grande do Sul, disponibilizando mais de 250 itens em telas, arames lisos e farpados, e postes de concreto.
Um segmento tão desafiador pede um olhar inovador para alcançar a liderança. Por isso, Lucas Emmel Lopes, Diretor da Telas Arroio Grande, sempre buscou formas de aprimorar sua operação. Uma delas foi a expansão de canais de venda, mas essa jornada não foi simples.
Inspire-se com a história dessa empresa familiar que conquistou a preferência do consumidor e dobrou o faturamento ao centralizar as vendas nos marketplaces!
A missão de alavancar o negócio da família
Para Lucas, é difícil dizer quando exatamente ele começou a trabalhar na Telas Arroio Grande, pois, segundo ele, já atendia telefones aos 12 anos. Aos 16, foi emancipado para se tornar sócio da empresa, e desde então vem desenvolvendo sua operação.
Apesar da sua formação como Engenheiro Civil, Lucas entendeu que seus irmãos contavam com ele para administrar a Telas Arroio Grande. Portanto, desde o início, Lucas buscou alternativas para melhorar o processo fabril e começar uma industrialização da empresa.
Além disso, em 2015, a empresa passou a anunciar seus produtos no e-commerce. Logo em seguida, expandiram as vendas para o Mercado Livre, mesmo diante de todos os fornecedores alertando que vender esse tipo de produto online é quase impossível graças à dificuldade de encontrar transportadoras.
Em 2017, a empresa já era líder no segmento na região do Rio Grande do Sul. Foi então que precisaram enfrentar mais 2 desafios:
- A Gerdau encerrou a produção de telas soldadas;
- E uma empresa parceira da região optou por abrir seu próprio e-commerce, tornando-se uma concorrente.
Isso levou Lucas a buscar novas opções, tanto de fabricação quanto de canais de venda, para ter autonomia e manter a longevidade do negócio.
O potencial da venda em marketplaces
Após o período de desânimo em relação ao e-commerce por conta do novo concorrente, Lucas voltou sua atenção para as vendas no Mercado Livre, onde já anunciava há mais de 6 anos. Ao perceber que vendiam apenas 50 produtos em 2 meses, ficou nítido que algo precisava ser feito.
Como a Black Friday estava próxima, Lucas viu o potencial de tentar uma ação. Ele também conta que percebeu uma evolução no mercado de telas no e-commerce e marketplaces, o que colaborou para a sua esperança.
E assim, passando por uma primeira Black Friday, a Telas Arroio Grande foi evoluindo nas vendas online. Porém, havia o desafio da integração.
No momento, a Telas Arroio Grande contava apenas com um ERP, e fazia todas as integrações manualmente. Como já estavam com mais de 20 pedidos por dia, foi se tornando difícil realizar todos os cadastros, cotações com transportadoras, emissões de notas e envios.
O diferencial de contar com um integrador
Foi então que a Telas Arroio Grande recebeu do seu ERP a indicação do ANYMARKET. Lucas teve grande interesse nas opções de integração, mesmo que na época trabalhasse apenas com o Mercado Livre.
Esse foi um período de novidades para a empresa. Além da contratação do ANY, Lucas também estava integrando à Intelipost, e passou um ano estruturando setores como: contabilidade, marketing e pós-venda.
“Com isso, comecei a perceber que tinha oportunidades em outros marketplaces. Assim começamos na Shopee, Amazon, Americanas. E o ANYMARKET foi absorvendo tudo. Hoje, somos líderes no segmento, e essa é uma conquista gigante para nós. Somos referência no mercado!”, contou Lucas.
Dentre as conquistas, foram:
- Faturamento dobrado
- Empresa atingindo cerca de 70% do mercado de alambrados do Mercado Livre
- Dentre os 20 funcionários dedicados para o e-commerce, apenas 5 são necessários para acompanhar a operação no ANYMARKET
Mais transparência para o consumidor = melhor reputação nos marketplaces
Lucas afirma que a Telas Arroio Grande não é apenas uma fabricante de telas, mas sim uma empresa de alambradores. A diferença está no olhar para o consumidor: Um alambrador sabe o que o cliente deseja instalar em sua casa. Só a segurança não basta, é preciso garantir que o produto fique bonito e não traga problemas.
Com isso em mente, o feedback do consumidor é extremamente importante para a empresa. Lucas se orgulha ao compartilhar que, hoje, todas as reclamações recebidas se resumem às questões de transportadoras, nunca à qualidade do produto.
E o melhor: a empresa conquistou um marketing boca a boca. Esse tipo de indicação só é alcançado quando o cliente realmente se cativa pelo atendimento, é algo que expressa muita confiança.
“A facilidade dos integradores é a centralização da operação. Não consigo me imaginar hoje trabalhando sem o ANYMARKET, pois ele gera agilidade e rastreabilidade. Sabemos se o pedido foi cancelado ou não, sabemos qual foi o problema. O cliente pode acompanhar todas as etapas com rapidez, algo que seria impossível proporcionar com uma gestão manual. E isso gera credibilidade, melhora nossa reputação nos marketplaces”, disse Lucas.
Principalmente no Mercado Livre, o principal marketplace da Telas Arroio Grande, essa mudança de reputação foi nítida:
“Com o ANYMARKET integrado ao Mercado Livre, as reclamações diminuíram muito. Isso porque o cliente pode acompanhar e receber respostas rápidas sobre todas as movimentações. Por isso, já indiquei o hub para vários amigos, sempre dizendo: ‘Por que vender em só um marketplace? Diversifica!’. Eu brinco que cada marketplace é uma nova filial, sem o custo de abrir uma filial de fato. E isso só é possível se você contar com um hub de integração”.
Os 3 pontos em que o ANY mais ajudou a Telas Arroio Grande a ser líder
Lucas destacou, primeiramente, o vasto número de integrações, tanto em questão de marketplaces quanto de ferramentas, como as de logística.
Segundamente, pontuou a agilidade. “Chegou o pedido, já temos esse faturamento”, afirmou.
Por fim, o terceiro ponto principal é a comunicação rápida entre as plataformas, como a Intelipost, já que a empresa tem uma grande preocupação com a logística.
Todo mês, uma Black Friday
Lucas dividiu com a gente que os meses de janeiro e fevereiro costumavam ser os piores meses de venda. Porém, hoje, a Telas Arroio Grande vende como se fosse uma Black Friday mesmo nesses primeiros meses do ano!
“Estamos tendo uma evolução nas vendas e já dobramos o faturamento, primeiro pelo nosso pós-venda, e segundo porque temos o ANYMARKET centralizando e agilizando a nossa operação”, detalhou.
Um futuro de ainda mais ampliações, on e off
Concluindo nossa entrevista, Lucas dividiu um pouco sobre suas expectativas para os próximos anos. Ele conta que pretende continuar ampliando a fábrica, e que isso será possível graças ao atendimento de nível nacional que conquistaram com as vendas online.
Esse crescimento de mercado e a agilidade conquistada com o ANY vem garantindo uma demanda capaz de gerar novos investimentos no processo fabril. Ou seja, é o online impulsionando o offline!
Aqui no ANY, é um orgulho imenso fazer parte dessa transformação.
Se você também deseja ver o seu time atingindo o potencial máximo com uma única ferramenta, seu e-commerce precisa conhecer os resultados reais do hub líder de integração!