Os vendedores são peças fundamentais na engrenagem de um canal de vendas. Pensar em como atrair sellers para o marketplace é imprescindível para o sucesso do seu negócio online.
Existem diversas maneiras de aumentar a sua visibilidade e trabalhar o relacionamento com os vendedores.
Neste artigo, passaremos pelos aspectos que devem ser considerados nessa busca, mas focaremos em um dos pilares mais importantes: a construção de parcerias.
Ter parceiros estratégicos é uma das melhores maneiras de simplificar a jornada de crescimento do seu canal de vendas. Se você ainda não investe nisso, está perdendo a oportunidade de aumentar o seu potencial de escalabilidade.
Quer entender o porquê? Vamos entender juntos e ver exemplos de como conseguir sellers através de parcerias com outros players do e-commerce.
Foco em atrair sellers para o marketplace
O sucesso de um marketplace está relacionado a diversos fatores que incluem desde a administração básica do negócio até a atração e fidelização de clientes.
Porém, há um pilar essencial no meio dessa estrutura que deve estar sempre no foco da estratégia: atrair sellers para o marketplace.
Dar visibilidade ao canal de vendas e buscar consumidores qualificados é o que gera resultado em vendas. Porém, a página precisa ter um catálogo diversificado e competitivo para conquistar o comprador.
Sendo assim, para conquistar os seus objetivos como marketplace é imprescindível realizar um trabalho de atração e fidelização de vendedores.
Ainda está na fase inicial do seu projeto, leia este outro artigo que falamos sobre como montar um canal de vendas para crescer no e-commerce.
Também é preciso engajar os vendedores
Além de sentir-se atraído pelo seu canal de vendas, o anunciante precisa acreditar no modelo de negócio tanto quanto você. Ele precisa enxergar as vantagens competitivas de anunciar nesse espaço.
Ou seja, não basta ter empresa anunciando produtos ou serviços no seu marketplace, é necessário que eles estejam engajados com a sua proposta.
Esse engajamento surge como uma consequência de ter o seller no centro da sua operação. Afinal, ainda que você invista em uma excelente estrutura de vendas online, sem os vendedores o negócio não acontece.
Vantagens competitivas
Oferecer vantagens competitivas aos seus vendedores é a melhor maneira tanto de atrair novos sellers quanto de fidelizar os que já estão na sua plataforma.
Os benefícios oferecidos podem variar conforme o seu modelo de negócio e o nicho em que você atua. O ideal é sempre fazer uma pesquisa de mercado, definir o seu público e conectar-se com as suas necessidades.
Além, é claro, de garantir que o vendedor encontre o básico necessário para ter uma boa operação de vendas no marketplace.
O mínimo que o seller precisa encontrar é uma plataforma intuitiva, eficiente e estável, bom atendimento, taxas adequadas e ferramentas que impulsionam as vendas.
Parcerias estratégicas para atrair sellers ao marketplace
Como mencionamos antes, você pode criar diversas ações para atrair sellers para o marketplace. Entretanto, nós queremos falar sobre o desenvolvimento de parcerias estratégicas para alcançar esse objetivo.
Ter parceiros estratégicos é uma forma de simplificar a jornada de crescimento do negócio e aumentar as vantagens competitivas do seu canal de vendas.
Quando falamos em parcerias, você pode buscar empresas do segmento do e-commerce para firmar acordos tanto comerciais como operacionais.
O comércio eletrônico segue uma curva em ascensão e não faltam oportunidades para encontrar aliados potenciais.
Oferecer ao seller oportunidades de melhorar a operação de vendas através de outros players do mercado pode ser um grande diferencial do seu marketplace.
Potencial de escalabilidade para os seus vendedores
Escalar o negócio online é um dos principais objetivos de quem deseja crescer nesse segmento, independente do nicho de atuação.
O seu marketplace pode ajudar a aumentar o potencial de escalabilidade do seller e, sem dúvidas, essa é uma excelente maneira de atrair vendedores.
Para ter essa vantagem competitiva, você precisa investir em parcerias técnicas com empresas que tenham soluções de apoio à operação de vendas.
Esse é o caso de softwares como o ERP, a plataforma de e-commerce e o hub de integração de vendas em marketplaces.
Se o seu canal de vendas ainda não integra com essas ferramentas, você pode estar perdendo grandes oportunidades de aumentar a sua carteira de sellers.
Ferramentas de automatização e o potencial de vendas
As parcerias operacionais impactam diretamente no potencial de vendas do marketplace. E isso é justamente o que o vendedor está buscando – um canal alinhado com a sua estratégia de crescimento no e-commerce.
Quanto mais automatizada for a operação de vendas, menor é o risco de erros que prejudicam os resultados. A otimização dos processos também é umas das chaves para reduzir custos, tanto para você quanto para o seller.
Operação integrada e mais eficiente
Quando falamos em otimizar e automatizar a operação online, naturalmente pensamos em soluções tecnológicas desenvolvidas com esse propósito.
Esse é o caso do hub de integração de vendas em marketplace. Com um integrador conectado ao seu canal de vendas, o seller consegue ter toda a operação centralizada.
A gestão das vendas no painel inteligente único do software reduz consideravelmente o esforço operacional do seller. Assim, ele consegue vender mais e, consequentemente, impactar o resultado do seu marketplace.
Atrair sellers para o marketplace oferecendo uma integração eficaz
Firmar parceria com um hub integrador é altamente estratégico para atrair mais sellers para o marketplace.
Tanto que grandes marcas do segmento, como Mercado Livre e Magazine Luiza, certificam plataformas de integração para recomendar aos seus vendedores.
Essas certificações garantem aos seus sellers que eles irão integrar com um software eficaz e compatível com a estratégia de crescimento do negócio.
Confira algumas vantagens da parceria entre marketplace e hub integrador:
- Maior visibilidade para o seu canal de vendas
- Acesso à carteira de clientes integrados ao hub
- Integração direta com outros softwares, como plataformas de e-commerce e ERPs, através do hub
- Apoio de uma equipe de implantação especializada na integração de plataformas
- Expansão comercial e de atendimento ao cliente
Conectar o seu marketplace a um hub de integração de vendas seguro, estável e robusto é uma maneira de oferecer o melhor para o seller.
Ao fazer essa parceria estratégica também é importante observar se o atendimento do hub é de qualidade. O serviço oferecido pela empresa deve estar à altura do que vocês mesmo busca oferecer como diferencial para os seus vendedores.
Quer conhecer um hub de integração de vendas em marketplaces que oferece essas vantagens e outros benefícios exclusivos para os seus parceiros estratégicos? Conheça o ANYMARKET, integrador líder na América Latina, que possui mais de 2500 sellers integrados.