Entender as diferenças entre hub e ERP Marketplace pode fazer a diferença na sua operação de vendas on-line. As duas plataformas oferecem recursos de gestão e automação operacional, mas possuem particularidades que podem ser potencializadas com a integração dos sistemas.
Siga a leitura para entender o que difere esses dois tipos de software para e-commerce e conhecer os aspectos mais relevantes de cada um deles. Também conheça os benefícios que a integração das plataformas pode gerar ao seu negócio online.
O que é um hub integrador e para que serve a plataforma
O hub de integração com marketplaces conecta diferentes sistemas e canais de vendas, permitindo que o seller gerencie suas operações em um único painel com muito mais estratégia e eficiência.
A plataforma é ideal para escalar as vendas por ser desenvolvida com uma infraestrutura tecnológica robusta, capaz de lidar com as demandas de uma operação de vendas mais complexa.
Ou seja, o hub é como uma central de controle, permitindo gerenciar a operação de todos os canais de venda de forma centralizada. Para isso, oferece inúmeras funcionalidades avançadas que otimizam a jornada de compra.
Por exemplo, um vendedor pode cadastrar seus produtos uma única vez no hub e automaticamente distribuí-los para vários marketplaces. Dessa forma, não é necessário fazer a inserção manual em cada canal de venda.
Os recursos do hub ainda facilitam a atualização de informações de estoque e preços em tempo real. Isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis e com preços estratégicos para cada marketplace.
E essas são apenas algumas funcionalidades básicas deste tipo de software, o hub ideal ainda deve oferecer recursos com inteligência artificial e dashboards completos para basear o planejamento do negócio.
O que é um ERP Marketplace e para que serve a ferramenta
A sigla ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, se refere a um tipo de sistema desenvolvido para gerenciar e automatizar os processos administrativos de uma empresa.
Com uma grande abrangência, a ERP Marketplace oferece funcionalidades para diferentes áreas, como finanças, contabilidade, recursos humanos, cadeia de suprimentos, vendas e outras.
Sua principal função é gerar uma visão unificada e em tempo real da gestão, possibilitando que o seller tenha um melhor controle operacional do negócio. Essa abordagem apoia tanto o dia a dia quanto a tomada de decisões estratégicas.
Além de melhorar o controle financeiro e de estoque, o ERP também automatiza tarefas de recursos humanos, por exemplo. Com a ferramenta, é possível gerenciar informações de funcionários, folha de pagamento, benefícios e treinamento.
A plataforma aumenta a eficiência operacional do negócio como um todo, reduzindo erros e custos e também integra informações das diferentes áreas que precisam ser administradas. Tudo isso ajuda a construir uma base sólida para o crescimento sustentável da empresa.
Qual é a diferença entre hub e ERP Marketplace
O hub integrador de vendas está projetado para facilitar a integração e gerenciamento de vendas em diferentes marketplaces. Já o ERP é uma solução abrangente que visa integrar e otimizar todas as operações empresariais em uma única plataforma.
Sendo assim, podemos dizer que o primeiro está direcionado à integração com marketplaces e sistemas externos, enquanto o segundo está focado nas operações internas da empresa.
O ERP também possui funcionalidades de integração. No entanto, um hub dedicado oferece recursos especializados, permitindo gerenciar com maior eficiência a complexidade de uma operação multicanal e com parceiros externos.
Pensando na operação de vendas on-line, o hub simplifica o processo de listagem de produtos, gerenciamento de estoques, precificação e processamento de pedidos em múltiplos canais de venda.
Neste contexto, o ERP abrange uma gama mais ampla de funções, que incluem a gestão financeira, dos recursos humanos, da cadeia de suprimentos, entre outros, oferecendo uma visão holística da operação de e-commerce.
De maneira geral, podemos dizer que as plataformas são complementares, especialmente para seller que desejam expandir as vendas e elevar o negócio a outro patamar.
O uso dos softwares combinados ajuda a atingir a máxima eficiência operacional para escalar as vendas de forma sustentável. É sobre isso que falaremos a seguir.
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Quando é preciso usar um ERP Marketplace?
Toda loja online que tem dificuldade de organizar suas informações internas, arquivos, finanças e demais dados do negócio, precisa de um ERP Marketplace.
Afinal, esse tipo de software possibilita uma gestão muito mais precisa e controlada do negócio, o que é indispensável para vendedores de todos os portes.
Por exemplo, com esse software você evita que seu e-commerce opere gerando prejuízo financeiro sem que você saiba, pois terá o controle das finanças.
Ou seja, até mesmo para os negócios de pequeno porte, um ERP é essencial para a saúde do negócio.
Vantagens de um ERP para Marketplace
Entre as principais vantagens estão desde a simplificação da gestão financeira até o controle de estoque, conforme veremos a seguir.
Gestão financeira facilitada
A utilização de um ERP para marketplace proporciona uma gestão financeira mais eficiente e simplificada. Com a integração direta entre as plataformas de venda e o sistema ERP, é possível controlar todas as transações financeiras de maneira centralizada, garantindo que os dados de vendas, pagamentos e recebimentos estejam sempre atualizados e acessíveis.
Emissão de notas fiscais com praticidade
A emissão de notas fiscais é uma tarefa essencial para qualquer e-commerce, e um ERP facilita esse processo. O sistema automatiza a geração de notas fiscais a partir dos pedidos realizados nos marketplaces, garantindo que todas as informações necessárias sejam incluídas de forma correta.
Isso economiza tempo e reduz a chance de erros humanos, assegurando que as operações fiscais sejam realizadas de maneira eficiente e precisa.
Controle de estoque
Manter um controle de estoque eficaz é fundamental para o sucesso da operação de um e-commerce. Nesse sentido, um ERP oferece uma visão atualizada do estoque, sincronizando dados de diferentes marketplaces em tempo real.
Isto é, com esse sistema você evita problemas como vendas de produtos esgotados e permite uma gestão mais eficiente do inventário, ajudando a planejar reposições e a manter um nível de estoque adequado para atender à demanda dos clientes.
Informações concentradas em um só local
Outro grande benefício de utilizar um ERP Marketplace é a centralização das informações. Todos os dados relevantes, desde vendas e estoque até informações financeiras, ficam concentrados em um único sistema, o que facilita o acesso e a análise das informações, permitindo que gestores tomem decisões com base em dados precisos e atualizados.
Integração hub e ERP
Indo além das diferenças entre hub e ERP, o ideal é pensar em como essas duas plataformas podem ser integradas para potencializar a operação de vendas nos marketplaces.
A combinação desses softwares cria um ambiente mais coeso e otimizado para fazer a gestão do negócio com foco em crescimento e sustentabilidade em longo prazo.
Como isso acontece? Com sincronização e automação de processos. Primeiro, você precisa entender que, com a integração, as informações das vendas, estoques e pedidos são sincronizadas em tempo real.
Isso significa que as atualizações feitas em ambos sistemas são refletidas automaticamente no outro, garantindo uma visão precisa e atualizada da operação de e-commerce em múltiplos canais.
Outro ponto relevante dessa conexão de softwares é o acesso a relatórios abrangentes, que combinam dados de vendas com informações financeiras, recursos humanos e outras áreas do negócio.
Combinar as ferramentas de gestão de um ERP Marketplace com os recursos avançados de um hub integrador é uma maneira inteligente de otimizar esforços para aumentar o faturamento e expandir os negócios com estabilidade e segurança.
Sellers que saem na frente por ter uma operação integrada
Vimos como funciona o hub de integração e o ERP, e falamos sobre a possibilidade de usar essas duas plataformas combinadas. Para complementar, listamos as principais vantagens de trabalhar com uma operação integrada, confira!
Diversidade de canais de venda
Para ter uma operação de vendas robusta no e-commerce, é necessário ampliar a presença usando diferentes canais como marketplaces, loja virtual própria, redes sociais, entre outros.
O uso de um hub integrado ao ERP facilita a gestão simultânea desses canais, sincronizando estoques, preços e informações de produtos em tempo real.
Automação de processos
Integrando as plataformas, é possível potencializar a automatização dos processos, desde a gestão dos pedidos até o controle financeiro das vendas.
Um alto nível de automação reduz a necessidade de intervenção manual, minimizando erros e agilizando o fluxo de trabalho, pontos essenciais para escalar as vendas com segurança.
Atualizações em tempo real
A sincronização promovida pela conexão do hub ao ERP possibilita a atualização em tempo real. Dessa maneira, as informações são mantidas atualizadas em ambos os sistemas e nos marketplaces, garantindo precisão nos dados e evitando atrasos na informação.
Gestão eficiente de estoque
Em uma operação de vendas multicanal e complexa, o controle de estoque é essencial. Com o hub integrador, o seller pode gerenciar todo o processo logístico de forma centralizada, evitando vendas excessivas ou falta de produtos.
Personalização e escalabilidade
Adicionar um hub de integração na sua infraestrutura tecnológica garante maior flexibilidade para personalizar processos conforme as necessidades do seu negócio.
Principalmente quando aliada ao ERP, a plataforma consegue impulsionar a escalabilidade das vendas por contar com uma tecnologia robusta, desenvolvida especialmente para lidar com grandes volumes de dados.
Ainda não vende com uma operação integrada ou não está vendo resultados na integração que você utiliza? Entre em contato com a equipe de especialistas do ANYMARKET e encontre a solução personalizada ideal para o seu negócio.