No e-commerce, as fotos de produtos são protagonistas. Imagens de qualidade impactam diretamente na experiência do cliente e na conversão em vendas.
Quando entramos no segmento de moda essa relevância é ainda maior. Afinal, um dos grandes desafios do nicho é gerar confiança no consumidor e reduzir as trocas e devoluções.
Considerando isso, o Mercado Livre desenvolveu um recurso exclusivo para melhorar a qualidades das fotos na categoria de moda.
A ferramenta analisa as imagens enviadas pelo vendedor e certifica o anúncio que segue as recomendações do marketplace.
Vamos explicar como o uso da funcionalidade pode melhorar a sua performance no Meli e ver outras dicas para conquistar a confiança do cliente com as fotos dos seus produtos.
Certificação das fotos de produtos de moda no Mercado Livre
Nos últimos anos, o Mercado Livre passou a investir na qualificação das vendas do segmento de moda pela plataforma.
Sendo assim, são desenvolvidos constantemente recursos e ferramentas que apoiam a operação do seller e melhoram a experiência do cliente.
No início de 2022, o marketplace lançou a Tabela de Medidas, da qual nos falamos neste outro artigo aqui.
Mais recentemente o canal focou em ajudar aumentar a qualidade das fotos de produtos. Para isso, foram criados alguns critérios de análise das imagens enviadas pelos vendedores.
A partir dessa avaliação, a plataforma classifica as fotos com três possíveis status (certificada, não certificada ou em revisão) e repassa recomendações para melhorar a imagem.
A certificação das fotos, com aderência aos critérios do canal de vendas, aumenta a relevância do anúncio na categoria de moda e o potencial de vendas do produto.
Dicas para melhorar as fotos de produtos do segmento de moda
Usar os recursos desenvolvidos por marketplaces como o Mercado Livre é essencial para potencializar as vendas online. No entanto, também é preciso pensar em toda a operação de vendas e, no caso das imagens, na produção e edição das fotos.
Separamos algumas dicas para você melhorar o seu desempenho vendendo roupas, calçados e acessórios no Mercado Livre.
Planeje a produção das imagens
Pense no nicho, na identidade visual de sua marca e no que você deseja transmitir. A partir disso, planeje quantas fotos serão necessárias para mostrar os principais ângulos e detalhes de cada peça.
Considerando a relevância das imagens para o e-commerce e, especialmente, o segmento de moda, pode valer a pena investir em uma equipe especializada para realizar o serviço.
Tamanho do arquivo
As fotos para marketplaces não podem ser muito pesadas. Sempre reduza o tamanho, obedecendo aos critérios do canal de vendas, mas cuide para não perder a qualidade da imagem.
Fundo
Fique atento quanto às regras do canal de vendas para o fundo da foto. Em geral, os marketplaces exigem a imagem principal esteja em fundo branco. Isso garante o destaque ao produto, não causa distrações e não conflita com as cores do próprio site.
Ângulos e produto em uso
Apresente seus produtos em diferentes ângulos e busque mostrar o máximo de detalhes. No nicho de moda também é indispensável ter pelo menos uma foto de um modelo utilizando a peça para que o usuário possa entender como fica no corpo.
Siga as regras do Meli
Seguir as regras e as recomendações de melhoria do Mercado Livre é a melhor maneira de evitar perder exposição na plataforma ou mesmo não conseguir subir um anúncio.
O marketplace possui tanto requisitos gerais como requisitos específicos para imagens de moda, inclusive por tipo de roupa.
Para vestidos e macacões, por exemplo, é necessário colocar entre 4 e 8 fotos no anúncio. Como em outras categorias, a primeira foto é a mais importante e você escolher qual representará o produto na plataforma.
Na central de vendedores do Mercado Livre é possível encontrar recomendações para roupas de bebês, roupa íntima e de praia, calçados, blusas e camisetas, acessórios, packs e partes de baixo.
Confira algumas exigências gerais e boas práticas do marketplace:
- Foto principal:
- Nítida, com resolução de 1200 x 1200 pixels
- Fundo branco (criado digitalmente) e produto fora da embalagem
- Não usar logo, marca d’água, textos, QR Code, banners promocionais ou outra informação adicional
- Evitar fotos de internet ou que possam violar direitos autorais
- Fotos adicionais:
- Nítida, com resolução de 1200 x 1200 pixels
- Fundo com contexto (tamanho, uso, cores…)
- Não incluir informações ou dados de contato
- Mostrar a embalagem e outros detalhes importantes
- Evitar fotos de internet ou que possam violar direitos autorais
Dica extra: ferramentas que melhoram as fotos de produtos
Cuidar das configurações básicas das fotos de produtos para vender no Mercado Livre é algo inevitável para ter sucesso no marketplace.
Porém, no dia a dia, essa pode ser uma tarefa que demanda muito trabalho. Afinal, você precisa produzir, editar, subir e configurar diversas fotos de cada um dos seus produtos.
Pensando nisso, preparamos esta dica extra: buscar ferramentas de apoio que ajudam a melhorar as suas imagens.
Edição automática de imagens
É possível fazer a edição automática das imagens para que elas tenham a dimensão exigida pelo canal de vendas. Essa funcionalidade é oferecida, por exemplo, pelo hub integrador ANYMARKET.
Para usar o recurso é necessário integrar as vendas com o hub e subir as fotos de produtos no painel da plataforma. Logo é feito um processo automático de verificação e adaptação das imagens.
Quer saber como funciona essa ferramenta? Clicando aqui você acessa um conteúdo completo sobre o redimensionamento automático.
Compatibilidade com análise de imagens do Mercado Livre
Ao escolher gerenciar as vendas em marketplaces com uma ferramenta de apoio como o hub ANYMARKET, você também consegue otimizar o uso dos recursos oferecidos pelos canais de venda.
Como um integrador certificado com o Selo Platinum do Meli, o ANY é compatível com a ferramenta de análise de fotos de produtos do segmento de moda que explicamos neste artigo.
Sendo assim, você consegue potencializar a sua operação de vendas aliando os recursos da plataforma e do marketplace.
Quando a operação de vendas é feita pelo integrador, você verifica as recomendações de melhoria e acessa o status da imagem do anúncio no painel e inteligente da plataforma.
É muito mais rápido e seguro configurar as fotos dos seus produtos e configurar os seus anúncios do Mercado Livre com um hub de integração de vendas em marketplaces.
Se você ainda realiza todas as ações de forma manual ou está com problemas para otimizar as suas vendas, entre em contato com o ANYMARKET. Os especialistas do hub podem ajudar a encontrar a melhor solução para centralizar a sua operação.
Leia também: O que é GTIN