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Hub de integração marketplace: saiba o que é e sua importância

17 de outubro de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Vender on-line com o apoio de um hub de integração com marketplaces é algo que se tornou fundamental com o passar dos anos. Os clientes atuais não exigem apenas mais opções de compra, mas também desejam ter experiências virtuais satisfatórias, garantindo sempre que o produto chegue como esperado e o mais rápido possível.

Os sellers estão cada vez mais conscientes dessa necessidade. Um estudo de tendências realizado pela plataforma Nuvemshop, em 2023, mostrou que 87% dos lojistas entrevistados pretendem investir mais em soluções de e-commerce. 

A 8ª edição do NuvemCommerce também revelou que mais 60% dos empreendedores desejam anunciar em marketplaces para crescer on-line. Tudo isso impacta os resultados de cada vendedor e do comércio eletrônico brasileiro em geral.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento do setor em 2023 ultrapasse os R$ 185 bilhões. 

Para acompanhar essa maré, é essencial contar com plataformas que otimizam as vendas e ajudam a melhorar os resultados. Por isso, neste artigo, explicamos o que é um integrador de vendas em marketplaces, suas vantagens e como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.

O que é hub de integração?

Antes de tudo, precisamos entender do que se trata um hub integrador de marketplaces. Na verdade, a resposta é bem simples: um hub de integração é uma plataforma onde você centraliza toda a sua operação de vendas de diferentes canais, automatizando e agilizando processos para melhorar os resultados.

Com a ferramenta, você pode cadastrar seus itens, configurar frete e administrar suas vendas de uma forma geral. Tudo isso enquanto consegue acompanhar resultados e mudar suas estratégias de acordo com a análise dos dados.

Leia também: Como expandir um negócio físico para a internet e vender em todo o país?

Vantagens de um hub de integração

Automatização e eficiência são palavras que definem como o seu negócio pode aproveitar toda a estrutura de um hub de integração com marketplaces.

Com a ferramenta, você pode gerenciar suas vendas de forma integrada, centralizando tudo em um único painel inteligente e intuitivo. Assim, tudo o que entra e sai é organizado com objetividade e sem exigir um foco em boards diferentes.

Sua gestão de estoque e entrega também é aprimorada com o hub, que permite controlar tudo em tempo real e evitar que aconteçam erros. Fazendo esse acompanhamento, estratégias de queima de estoque são mais efetivas e muito mais bem planejadas, principalmente em eventos importantes do e-commerces.

Outro aspecto positivo do integrador é que você terá um melhor controle do frete. Por se tratar de um meio que possui inclusão de serviços com diversos fornecedores, é possível fazer um cadastro de valores dos envios, reduzindo o trabalho na hora de mandar seus produtos para o cliente.

No geral, um hub marketplace pode trazer ainda mais vantagens na gestão do seu negócio, todas voltadas para auxiliar no aumento das vendas. Confira uma lista de benefícios:

  • Maior alcance de mercado e visibilidade;
  • Economia de recursos; 
  • Gestão mais ágil sem perder eficiência;
  • Maior controle de estoque e financeiro;
  • Precificação mais competitiva;
  • Análise de dados de desempenho;
  • Redução de erros; 
  • Atendimento ao cliente aprimorado;
  • Flexibilidade para testar novos canais de vendas;
  • Atualizações simplificadas;
  • Segurança de dados.

Principais funcionalidades de um hub de integração

Quando o seller reconhece a necessidade de implementar um hub integrador, ele deve considerar quais são as principais funcionalidades da ferramenta. Veja algumas das mais importantes:

  • Integração com diversos marketplaces;
  • Conexão com ERPs e plataformas de e-commerce;
  • Gestão centralizada de todas as etapas de venda;
  • Automatização de processos;
  • Sincronização de informações em tempo real;
  • Precificação inteligente;
  • Relatórios e análises estratégicas;
  • Atendimento e suporte 24/7;
  • Segurança de dados;
  • Recursos avançados com inteligência artificial.

Como escolher o melhor hub de integração?

O primeiro passo para contratar um hub de integração com marketplaces é escolher aquele ideal de acordo com as suas prioridades de venda e realidade de mercado. Encontrar a plataforma ideal para o seu negócio deve passar por alguns pontos, como os que citamos a seguir:

Canais de venda

Nem todos os hubs disponíveis no mercado possuem ampla integração com os marketplaces. Portanto, mapear os locais em que você realiza suas vendas é o primeiro passo para buscar a plataforma perfeita.

Funcionalidades

De nada adianta buscar um hub que integra com os principais marketplaces, mas não oferece funcionalidades que, de fato, ajudam na rotina de vendas. Pesquise e compreenda as ferramentas que cada opção oferece, e analise se elas fazem sentido para o seu negócio.

É nessas funcionalidades que os melhores hubs se destacam em relação aos outros e trazem opções personalizadas que te ajudam na tomada de decisão.

Custo-benefício

Claro que o fator preço é importante também, mas não apenas o preço. Você deve considerar o custo-benefício do serviço. Conheça as taxas do hub que você decidiu integrar e entenda o que é oferecido por esse valor.

Quer mais dicas para escolher as ferramentas ideais para a sua operação de vendas on-line? 

Leia também: Integrador de marketplace: 7 critérios para a escolha certa

Hub de integração líder na América Latina

No Brasil, podemos citar como referência na área o hub de integração de vendas em marketplaces ANYMARKET. A marca atua em 7 países e é líder do seu segmento na América Latina.

A sua plataforma é a mais completa do mercado e integra com os principais marketplaces gerais e de nicho. Suas funcionalidades avançadas garantem eficiência para vender mais com menos esforço.

Confira algumas das características do integrador: 

Mark-up inteligente

O mark-up (fator de preço) é a diferença do custo do produto relacionado com seu preço de venda. Em marketplaces, esse valor é aplicado na base do produto vendido, marcando automaticamente o preço do item em sua plataforma.

Operando através do ANYMARKET, é possível adicionar um mark-up exclusivo para cada marketplace, criando padrões específicos para diferentes realidades de negócio. 

Estabilidade para processar grandes volumes de vendas

A infraestrutura tecnológica do ANYMARKET tem capacidade de suportar grandes volumes de venda por ser desenvolvida para escalar o negócio. Isso garante um processamento estável e seguro das vendas, mesmo em datas como a Black Friday.

Dashboard para acompanhamento de vendas

No painel do hub, é possível acompanhar as vendas de forma objetiva, intuitiva e fácil. Com dados e relatórios exclusivos, pode-se tomar decisões mais informadas e acertadas.

Validação dos anúncios antes de subir nos marketplaces

Para ajudar na criação de anúncios e evitar a repetição de processos, o ANYMARKET não permite que um produto seja carregado no marketplace se não estiver cumprindo as exigências do canal. Assim, são reduzidos os erros que podem prejudicar toda a operação.

Utilizado e conhecido por grandes empresas

O ANYMARKET é o hub de integração dos grandes players. Confira algumas empresas que confiam na plataforma: 

  • Lenovo

  • Casa e Construção (C&C)

  • Dufrio

SAC centralizado

Quando o seller vende em diversos canais, se relacionar diretamente com os clientes não é algo fácil, mas o ANYMARKET facilita esse processo.

O hub centraliza todas as mensagens dos marketplaces em seu painel único, tornando mais simples a resposta rápida de todas as solicitações de contato e dúvidas.

Funcionalidades exclusivas para Mercado Livre

O hub é selo Platinum no Mercado Livre e oferece funcionalidades exclusivas para expandir as vendas no canal. Veja quais são os recursos disponíveis:

  • Mensageria de entrega;
  • Mercado Livre Coleta;
  • Mercado Envios Híbrido;
  • Anúncios com variação customizada;
  • Split de carrinho;
  • Configuração de preço por tipo de listagem (grátis, clássico e premium);
  • Multilojas Mercado Livre;
  • Título de anúncio por perfil de consumidor;
  • Mercado Envios full;
  • Campanhas DE/POR.

Fulfillment Management System

Outra exclusividade o hub é o recurso Fulfillment Management System (FM), que aprimora a operação logística. O ANY também é a única plataforma de integração com a qual é possível integrar ao mesmo tempo os quatro serviços de fulfillment operados no Brasil.

Além de contar com funcionalidades avançadas, o ANYMARKET é o único integrador com certificação em 5 dos principais marketplaces do mercado: Mercado Livre, Magazine Luiza, Casas Bahia Marketplace, Americanas e Amazon.

Excelência comprovada

Conclusão

Como vimos, um hub integrador precisa ter certas características para que, de fato, possa impactar os resultados do seu negócio. Principalmente, por conta do crescimento acentuado das vendas on-line, exigindo ainda mais dos sellers.

A plataforma permite ter processos organizados e integrados para melhorar a produtividade e os resultados. Simplificar as atividades de rotina e obter mais informações sobre as vendas garante o crescimento do negócio.

Integre, centralize e fique seguro com a gestão do seu e-commerce para conseguir resultados ainda mais positivos. Agende uma conversa com um dos especialistas do ANYMARKET.

Confira também: Integrador Mercado Livre

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