Quem vende no varejo digital já sabe: existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a otimizar sua operação. Já é complicado entender a diferença entre hub e ERP, sem nem contar as plataformas de e-commerce. Mas, isso não precisa ser uma preocupação para o seller!
No ANYMARKET, prezamos pela transparência de informações e ajudamos nossos clientes a terem uma operação inteligente, e isso inclui usar as ferramentas certas para cada etapa.
Disponibilizamos gratuitamente um e-book chamado “ERP, plataforma e hub de integração: entenda a diferença entre as engrenagens por trás do sucesso em marketplaces” e, neste artigo, vamos mostrar com clareza o papel de cada ferramenta e como elas se conectam para garantir uma operação mais escalável e eficiente. Vamos lá?
A sigla ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, se refere a um tipo de sistema desenvolvido para gerenciar e automatizar os processos administrativos de uma empresa.
Com uma grande abrangência, o ERP Marketplace oferece funcionalidades de backoffice para diferentes áreas, como finanças, contabilidade, recursos humanos, cadeia de suprimentos, vendas e outras. E essa é a principal diferença entre hub e ERP.
Sua principal função é gerar uma visão unificada e em tempo real da gestão, possibilitando que o seller tenha um melhor controle operacional do negócio. Essa abordagem apoia tanto o dia a dia quanto a tomada de decisões estratégicas.
Além de melhorar o controle financeiro e de estoque, o core de o que é ERP permite automatizar tarefas de recursos humanos, por exemplo. Com a ferramenta, é possível gerenciar informações de funcionários, folha de pagamento, benefícios e treinamento.
O ERP aumenta a eficiência operacional do negócio como um todo, afinal, contempla operação física e online, reduzindo erros e custos e também integra informações das diferentes áreas que precisam ser administradas. Tudo isso ajuda a construir uma base sólida para o crescimento sustentável da empresa.
Agora que você entendeu o que é ERP, veja as outras soluções abaixo.
A plataforma e-commerce é o ambiente onde sua loja virtual é criada. Ela permite cadastrar produtos, configurar formas de pagamento e logística, além de acompanhar pedidos feitos diretamente pelo site da loja. Ou seja, é onde você tem total controle da experiência com o cliente.
Entender o que é plataforma e-commerce fica mais simples quando se compreende que é a ferramenta é ideal para sellers que desejam construir sua própria marca, personalizar a jornada de compra e criar uma base de clientes fidelizada. Mas, quando o objetivo é vender em marketplaces, ela sozinha não dá conta do recado.
Plataformas não são preparadas para lidar com as regras, integrações e padrões exigidos por marketplaces. Assim, a limitação se torna evidente com o aumento de pedidos e canais, e o seller passa a precisar de ferramentas mais robustas.
O hub de integração de marketplaces conecta diferentes sistemas e canais de vendas, permitindo que o seller gerencie suas operações em um único painel com muito mais estratégia e eficiência.
O maior diferencial é que ele é especialista quando o tema é marketplaces e, por isso, é capaz de atender a todas as exigências técnicas dos canais, inclusive com regras específicas para cada um deles. Dessa forma, garante que a integração seja mais completa e estável, diferente de plataformas de e-commerce para lojas virtuais.
A ferramenta é ideal para escalar as vendas por ser desenvolvida com uma infraestrutura tecnológica robusta, capaz de lidar com as demandas de uma operação de vendas mais complexa.
Ou seja, o hub é como uma central de controle, permitindo gerenciar a operação de todos os canais de venda de forma centralizada. Para isso, oferece inúmeras funcionalidades avançadas que otimizam a jornada de compra.
Por exemplo, um vendedor pode cadastrar seus produtos uma única vez no hub e automaticamente distribuí-los para vários marketplaces. Dessa forma, não é necessário fazer a inserção manual em cada canal de venda.
Os recursos do hub ainda facilitam a atualização de informações de estoque e preços em tempo real. Isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis e com preços estratégicos para cada marketplace.
E essas são apenas algumas funcionalidades básicas deste tipo de software, o hub ideal ainda deve oferecer recursos com Inteligência Artificial e dashboards completos para basear o planejamento do negócio.
Agora que você entendeu o que é hub de integração, o que é ERP e o que é plataforma e-commerce, continue lendo para se aprofundar sobre as principais diferenças e quando usar cada uma.
Apesar de terem funções complementares, é importante saber a diferença entre hub e ERP, assim como entre uma plataforma de e-commerce e um hub. Veja um resumo prático:
Essas ferramentas não competem entre si. Pelo contrário, a diferença entre hub, ERP e plataforma evidencia que todas elas são engrenagens complementares que, quando bem integradas, formam uma operação mais eficiente, escalável e com menos falhas.
Por isso, entendemos que ter ERP, plataforma e hub trabalhando em conjunto é o caminho para vender com mais inteligência, controle e agilidade. Quer acessar um comparativo completo que detalha todas as diferenças entre as ferramentas? Baixe o e-book gratuitamente!
Se sua operação está ganhando volume e você precisa controlar melhor o financeiro, estoque e fiscal, é hora de pensar em um ERP marketplace, afinal, ele complementa o hub com processos internos mais seguros e dados consolidados.
Em casos que exigem emissão de nota fiscal, conciliação de pedidos e controle de múltiplos centros de distribuição, entender a diferença entre hub e ERP se torna essencial. A combinação deles evita erros que podem prejudicar reputação e vendas.
A boa notícia é que o ANYMARKET se conecta com os principais ERPs do mercado, oferecendo uma experiência fluida e com suporte dedicado para sellers que estão em ritmo de expansão.
Muitos sellers acreditam que conseguem operar marketplaces apenas com o ERP ou a plataforma de e-commerce, mas rapidamente percebem que isso traz limitações que podem comprometer vendas, reputação e crescimento. Veja os principais motivos:
Quando ERP, hub e plataforma trabalham juntos, a operação atinge um novo patamar. O fluxo de pedidos, atualizações de estoque e controle financeiro passam a ser automáticos, eliminando retrabalho e falhas manuais.
O ANYMARKET atua como elo central dessa engrenagem. Ele conecta sistemas e canais, permitindo que você ganhe tempo, escale com segurança e tenha visibilidade completa da operação. Tudo isso com o apoio de um time especializado.
Se você quer crescer sem perder o controle, integrar é o caminho. E fazer isso com ferramentas especialistas é o que diferencia uma operação travada de uma que realmente evolui.
Se este artigo te ajudou a entender a diferença entre hub, ERP e plataforma, o nosso e-book vai te ajudar ainda mais. Nele, você encontra um comparativo aprofundado entre ERP, plataforma e hub, com exemplos, depoimentos de sellers e a visão real dos marketplaces. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente!