5-funcionalidades-anymarket
Blog

5 funcionalidades do ANYMARKET que poderão te ajudar a aumentar suas vendas nos Marketplaces

17 de abril de 2020 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

Para os lojistas que possuem uma operação de vendas nos Marketplaces, é muito importante possuir ferramentas que ajudem no dia a dia, automatizando a gestão, reduzindo esforços manuais e gerando visibilidade de informações. Mas fazer o básico é essencial. O diferencial está nas ferramentas que oferecem funcionalidades que além de facilitar a gestão, ajudarão seus clientes a venderem mais nos Marketplaces. 

Por isso, esse artigo trará algumas dicas de funcionalidades que o ANYMARKET possui e que podem te ajudar a aumentar suas vendas. 

Regras de Frete:  

Segundo uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute, 53% dos consumidores costumam desistir de uma compra por conta do frete. Nos Marketplaces, o frete não espera até a tela do carrinho aparecer para ser exibido e esta característica nos ajuda a entender seu efeito na compra. É importante pensar em boas opções de frete para diferentes regiões, considerando as regiões onde as vendas têm caído e analisando se o preço do frete é o principal motivo. O ANYMARKET oferece a funcionalidade de Regras de Frete, onde o lojista pode definir diferentes regras de frete para diferentes Marketplaces e também para diferentes regiões. Ele pode escolher o período de vigência e trabalhar com ações como “Frete grátis para determinada região”. Se o lojista conseguir garantir um preço competitivo aliado a um frete vantajoso, isso poderá ter um impacto significativo em suas vendas. 

Regras de Preços: 

As taxas de comissionamento entre os Marketplaces são diferentes. Por isso, cada Marketplace requer estratégias de vendas diferenciadas e elas podem ajudar o lojista a conquistar aqueles consumidores indecisos. Com a funcionalidade de Regras de Preços, o lojista poderá agendar promoções e acréscimos por um determinado período, para categorias, marcas, produtos e/ou Marketplaces, e também acompanhar as regras que estão ativas. Para datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia das Crianças, o Dia dos Namorados e a tão aguardada Black Friday, essa funcionalidade permitirá que o lojista agende promoções para cada data e aproveite o aumento no fluxo de visitação em cada uma delas.  

Regras de Estoque: 

Um bom gerenciamento do seu estoque é um diferencial quando se trabalha com diferentes canais de vendas. Uma venda sem estoque pode impactar diretamente na reputação do lojista e nas suas vendas. Pensando nisso, o ANYMARKET criou a funcionalidade de Regras de Estoque. Com ela, o lojista poderá criar regras como: Estoque Mínimo, Estoque Máximo e Estoque Compartilhado. Essas regras ajudam o lojista no dia a dia e, principalmente, em datas onde o fluxo de vendas aumenta significativamente, como a Black Friday e o Final de Ano.  

A regra de Estoque Mínimo, por exemplo, funciona como uma trava de segurança onde o produto aparece como “esgotado” no Marketplace quando o estoque do item chega a quantidade pré-definida, o que evita uma venda do produto sem estoque. Já a regra de “Estoque Máximo”, possibilita que o lojista escolha qual será a quantidade máxima de estoque enviada para cada canal de Marketplace. E por fim, a regra de Estoque Compartilhado permite escolher o percentual do estoque de produtos que será enviado para cada Marketplace. O lojista pode, por exemplo, enviar 50% do estoque de um produto para a B2W, 25% para o Mercado Livre e os 25% restantes, para o Magazine Luiza.   

Para finalizar, gostaria de trazer 2 funcionalidades que são exclusivas para o Mercado Livre: Enriquecimento de atributos e Catálogo Mercado Livre 

Enriquecimento de atributos: 

Nos Marketplaces, os atributos (ou características) são extremamente importantes no cadastro de um produto, pois ajudam o anúncio desse produto a ter mais relevância. Através dessa funcionalidade, o lojista conseguirá realizar facilmente um match entre os atributos de seus produtos e os atributos sugeridos pelo Marketplace, completar a ficha técnica dos produtos também conforme sugestão do Marketplace, verificar o nível de preenchimento de atributos por categoria e lançar exceções de vínculo de atributo individualmente no produto.   

Catálogo Mercado Livre: 

O Mercado Livre criou o Catálogo como nova publicação de anúncios e o ANYMARKET é uma das primeiras ferramentas a oferecerem para os lojistas o gerenciamento do Catálogo em seu próprio painel. Essa nova publicação de anúncios é basicamente uma competição dentro do Marketplace, onde todos os lojistas que oferecem o mesmo produto competem para ganhar o destaque. O objetivo é oferecer as melhores condições de venda, como preço e forma de envio. A participação é gratuita e as restrições são: somente produtos novos, lojistas com reputação verde escuro e o produto se enquadrar nas categorias liberadas.  

Funcionalidades como essas são diferenciais e além de ajudar o lojista, facilitando a gestão de sua operação nos Marketplaces, elas são ótimas aliadas para aqueles que estão buscando impulsar suas vendas. 

 Sobre a autora

Amanda Nunes Lobo estuda Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá e faz parte do time de Parcerias do ANYMARKET, atuando como Executiva de Parcerias.

 

 

 

Compartilhe esse artigo: